A incrível banda que Ritchie Blackmore bancou e Steve Harris adora, mas poucos conhecem
Por Bruce William
Postado em 15 de abril de 2025
Nos anos 1970, o rock britânico vivia um de seus momentos mais criativos. Era a era do glam, do prog e do hard rock forjado por nomes como Led Zeppelin, Deep Purple e Black Sabbath. Foi nesse cenário que surgiu o Wishbone Ash, uma banda que contava com guitarras gêmeas, um som enraizado no folk britânico e um talento que encantou ninguém menos que Ritchie Blackmore.
Deep Purple - Mais Novidades
O Deep Purple chegou a levar o Wishbone Ash como banda de abertura, e o próprio Blackmore ajudou os caras a garantirem um adiantamento de 250 mil dólares com a MCA Records, relembra a Far Out. Foi o pontapé para que eles iniciassem uma sequência de discos muito respeitada por quem garimpa o rock mais a fundo. Mas, apesar do talento e dos elogios da crítica, o Wishbone Ash nunca chegou a atingir o estrelato nos Estados Unidos - e, por consequência, também é pouco conhecido no Brasil. Só os roqueiros mais curiosos e pesquisadores costumam se deparar com a banda.
O terceiro álbum do grupo, "Argus", é considerado sua obra-prima. Com uma estética medieval e ares épicos, ele uniu folk, hard rock e psicodelia de um jeito muito próprio. A arte da capa foi assinada pela equipe da Hipgnosis, a mesma que depois faria a capa de "Houses of the Holy", do Led Zeppelin. O disco chegou ao terceiro lugar nas paradas britânicas, foi eleito o melhor álbum do ano pelas revistas Sounds e Melody Maker e marcou o auge criativo da banda.
Nos Estados Unidos, no entanto, a situação era diferente. Quando estavam em turnê em 1972, os equipamentos da banda foram roubados após um show em St. Louis, o que prejudicou a sequência de apresentações. Apesar disso, o show de Memphis - gravado pela rádio WMC-FM - foi ao ar com bastante frequência e virou um cult nos EUA, mesmo sem lançamento oficial.
Steve Harris, baixista e fundador do Iron Maiden, nunca escondeu sua admiração pela banda. Em entrevista à Guitar World, ele foi direto: "Se alguém quiser entender o começo do Maiden, especialmente as guitarras harmonizadas, é só ouvir o álbum 'Argus', do Wishbone Ash."
Mesmo com tantas trocas de formação, o grupo se manteve ativo por décadas. Após a saída do vocalista e baixista Martin Turner em 1980, o guitarrista Andy Powell assumiu os vocais. O Wishbone Ash continuou gravando, lançando mais de 15 discos até "Coat of Arms", de 2020.
Até hoje, o Wishbone Ash é um daqueles nomes que aparecem em listas de "bandas subestimadas" e "tesouros escondidos do rock". Não se tornaram um fenômeno global como seus contemporâneos, mas quem mergulha na discografia deles descobre uma banda com identidade forte, técnica refinada e composições que atravessaram o tempo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Vocalista do Moonspell sobre tradução literária: "É mal pago, mas adoro"
A origem de "Por Quem os Sinos Dobram", que une Raul Seixas e Metallica
Bangers Open Air divulga as primeiras atrações da edição 2027
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Os 25 melhores discos de gothic metal de todos tempos, segundo a Louder
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
Tarja Turunen lança "Frisson Noir", disco mais pesado da sua carreira solo
Edu Falaschi lança "MI'RAJ", capítulo final de sua trilogia conceitual
A música do Kreator que homenageia a comunidade do metal
Rodrigo Constantino toca clássico do Iron Maiden na bateria e ganha elogios
A opinião de Mike Portnoy sobre o primeiro show da nova baterista do Rush
O político que iniciou a decadência do Rio de Janeiro, segundo Paulo Ricardo
A música de um disco seminal do Metallica que James Hetfield nunca quis tocar ao vivo
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
A música desacreditada por gravadora que virou trilha de filme e chegou ao topo das paradas



Ian Gillan explica o que faz de "Splat!" o álbum mais pesado do Deep Purple em anos
Deep Purple lança vídeo de "Diablo", faixa de seu próximo disco de estúdio
A música do Deep Purple que cutucava os "guardiões da moral" dos anos 70
A reação empolgada de Joe Satriani ao tocar "Smoke on the Water" com o Deep Purple
Ritchie Blackmore aponta os três melhores guitarristas de todos os tempos
Cinco bandas que lançaram o primeiro disco há mais de 50 anos e continuam na ativa
Os 10 melhores discos de 2020, segundo a Louder Sound
A música que foi feita para preencher espaço em disco e virou um dos maiores clássicos do rock
O riff do Deep Purple que impressionou Tony Iommi; "difícil de fazer algo melhor"


