O músico com quem Jeff Beck quase montou banda nos 60s, mas depois nunca mais se falaram
Por Bruce William
Postado em 14 de abril de 2025
Jeff Beck contou para a Classic Rock em 2008 que, durante a gravação de "Beck's Bolero", B-side lançada em 1967, chegou a cogitar formar uma nova banda com os músicos que participaram da sessão: Jimmy Page, John Paul Jones, Nicky Hopkins e Keith Moon. "Essa era a banda que a gente esperava formar a partir daquela gravação", disse Beck, que ainda revelou: "O Keith tinha concordado em tocar por um dia, e quando apareceu, a gente torcia para que ele se interessasse por um posto permanente. Ele não estava feliz com a banda atual [The Who], acho que era algo com o vocalista."

Segundo Beck, a gravação empolgou a todos. "Soou tão incrível no estúdio. Quando voltamos para a sala de controle, pensamos: 'Isso é sensacional. O que a gente pode fazer com isso?' Mas, logo depois, o Keith voltou para o The Who e tudo desmoronou. Tudo que faltava era um vocalista. Infelizmente, não havia um Peter Grant por perto para agarrar a gente e transformar aquilo em algo real."
Curiosamente, Jeff Beck, como vimos, também comentou que John Paul Jones tocou baixo nessa sessão, e que foi a partir de ali que tudo poderia ter se tornado algo maior. Mas anos depois, em 1977, John Paul Jones disse ao Melody Maker (via Far Out que nunca mais voltou a falar com Jeff Beck depois daqueles tempos: "Eu gravei um single com o Jeff Beck, e ele nunca mais falou comigo. Foi 'Hi Ho Silver Lining'. Fiz o arranjo e toquei baixo." A música foi lançada como single de Jeff Beck no mesmo ano de "Beck's Bolero", e o fato de Jones citar justamente essa faixa pode sugerir que talvez alguma frustração tenha ficado no ar.
Não há outros registros públicos de Jones falando sobre Beck. Também não se sabe se houve um conflito de fato entre os dois, ou se foi apenas o caso clássico de músicos que se cruzam em algum momento, mas depois seguem vidas distintas, especialmente num cenário tão conturbado e competitivo quanto a cena londrina dos anos 1960.
Mesmo que tenham voltado a se encontrar posteriormente, seja como for, é curioso que Jones e Beck tenham ficado tantos anos sem se falar, mesmo sendo dois músicos que chegaram a quase montar uma banda juntos. Na ausência de Peter Grant, a banda não se formou. E, ironicamente, foi justamente Peter Grant quem acabou reunindo Page e Jones pouco tempo depois... para montar o Led Zeppelin.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
Mike Portnoy admite já ter "se perdido" durante shows do Dream Theater
Série dos Raimundos expõe crítica pesada de Canisso à reconciliação entre Rodolfo e Digão
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
Roland Grapow: "Eu não me importo mais com fórmulas, só quero fazer Metal"
"Holy Land", do Angra, será relançado em CD e LP
O álbum que vendeu pouco, mas quem comprou montou uma banda; "Eram ideias bem simples"


"Você também é guitarrista?": Quando a Rainha da Inglaterra conheceu lendas do instrumento
A respeitosa opinião de Tony Iommi sobre o guitarrista Jeff Beck
De Neil Peart a Ozzy: 10 ícones do rock e do heavy metal que faleceram nos anos 2020
O guitarrista que ninguém conseguia decifrar, conforme Roger Waters; "coisas meio mágicas"
Os 6 álbuns favoritos de todos os tempos do saudoso guitarrista Jeff Beck
Jeff Beck Group: muito melhores que o Led Zeppelin no início, diz Gene Simmons
Guitarristas e suas assinaturas


