O músico com quem Jeff Beck quase montou banda nos 60s, mas depois nunca mais se falaram
Por Bruce William
Postado em 14 de abril de 2025
Jeff Beck contou para a Classic Rock em 2008 que, durante a gravação de "Beck's Bolero", B-side lançada em 1967, chegou a cogitar formar uma nova banda com os músicos que participaram da sessão: Jimmy Page, John Paul Jones, Nicky Hopkins e Keith Moon. "Essa era a banda que a gente esperava formar a partir daquela gravação", disse Beck, que ainda revelou: "O Keith tinha concordado em tocar por um dia, e quando apareceu, a gente torcia para que ele se interessasse por um posto permanente. Ele não estava feliz com a banda atual [The Who], acho que era algo com o vocalista."

Segundo Beck, a gravação empolgou a todos. "Soou tão incrível no estúdio. Quando voltamos para a sala de controle, pensamos: 'Isso é sensacional. O que a gente pode fazer com isso?' Mas, logo depois, o Keith voltou para o The Who e tudo desmoronou. Tudo que faltava era um vocalista. Infelizmente, não havia um Peter Grant por perto para agarrar a gente e transformar aquilo em algo real."
Curiosamente, Jeff Beck, como vimos, também comentou que John Paul Jones tocou baixo nessa sessão, e que foi a partir de ali que tudo poderia ter se tornado algo maior. Mas anos depois, em 1977, John Paul Jones disse ao Melody Maker (via Far Out que nunca mais voltou a falar com Jeff Beck depois daqueles tempos: "Eu gravei um single com o Jeff Beck, e ele nunca mais falou comigo. Foi 'Hi Ho Silver Lining'. Fiz o arranjo e toquei baixo." A música foi lançada como single de Jeff Beck no mesmo ano de "Beck's Bolero", e o fato de Jones citar justamente essa faixa pode sugerir que talvez alguma frustração tenha ficado no ar.
Não há outros registros públicos de Jones falando sobre Beck. Também não se sabe se houve um conflito de fato entre os dois, ou se foi apenas o caso clássico de músicos que se cruzam em algum momento, mas depois seguem vidas distintas, especialmente num cenário tão conturbado e competitivo quanto a cena londrina dos anos 1960.
Mesmo que tenham voltado a se encontrar posteriormente, seja como for, é curioso que Jones e Beck tenham ficado tantos anos sem se falar, mesmo sendo dois músicos que chegaram a quase montar uma banda juntos. Na ausência de Peter Grant, a banda não se formou. E, ironicamente, foi justamente Peter Grant quem acabou reunindo Page e Jones pouco tempo depois... para montar o Led Zeppelin.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 clássicos do metal que você nunca se deve usar para apresentar o estilo para alguém
A música de 1993 que atingiu a nota mais alta da história do rock
Tony Iommi agenda anúncio especial para a próxima quarta-feira
O baterista que Lars Ulrich coloca acima de Neil Peart na história do rock
Andy LaRocque se pronuncia sobre saída do King Diamond
A música dos Stones dos 60s que Mick Jagger considera uma fórmula perfeita de sucesso pop
O gigante do rock que Angus Young disse ser uma imitação pobre do The Who
A reação de Mike Portnoy ao ficar sabendo da morte de Cliff Burton
A música do Kiss que fez (muito) mais sucesso na Europa do que nos EUA
Baixista Peter Baltes sofre acidente no palco e quebra três costelas em show do Dirkschneider
Quando Jeff Beck percebeu que Jimi Hendrix estava com sérios problemas
A instrumental do Iron Maiden que é a preferida de Mike Portnoy
5 clássicos do thrash metal cujas letras envelheceram muito mal
O compositor dos anos 80 que Paulo Ricardo coloca acima de Cazuza e Renato Russo
A banda de heavy metal com mais álbuns em primeiro lugar nos Estados Unidos


O melhor timbre de guitarra de todos os tempos para Slash; "pesado pra caramba"
O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
O maior guitarrista de todos os tempos para Jeff Beck, que questionou o próprio futuro
A música de guitarra que Brian May chamou de uma das mais bonitas já gravadas
O guitarrista que faria Eric Clapton ficar apenas na guitarra base, se dividissem o palco
Guitarristas: os sete mais influentes de todos os tempos


