O maior baixista de todos os tempos, segundo o lendário Lemmy Kilmister do Motörhead
Por Gustavo Maiato
Postado em 12 de abril de 2025
Lemmy Kilmister, ícone absoluto do heavy metal e líder do Motörhead, sempre foi conhecido por transformar o papel do baixista em algo muito além da base rítmica. Seu som distorcido, agressivo e com forte influência de guitarra ajudou a moldar o DNA do metal. Mas mesmo para alguém tão inovador, Lemmy nunca escondeu suas referências — e, para ele, ninguém superou John Entwistle, do The Who. "Ele era o melhor, sem competição. Sempre no controle do instrumento. Nunca ouvi uma nota errada vinda dele", disse Lemmy em entrevista resgatada pelo Far Out Magazine.

O momento que mais o impressionou? O solo de baixo em "My Generation", lançado em 1964. Para Lemmy, aquilo não era apenas uma demonstração técnica: era uma revolução. "Você ainda se embanana tentando tocar aquilo hoje. Você até consegue tirar, mas imaginar aquilo na época? Outra história."
Embora tenha se inspirado em Entwistle, Lemmy seguiu um caminho próprio. Ele sabia que se tentasse apenas imitá-lo, seria apenas uma sombra. "Sempre quis ser o John Entwistle. Mas como esse lugar já estava ocupado, virei uma versão menor. Pelo menos sou original."
Lemmy e The Who
Lemmy Kilmister redefiniu o papel do baixo no rock com sua abordagem barulhenta, distorcida e brutalmente direta à frente do Motörhead. Mas apesar de ter sido um dos nomes mais originais da história do instrumento, o próprio Lemmy fazia questão de apontar quem, para ele, ocupava o topo do pódio: John Entwistle, do The Who.
"O melhor baixista da face da Terra", afirmou Lemmy sobre o britânico, em entrevista publicada pela Far Out. "Ele era o melhor pra mim, sem competição. Comandava o instrumento. Nunca vi ele errar uma nota. E era tão rápido... As duas mãos indo como o inferno."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
O disco de prog que Ian Anderson disse que ninguém igualou; "único e original"
A pior música do pior disco do Kiss, segundo o Heavy Consequence


A melhor música do Motörhead, segundo Kirk Hammett (Metallica)
Baterista Mikkey Dee (Scorpions, Motörhead) fará turnê tocando Kiss com orquestra
Designer relembra a história por trás da capa de "Bomber" - clássico do Motörhead
Ouça a versão do Rancid para "Sex & Death", do Motörhead
O clássico do metal que, para Lemmy, passava uma mensagem equivocada
Lemmy Kilmister sobre saída de Dee Dee dos Ramones: "Aquilo acabou com Joey"


