O álbum do Metallica com as melhores guitarras de todos os tempos, segundo Kirk Hammett
Por Gustavo Maiato
Postado em 11 de abril de 2025
Para muitos fãs, o álbum "Load" marcou uma mudança brusca no som do Metallica. Lançado em 1996, o disco trocou os riffs rápidos do thrash metal por uma sonoridade mais próxima do hard rock e do blues.
Apesar das críticas de parte do público, "Load" ganhou agora um novo título — e vindo de uma fonte mais que confiável: Kirk Hammett. O guitarrista da banda afirmou que esse é o álbum com as melhores guitarras que já gravou.
Metallica - Mais Novidades
Em entrevista à revista Guitar World (via Ultimate Guitar), Hammett foi direto: "Eu diria que meu som solo em ‘Load’ é o melhor tom que já consegui. Ainda estou tentando alcançar esse som."
O músico explica que o segredo estava em uma combinação incomum de equipamentos. Ele usou uma Gibson SG de 1961 com captadores PAF, ligada a uma cadeia de amplificadores misturados.
"Foram uns 20 amps combinados... Ok, talvez não 20, mas com certeza mais de cinco", disse, rindo. "O som tinha uma naturalidade que encaixava perfeitamente com a música. Era puro, real, sem exageros na produção. Mágico."
Metallica e "Load"
Mesmo com uma discografia extensa e recheada de clássicos, Hammett não hesita ao apontar "Load" como seu auge em termos de timbre e expressividade. Ainda assim, ele cita o som cru de "Kill 'Em All" (1983) como o segundo melhor:
"Era minha Flying V com captadores EMG, um Tube Screamer ligado no Marshall do James — aquele que foi roubado em Boston. Um som direto, puro, que ainda hoje me impressiona."
Além do tom, o guitarrista também destacou Load quando foi questionado sobre o melhor solo que já gravou. A escolha recaiu sobre "Hero of the Day", uma das faixas mais melódicas do álbum. "Cada nota conta e se encaixa perfeitamente. Sinto que tudo está no lugar certo, e o solo eleva a música. É isso que sempre tento fazer — mesmo que nem sempre funcione."
Hammett também citou o solo de "Fuel", gravado com a famosa Stratocaster verde usada no clipe de "I Disappear", música lançada anos depois. A guitarra, segundo ele, continua sendo uma das suas favoritas até hoje.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Abbath encerra show após meia música em festival finlandês
O baterista que James Hetfield achou "terrível" na primeira vez em que ouviu tocar
Ritchie Blackmore detalha como combinou seu emocionante reencontro com o Deep Purple
A música do Titãs com Andreas Kisser na guitarra e Iggor Cavalera na bateria
As 50 melhores músicas do Queen, segundo a Classic Rock
As 10 melhores músicas do Alice in Chains, segundo a Metal Hammer
Festival Online Metal com Batata celebra 10 anos reunindo 25 atrações de oito países
O baterista que David Gilmour chamou de melhor do mundo após conseguir tocar com ele
As 10 melhores e mais influentes capas do rock, segundo a Ultimate Classic Rock
Agora é oficial: Slipknot anuncia demissão de Sid Wilson
O grande cantor de quem Phil Collins era fã, mas cujas atitudes o incomodavam
Era do grunge foi a pior época para o metal, de acordo com Max Cavalera
A música que Ozzy Osbourne não conseguia ouvir sem derramar lágrimas
Jim Root justifica postagem feita após rumores da demissão de Sid Wilson do Slipknot
Regis Tadeu explica por que Blackmore voltou ao palco com o Deep Purple após 33 anos



10 discos essenciais do thrash metal oitentista, segundo a Metal Hammer
O hit do Metallica em que James Hetfield se revolta sobre como sua mãe morreu
5 músicas que os próprios compositores consideram as piores que já escreveram
De Guns N' Roses a Cannibal corpse, os melhores discos de 1991, segundo a Metal Hammer
O álbum mais subestimado de Iron Maiden, Metallica e Slayer, de acordo com a Metal Hammer
A grande diferença entre Metallica e Guns N' Roses, segundo Matt Sorum
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
5 bandas que todo fã sente inveja de quem viu ao vivo na formação clássica
Como Dave Mustaine entrou para o Metallica, segundo ele mesmo
A incrível canção do "Black Album" que James Hetfield tocou anos antes em São Paulo
O motivo que leva o Maiden a não combater camisetas piratas, de acordo com Regis Tadeu


