O dia em que empresários enganaram a América do Sul com um "Beatles alternativo"
Por Gustavo Maiato
Postado em 31 de maio de 2025
No auge da Beatlemania, em 1964, jornais da América do Sul anunciavam: os Beatles viriam ao continente. Fãs enlouquecidos se preparavam para receber o quarteto britânico com gritaria, cartazes e lágrimas. Mas, quando o avião pousou em Buenos Aires, não era John, Paul, George e Ringo quem desciam as escadas. Em vez disso, quatro rapazes da Flórida, chamados Tom, Vic, Bill e Dave, desembarcavam com ternos escuros, cortes de cabelo semelhantes e um nome estrategicamente calculado: The American Beetles. A história hilária foi resgatada pela BBC.

Antes conhecidos como The Ardells, o grupo foi rebatizado por seu empresário, Bob Yorey, que viu na confusão global uma oportunidade. "Eles são os Beatles ingleses? Então vou fazer os Beatles americanos", contou ele no documentário The Day The Beatles Came to Argentina. A farsa ganhou força quando o empresário argentino Rudy Duclós viu a banda tocar em Miami e decidiu vendê-la à América do Sul como se fosse a original.
O golpe foi além do esperado: contratos assinados, manchetes nos jornais e até disputa de canais de televisão pela exclusividade. Canais 9 e 13 da Argentina brigaram ao vivo pela banda. O dono do Canal 9 chegou a enviar lutadores de luta livre para "resgatar" os músicos e levá-los à força ao seu estúdio. Já no ar, a verdade veio à tona: não eram os Beatles, e as lágrimas de emoção viraram decepção.
Enquanto uns riam, outros protestavam. A imprensa foi implacável. O jornal Crónica definiu a turnê como "uma farsa", e outra manchete dizia: "O talento deles está só no cabelo!". Mas, curiosamente, a cobertura foi tão intensa que, ao fim de 1964, The American Beetles haviam aparecido na mídia sul-americana quase tanto quanto os verdadeiros Beatles.
O episódio virou símbolo de um momento curioso da cultura pop e da repressão política. Em países como Argentina, Brasil e até a Espanha de Franco, a aparência e atitude da banda foram vistas como ameaças. Ainda assim, eles inspiraram toda uma geração de bandas locais, como os uruguaios Los Shakers, considerados pioneiros do rock nacional argentino.
A farsa, claro, não durou. Depois da confusão, os músicos mudaram de nome para The Razor’s Edge, gravaram um single em 1966 e desapareceram no fim da década. Mas, para muitos latino-americanos que esperavam por um Beatle e viram um impostor, aquela visita inesperada jamais será esquecida.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As Obras Primas do Rock Nacional de acordo com Regis Tadeu
O brasileiro que andou várias vezes no avião do Iron Maiden: "Os caras são gente boa"
Os 11 melhores álbuns conceituais de metal progressivo, segundo a Loudwire
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
31 discos de rock e heavy metal que completam 40 anos em 2026
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O episódio que marcou o primeiro contato de Bruce Dickinson com "Stargazer", do Rainbow
A música do Metallica que Kirk Hammett quer deixar como lembrança de sua obra como guitarrista
A sumidade do rock nacional que expulsou Lobão de seu álbum solo
O conselho do pai de Steve Harris que o baixista preferiu ignorar
Pra tocar no Dream Theater, não dá pra estar no modo "deixa a vida me levar", segundo Rudess
Sebastian Bach reafirma ter sido convidado para se juntar ao Mötley Crüe
Os clássicos do rock que estão entre as músicas preferidas de Carlo Ancelotti

Vídeo de 1969 mostra Os Mutantes (com Rita Lee) tocando "A Day in the Life", dos Beatles
3 clássicos do rock que ganham outro significado quando tocados ao contrário
5 canções dos Beatles que George Martin não curtia; "que diabos era aquilo?"
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Joe Perry do Aerosmith
As duas maiores músicas dos Beatles - e ambas foram lançadas com poucos meses de diferença
O dia em que gravadora cometeu o maior erro da história da música envolvendo os Beatles
O artista que Paul McCartney e Mick Jagger apontaram como o maior no palco
A bronca que John Paul Jones tinha com os Beatles; "Eles escrevem boas músicas, mas..."
A homenagem que os Rolling Stones fizeram aos Beatles em uma capa de disco
Beatles: Quais as pessoas e objetos da capa do Sgt. Peppers?
A melhor música dos Beatles de todos os tempos, segundo Keith Richards do Rolling Stones


