Mike Portnoy relembra como era sua amizade com seu ídolo Neil Peart - o baterista do Rush
Por André Garcia
Postado em 14 de maio de 2025
A arte é um eterno passar de bastão entre artistas que vão se influenciando com o passar das gerações. Mike Portnoy, baterista do Dream Theater, é considerado um dos mais brilhantes do heavy metal. Só que, como nenhum homem é uma ilha, ele foi muito inspirado por Neil Peart (Rush), que se inspirou em John Bonham (Led Zeppelin), que se inspirou em Ginger Baker (Cream) e por aí vai.
Rush - Mais Novidades

No mundo do rock muito se ouve o conselho "Nunca conheça seus ídolos", uma forma de evitar a frustração de ser maltratado por uma pessoa que você tanto admira.
Portnoy não seguiu o conselho ao conhecer Peart e sua ousadia foi recompensada: da admiração mútua que havia entre eles surgiu uma bela e duradoura amizade. Conforme publicado pela Ultimate-Guitar, ele relembrou:
"Neil [Peart] era o número um da lista [de meus maiores heróis da bateria]. […] Na primeira vez que conheci Neil, tive a oportunidade de encontrá-lo em seu quarto de hotel em Nova York. Ele estava em turnê, fazendo uma turnê de divulgação do livro dele."
"Foi ótimo entrevistar ele a trabalho, porque pude fazer todas as perguntas de fã que sempre quis saber, sem ser inconveniente. E dali em diante ele se abriu comigo."

"Nos 15 anos seguintes, até sua morte, mantivemos contato próximo. Ele me escrevia longos e-mails. Seus e-mails eram como a leitura de seus livros ou de suas letras, muito bem pensados e bem elaborados. Eu recebia esses e-mails dele o tempo todo, com fotos dele e de sua filha que estava crescendo. Ele sempre me enviava seus novos livros quando eram lançados, ou quando o Rush passava pela cidade."
"Ele sempre me convidava para a passagem de som, era muito gentil. Depois que você conhecia ele, quando ele fazia amizade com você, ele era uma pessoa muito genuína e generosa com os amigos. Eu me sinto honrado por ter chegado a esse ponto com ele."
Depois de ler este relato dá até vontade de conhecer seu rockstar favorito, né? Mas cuidado! Nem todos eles são como Neil Peart. Na verdade, pouquíssimos são. Portanto, se um dia você for conhecer seu ídolo… o faça por sua conta e risco!

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps