O álbum do Pink Floyd que os fãs adoram, mas Roger Waters não: "A gente não tocava nada"
Por André Garcia
Postado em 12 de maio de 2025
O Pink Floyd foi formado em 1965 e no ano seguinte já começou a se destacar na cena underground de Londres e nos redutos psicodélicos. Sob liderança de Syd Barrett, eles se destacavam por seu show de luzes, seu som alto, longas sessões de improviso, sons espaciais e muita viagem.
Em 1967 eles entraram em estúdio para gravar seu álbum de estreia, "The Piper at the Gates of Dawn", com a proposta de capturar no vinil o que tinha de melhor na experiência de suas apresentações ao vivo.
Pink Floyd - Mais Novidades
Se você deixar de lado as obras-primas "Dark Side of the Moon" (1973), "Wish You Were Here" (1975), "Animals" (1977) e "The Wall" (1979), o "Piper…" é o favorito de muitos fãs (como este que vos escreve).
Só que Roger Waters não tem a menor saudades daquela fase da banda, conforme publicado pela Far Out Magazine:
"Não quero voltar àqueles tempos de jeito nenhum. Não tinha nada de 'grandioso' naquilo. Nós éramos risíveis. Éramos inúteis. Como a gente não tocava nada, tivemos que fazer algo estúpido e 'experimental'."
Dois outros álbuns do Pink Floyd que Waters já esculachou foram os dois gravados após sua saída da banda. Sobre "A Momentary Lapse of Reason" (1987) ele disse:
"Eu achei superficial, mas construído até que de forma bem inteligente. Se você não prestar muita atenção, ele até soa como o Pink Floyd. Tem Dave Gilmour tocando guitarra — e com a intenção de criar algo que soe como a concepção que todo mundo tem de um disco do Pink Floyd — então é inevitável que você atinja esse objetivo limitado."
Já sobre o "The Division Bell" ele disse:
"Com todo o respeito às pessoas que compraram esses discos [do Pink Floyd sem mim], mas eles são um lixo. Especialmente o 'The Division Bell', que é uma bobagem do começo ao fim."
Não sei quanto a vocês, mas para mim os discos do Pink Floyd sem Roger Waters são muito melhores do que os discos do Roger Waters sem Pink Floyd. Quem duvida é só ouvir a versão solo que ele fez do clássico "Dark Side of the Moon", lançada em 2023.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
Se os celulares existissem nos anos 80, o Metallica não teria lançado o "Master of Puppets"
Mike Portnoy admite já ter "se perdido" durante shows do Dream Theater
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra
A banda favorita da atriz Alessandra Negrini; "É a banda que eu mais amo"
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar


Os 100 melhores discos dos anos 70, segundo a Ultimate Classic Rock
Dez clássicos do rock com vocais terríveis, segundo site britânico
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
Roger Waters nunca teve paciência para rock "barulhento"; "algumas pessoas são e elas adoram"
Quando David Gilmour teve que ouvir "música comercial" para gravar um disco do Pink Floyd
Fã desembolsa equivalente a R$ 76 milhões por guitarra de David Gilmour
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
O disco do Metallica que Regis Tadeu compara a clássicos de Beatles, Led Zeppelin e Floyd
Por que Roger Waters saiu do Pink Floyd; "força criativa esgotada"
O disco obscuro que Roger Waters acha que o mundo precisa ouvir; "Um álbum muito importante"
Pink Floyd: tudo sobre "Another Brick in the Wall"
Roger Waters diz qual era a pior música de cantar do Pink Floyd: "Destruía minha garganta"


