Jerry Cantrel, do Alice in Chains, revela sua música preferida do Led Zeppelin; "pesada"
Por Bruce William
Postado em 07 de maio de 2025
Quando se fala na influência do Led Zeppelin, é fácil cair na armadilha de querer copiar o som da banda. Mas alguns músicos preferem absorver a inspiração e seguir seu próprio caminho. É o caso de Jerry Cantrell, guitarrista do Alice in Chains, que sempre buscou algo próprio, mesmo reconhecendo a importância do Zeppelin em sua formação musical.
Cantrell comentou certa vez sobre o desafio de criar uma identidade sonora. Relembrou uma entrevista antiga com Ian Anderson, do Jethro Tull, que dizia não ter como competir com os gigantes: "Não podíamos fazer rhythm and blues porque o Led Zeppelin era o melhor nisso. Nem rock blueseiro, porque os Rolling Stones já faziam. E não dava pra entrar no psicodélico, porque o Pink Floyd era insuperável. Então tentamos ocupar o espaço que sobrou." Para Jerry, essa ideia de encontrar o "próprio espaço" faz todo sentido.
Alice In Chains - Mais Novidades

Alice in Chains surgiu no auge do grunge, em uma época em que muitas bandas apenas seguiam a tendência do momento. Mas o grupo de Cantrell nunca foi apenas grunge. Incorporaram peso, melodia e uma melancolia própria. "Eu não compararia o Alice in Chains ao Led Zeppelin, mas definitivamente ocupamos nosso próprio espaço", disse o guitarrista, conforme a Far Out. "E talvez, com sorte, a gente inspire outros a fazerem o mesmo."
Sobre o Zeppelin, ele deixou claro que não era só fã de Jimmy Page. Para Cantrell, o segredo da banda estava no equilíbrio entre os quatro integrantes. "O que eu amo neles é que eram uma banda de verdade, antes de tudo. Não tiro o mérito do Page, mas foi preciso Bonham, Plant e Jones para aquilo funcionar... assim como no Alice in Chains. Eu não teria chegado tão longe sem os caras que fazem música comigo."
Apesar de admirar todo o repertório do Led Zeppelin, Cantrell destacou uma música em especial como sua preferida. Não surpreende que seja uma das mais pesadas do catálogo da banda. "'Dazed and Confused' sempre se destacou por ser pesada", afirmou. "Não tem muita coisa deles que eu não goste, mas essa sempre chamou atenção."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 músicas de rock que todo mundo conhece, mas pouca gente sabe de quem são
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
O aspecto dos shows grandiosos que incomoda Steve Harris, do Iron Maiden
A banda que realmente criou o heavy metal, de acordo com Eric Clapton
Jordan Rudess (Dream Theater) faz vídeo com IA, é detonado por fãs e bloqueia comentários
A melhor banda de rock progressivo do Brasil, segundo a Loudwire
O guitarrista que Jimmy Page chamou de perfeito: "Sempre tocava a coisa certa"
Steve Harris relembra o dia em que bebeu antes de um show do Iron Maiden
O erro que Steve Harris cometeu no primeiro show do Iron Maiden
Frank Ferrer explica motivo de saída do Guns N' Roses após 19 anos na banda
O músico que salvou os Ramones e depois deu no pé, deixando os caras na mão
Bruce Dickinson escolhe qual turnê do Iron Maiden é a sua preferida
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
Blaze revela músicas escritas para o Iron Maiden que pararam no seu disco solo
A melhor música do Alice in Chains, na opinião de Max Cavalera
Ouvintes de rádio dos EUA escolhem 250 melhores músicas do rock alternativo nos 1990s
O clássico do Alice in Chains que Kerry King considera uma música incrível
Baixista do Napalm Death ficava triste quando ouvia Alice in Chains
A música do Slayer que lembra o Alice in Chains, segundo a Kerrang!
Slayer: Kerry King revela seus 5 álbuns favoritos com guitarras


