A banda de rock alternativo dos anos 90 que Noel Gallagher odeia — e também seus fãs
Por André Garcia
Postado em 06 de maio de 2025
Na década de 90, após o grunge mudar a sonoridade do rock, surgiu uma nova leva de bandas de rock alternativo, como o Radiohead e o Flaming Lips.
Ambas as bandas no final da década foram comparadas ao Pink Floyd: Radiohead por álbuns conceituais cabeça como "Ok Computer" (1997), e Flaming Lips por seus espetáculos ao vivo, com produções de palco bem diferentonas.
Oasis - Mais Novidades

O momento mais icônico das apresentações deles é quando seu vocalista Wayne Coyne entra em uma bolha de plástico e caminha sobre a plateia nela:
O Flaming Lips nunca fez um sucesso tão mainstream quanto o Radiohead e o Smashing Pumpkins, mas conquistou uma fanbase dedicada (embora não lá muito numerosa). Entretanto, quem odeia tanto a banda quanto seus fãs é Noel Gallagher.
O guitarrista do Oasis em entrevista de janeiro de 2004 para a NME cravou no Flaming Lips sem vaselina (referência a um dos maiores hits da banda):

"Quanto ao Flaming Lips, eu não sei nem se o pessoal que gosta deles realmente gosta. Para mim, é tipo 'Vamos lá, seus esquisitões do c*ralho, tentem fazer um show sem um vegetal de seis metros pulando atrás de vocês'. As pessoas vão a um show do Flaming Lips para ver eles, não para ouvir. E eu também não suporto a p*rra dos fãs deles."
Nos anos 60, rock alternativo era Velvet Underground e The Stooges; nos anos 70 era Lou Reed solo e Television; nos anos 80 era Sonic Youth e Pixies.
A cada década a ideia do que era rock alternativo/indie ia mudando. Nos anos 90, após o domínio do grunge, o gênero foi representado por bandas como Smashing Pumpkins, Radiohead e Flaming Lips.
Assim como o Radiohead, o Flaming Lips era muito experimental com suas estruturas musicais incomuns, sempre buscando também dar um passo além no quesito experimentação sonora. Daí as comparações com o Pink Floyd.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps