O disco que Jimi Hendrix ouvia tanto que levava até vitrola pro hotel
Por Bruce William
Postado em 29 de junho de 2025
Billy Gibbons tinha apenas 18 anos quando sua banda, o Moving Sidewalks, saiu em turnê com Jimi Hendrix, em 1968. O encontro com o guitarrista não só marcou seu início de carreira, como deixou lembranças incomuns. Os organizadores os colocaram no quarto de hotel logo em frente ao de Hendrix, o que abriu espaço para muita conversa e até uma pergunta direta: "Como você faz aquilo?".
Jimi Hendrix - Mais Novidades
Segundo Gibbons, Hendrix usava a Fender Stratocaster de formas que nem a fábrica jamais imaginou. Mas o que mais o impressionou foi o ritual diário do músico nos bastidores. Naquela época, os hotéis não ofereciam som ambiente ou aparelhos de música nos quartos. Hendrix, então, mandava instalar uma espécie de console hi-fi que, segundo Gibbons, era "do tamanho de um Buick pequeno".
O motivo? Ele precisava ouvir um disco específico, dia após dia: "Truth", o álbum de estreia do Jeff Beck Group. "Hendrix era completamente maluco pelo disco, exageradamente empolgado com o jeito de Jeff tocar", lembrou Gibbons. E completou dizendo que Hendrix fazia questão de manter os licks de blues na sua linguagem, mesmo que esse estilo já estivesse fora de moda entre músicos negros nos EUA.
A relação entre os dois chegou a render um momento de palco, com Gibbons dividindo o som ao lado do mestre. Mas, para ele, o verdadeiro impacto aconteceu longe dos holofotes, nos bastidores da turnê. Era ali que Hendrix deixava escapar detalhes de sua paixão pela música e da forma como tratava a guitarra como extensão do próprio corpo.
Essas memórias foram compartilhadas por Gibbons à Classic Rock, décadas depois. E ajudam a desenhar um retrato mais íntimo de Hendrix - não apenas como o gênio da improvisação, mas como um ouvinte atento, quase obsessivo, que tratava o som dos outros com o mesmo respeito que exigia para si.
Se todo mundo conhece o Hendrix que incendiava guitarras no palco, poucos imaginam esse outro lado: o do cara que arrastava uma vitrola imensa pelo hotel só para escutar Jeff Beck em volume máximo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aquiles Priester é batizado: "Toda a glória seja dada a Deus! Dia maravilhoso"
A banda que Steven Tyler aponta como verdadeira criadora do heavy metal
A reação de Rafael Bittencourt ao saber que Baden Powell recusou a Casa Branca
5 músicas que nenhum metaleiro consegue ouvir sem fazer air drums
Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
Festival Bangers Open Air divulga o aftermovie oficial de sua quarta edição
Guitarrista garante que o R.E.M. não fará turnê de reunião; "Não preciso de dinheiro"
Os 18 álbuns de rock e metal mais aguardados até o fim de 2026, segundo a Loudwire
As bandas brasileiras que se apresentarão no Wacken Open Air 2026
A canção de uma banda clássica de rock que Brian May considera um exemplo perfeito de pop
O cover inusitado de música do Black Sabbath que deixou Tony Iommi impressionado
A canção do Pink Floyd que fazia Ozzy Osbourne lembrar de seus dias de loucura
Para Rob Halford, nunca existirá uma banda como o Pantera
A única banda de metal que Paulo Ricardo realmente curte: "Muito bons músicos"

O momento marcante de Woodstock que resumiu todos os anos sessenta
O guitarrista que mudou a vida de Steve Vai até ele descobrir um ainda mais revolucionário
Como uma foto de Jimi Hendrix ajudou Angus Young a criar sua própria imagem
O lendário guitarrista que Ritchie Blackmore disse que tocava de forma estranha
Os 250 melhores álbuns americanos de todos os tempos, segundo a UCR
A música em que Jimi Hendrix diz preferir a música às mulheres
O maior guitarrista de todos os tempos para Jeff Beck, que questionou o próprio futuro
O guitarrista que Prince achava que "tocava mais bonito" que Jimi Hendrix
Os cinco maiores riffs de Jimi Hendrix, de acordo com Ritchie Blackmore
A lenda do rock que foi mais influenciada por Carlos Santana que por Jimi Hendrix
Keith Richards explica por que Jimi Hendrix "estragou a guitarra"


