Pete Townshend diz que nunca se preocupou com Roger Daltrey na hora de compor para The Who
Por Bruce William
Postado em 28 de junho de 2025
Nem sempre as músicas mais marcantes de uma banda nascem com ela em mente. No caso do The Who, algumas faixas clássicas surgiram de um impulso mais pessoal de Pete Townshend, e não exatamente para a voz de Roger Daltrey. Em entrevista para a Classic Rock, o guitarrista revelou que canções como "I'm A Boy", "Pictures Of Lily" e "Happy Jack" foram escritas inicialmente para ele próprio, sem considerar se seriam adequadas para o grupo.
Who - Mais Novidades
A escolha não foi um gesto de rebeldia ou de planos para uma carreira solo. Pete nega que tivesse essa intenção desde o começo. Mas ao mesmo tempo, admite que escrever para Daltrey nunca foi uma exigência da banda: "Roger não era um membro particularmente exigente. Ele estava muito no próprio mundo. E era, acima de tudo, um trabalhador". Segundo ele, Daltrey era o tipo de cara que dirigia a van da banda por sete horas até Blackpool, fazia o show, e depois voltava dirigindo por mais sete horas. "Ninguém sabia por que ele era tão comprometido, mas ele era", conta.
Se Daltrey não interferia no processo criativo, os desafios vinham de outros lugares. Townshend cita Keith Moon e John Entwistle como os integrantes mais difíceis nesse aspecto. Isso porque os gostos musicais dos dois eram extremos. John era fanático por Duane Eddy, guitarrista norte-americano, e desenvolveu seu estilo de baixo a partir disso. "Ele teria sido um ótimo guitarrista solo, mas acabou como baixista", comentou Pete. Apesar disso, reconhece que Entwistle sempre foi um grande apoiador de sua forma de tocar - "provavelmente sem merecimento naquela época", acrescenta com modéstia.
Keith Moon também destoava. Quando entrou para o grupo, era um fã declarado de Jan and Dean e dos Beach Boys. Pete admite que mal conseguia levá-lo a sério por isso. E diante dessas influências diversas e às vezes incompatíveis, o guitarrista procurava transformar a composição para o The Who em algo divertido, quase como um exercício lúdico, para manter o interesse.
Com isso, as composições seguiam caminhos curiosos. Algumas eram tão pessoais que pareciam destinadas a uma carreira solo que nem existia ainda. Outras surgiam da tentativa de equilibrar as diferentes forças dentro da banda. No fim das contas, o The Who se beneficiou dessa tensão criativa, com canções que nasciam da mistura entre o instinto individual e o caos coletivo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
Clássico dos anos 2000 supera 3 bilhões de plays no Spotify
Cartaz oficial do Bangers Open Air é divulgado pela organização do festival
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
A música subestimada do Metallica que Lars diz ser um enrosco pra tocar ao vivo
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Por que Kurt Cobain detestava Phil Collins, Axl Rose e o Grateful Dead
Manowar se manifesta em solidariedade ao guitarrista Ross the Boss
A melhor música do Led Zeppelin de todos os tempos, segundo Ozzy Osbourne
Como Ringo Starr, Isaac Azimov e Lúcifer inspiraram um dos maiores solos de bateria do rock
O disco clássico que fez Steve Vai começar a tocar guitarra
Mille Petrozza (Kreator) admite que ficaria entediado se fizesse um álbum 100% thrash metal
Como Angela Gossow se juntou ao Arch Enemy, de acordo com Michael Amott


O guitarrista que Angus Young disse ser "o mais imitado do mundo"
O músico que seria salvo pelo The Who, ficou a ver navios e David Bowie o tirou da lama
O baterista que Neil Peart disse que "não veremos outro igual"
O rockstar que sofreu na mão de Lemmy; "acho que ele não vai me perdoar"
A banda mais insana ao vivo para Jack Black, pois os caras alopravam no palco
Eddie Vedder aponta o guitarrista clássico que está no nível de Jimmy Page e Pete Townshend
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
VH1: os 100 melhores álbuns de rock segundo a emissora
A lenda do rock que Pete Townshend odeia: "Nos copiaram e ficaram maiores que nós"


