A banda de proto-metal que impressionou Jim Morrison, do The Doors
Por Bruce William
Postado em 25 de junho de 2025
Em meio à avalanche de bandas psicodélicas e barulhentas que surgiram na Califórnia nos anos 60, uma delas conseguiu se destacar até mesmo para alguém como Jim Morrison. Não se tratava de virtuosismo nem de apelo visual. Era apenas um trio com amplificadores no máximo, distorção suja e um vocalista que cantava como se estivesse espremendo a alma para fora.
Doors - Mais Novidades
O grupo em questão era o Blue Cheer, conhecido por gravar uma das versões mais pesadas de "Summertime Blues", de Eddie Cochran. "Viajamos completamente nela. Viramo-la de cabeça para baixo", contou o baixista e vocalista Dickie Peterson em entrevista à revista Roadie Crew em 2008. Para ele, o sucesso veio da liberdade criativa. "Tenho profundo respeito por Eddie Cochran e Jerry Capehart, porém, essa música é minha também", afirmou, aos risos.
Em outra parte da entrevista, ele falou sobre Jim Morrison. Segundo Peterson, o vocalista dos Doors costumava frequentar os shows da banda e não apenas assistia, mas interagia como um fã na plateia, dançando do início ao fim. "Ele dizia que nós éramos sua banda favorita." Morrison foi mais longe: disse em outra ocasião que o show do Blue Cheer foi "o mais poderoso que já viu".
Apesar de serem apontados como pais do heavy metal, os integrantes do Blue Cheer nunca se encaixaram em rótulos. "Nos anos sessenta, essas coisas não existiam. Éramos um power trio e só. A música do Blue Cheer é barulhenta, honesta, crua, direta, e por isso influenciamos tantos estilos mais pesados", declarou Peterson, citando também a influência no punk e no grunge.
Poucos grupos daquela época soavam tão intensos quanto o Blue Cheer. E se até Jim Morrison, conhecido por seu espírito livre e exigente, se rendeu àquela parede de som, talvez o trio mereça um espaço maior na história, pois apesar de não fazer questão de pedir diretamente, certamente sua obra e impacto faz por merecer os créditos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Sepultura "rouba o show" no maior festival de heavy metal da Inglaterra, diz a Metal Hammer
David Gilmour aponta o maior guitarrista britânico de todos os tempos
A promessa que Ronnie James Dio fez para Bob Daisley e não cumpriu, após proposta irrecusável
A banda que poderia ter rivalizado com o Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Morte de Jeff Hanneman aproximou Tom Araya e Kerry King
O vazio deixado pelo Edguy
As melhores músicas do Sepultura de todos os tempos, segundo Max Cavalera
A canção que fez Frank Sinatra capitular, depois de passar anos atacando o rock
A música mais pesada do Faith No More, segundo a Metal Hammer
A música do Rush que para Neil Peart só melhorou décadas depois de lançada
As 10 melhores músicas dos anos 1960, segundo John Lennon
O cover do AC/DC que o Foo Fighters tocou pela primeira vez no Brasil
Slash revela o que realmente agravou briga com Axl Rose: "Era superficial e estúpido"
"A lenda do Iron Maiden é Paul Di'Anno", diz Blaze Bayley
A banda que deu origem ao metal, ao rap, ao punk e ao pop rock, segundo Bob Dylan



O verdadeiro significado de "The End", clássico dos Doors cercado por mistérios e polêmicas
13 bandas de rock e metal que nasceram na faculdade e conquistaram o mundo
A canção que fez Ray Manzarek decidir montar os Doors com Jim Morrison
4 hits de rock de 1971 que praticamente sumiram do rádio, segundo a American Songwriter
O vocalista que recusou The Doors e Deep Purple, mas depois entrou em outra banda gigante
O solo de guitarra que está em uma música do The Doors, do Kiss e do Pearl Jam


