Blue Cheer: "Hendrix nos odiava, Morrison era fã, Joplin não largava Paul!"
Fonte: Roadie Crew
Postado em 27 de agosto de 2008
Em matéria publicada pela revista Roadie Crew em sua edição de agosto de 2008, o vocalista e baixista do BLUE CHEER, Dickie Peterson, falou com exclusividade ao Brasil e fez grandes revelações sobre a história de sua banda e o relacionamento do grupo com lendas como JIM MORRISON, JIMI HENDRIX e JANIS JOPLIN. Confira alguns trechos da entrevista conduzida pelo redator Thiago Sarkis:
O sucesso da histórica versão do Blue Cheer para "Summertime Blues"
"(...) Sabe por que é o nosso maior sucesso? Porque nós a mudamos completamente e fizemos uma versão muito original. (...) Viajamos completamente nela. Viramo-la de cabeça para baixo. Tenho profundo respeito por Eddie Cochran e Jerry Capehart [autores da música], porém, essa música é minha também (risos). Quando subo ao palco e a toco, sinto que meu coração e as minhas características como músico estão ali".
A visão de quem é considerado um dos pais do Heavy Metal
"Tenho muito orgulho de liderar uma das bandas que ajudou o Heavy Metal a se tornar realidade. No entanto, somos referência para grupos Punks e talvez tenhamos sido igualmente influentes para o Grunge e vários outros estilos. Nos anos sessenta, essas coisas não existiam. Éramos um Power Trio e só. (...) Nem existia uma definição ou rótulo para Metal na época. A música do Blue Cheer é barulhenta, honesta, crua, direta, e por isso influenciamos tantos estilos mais pesados."
Turnês com Jimi Hendrix e o que o guitarrista pensava do Blue Cheer
"(...) Ele ficava mais quieto, em seu canto, mas sempre foi extremamente profissional. Havia um ótimo relacionamento entre as duas bandas [Jimi Hendrix Experience e Blue Cheer]. Contudo, musicalmente, Jimi odiava o Blue Cheer e nos achava uma porcaria. Jamais deixamos de admirá-lo ou de conversar com ele por causa disso. (...)"
O fanatismo de Jim Morrison
"(...) Ele dizia que nós éramos sua banda favorita. De fato, Jim costumava ir a nossos shows e dançar o tempo inteiro."
Relações íntimas, além da música com Janis Joplin
"(...) Às vezes, eu ficava irritado, pois precisávamos ensaiar para os shows, e ela não saía de cima de Paul [Whaley, baterista do Blue Cheer] (risos). Porém, aquilo não afetava a banda. Janis era nossa amiga, e discutíamos normalmente. Nós a adorávamos. Quando brigávamos, ela me abraçava, e tudo ficava bem. Naquela época, ela era apenas uma talentosa cantora jovem. Não convivíamos com a lenda na qual ela se transformou."
A reportagem completa trazendo mais informações sobre os casos acima, além de detalhes sobre o início da trajetória da música mesada e os detalhes de álbuns como "What Doesn't Kill" (2007), "Vincebus Eruptum" (1968), "Outsideinside" (1968) etc., está na Roadie Crew 115 (capa: Phil Anselmo – DOWN, PANTERA), já nas bancas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de guitarra mais bonita da história, segundo Brian May do Queen
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
O Monsters of Rock 2026 entregou o que se espera de um grande festival
Jon Oliva publica mensagem atualizando estado de saúde e celebrando o irmão
"Deveríamos nos chamar o que, Iron Maiden?": Geddy Lee explica manutenção do nome Rush
Angela Gossow afirma que Kiko Loureiro solicitou indenização por violação de direitos autorais
Produção do Bangers Open Air conta como festival se adaptou aos headbangers quarentões
5 discos obscuros de rock dos anos 80 que ganharam nota dez da Classic Rock
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
"Provavelmente demos um tiro no próprio pé" diz Rich Robinson, sobre o Black Crowes
O álbum do Testament onde os vocais melódicos de Chuck Billy não funcionaram
Os 5 álbuns que marcaram Nando Mello, do Hangar: "Sempre preferi Coverdale a Gillan"
O primeiro disco que Max Cavalera comprou; "Ouvia todos os dias"
Exausto das brigas, guitarrista não vê a hora de o Journey acabar de vez
Max Cavalera diz que tema de novo disco do Soulfly poderia render um filme


Kirk Hammet: "não sou um Van Halen, ainda estou aprendendo"
Dio: "Ozzy me odeia quando estou no Sabbath!"


