VH1: os melhores momento do rock e pop na história

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Márcio Ribeiro
Enviar correções  |  Comentários  | 

O VH1, canal de música, no ano de 2000 fez eleições para escolher os melhores em diversas categorias da música popular americana. Abaixo, alguns resultados destas pesquisas que colheram votos, em sua maioria, de pessoas ligados a televisão e à industria fonográfica. Estas votações não incluem a opinião de artistas ou do público.

2172 acessosDave Grohl: mãe tinha medo que ele fosse conquistado por Madonna5000 acessosBlaze Bayley: pra sair do Maiden é preciso deixar o cabelo

As 20 Principais Perdas do Rock

20. Michael Hutchence
19. Frank Zappa
18. Andy Gibb
17. Karen Carpenter
16. 'Mama' Cass Elliott
15. Ronnie Van Zant
14. Stevie Ray Vaughn
13. Otis Redding
12. Fred Mercury
11. Jerry Garcia
10. Selena
9. Jim Morrison
8. Bob Marley
7. Tupac Shakur
6. Marvin Gaye
5. Buddy Holly, Ritchie Valenz e Big Bopper Richardson
4. Elvis Presley
3. Kurt Colbain
2. Janis Joplin
1. John Lennon

As 10 Maiores Cantoras

10. Carole King
9. Anne Lennox
8. Madonna
7. Chrissie Hynde
6. Billie Holliday
5. Joni Mitchell
4. Bonnie Ratt
3. Janis Joplin
2. Tina Turner
1. Aretha Franklin

Os 5 Maiores Artistas/Bandas Pop

Para esta categoria, Elvis Presley e os Beatles foram considerados au concour.

5. David Cassiday & the Partridge Family
4. The Monkees
3. Ricky Nelson
2. Beach Boys
1. The Jackson Five

Os 30 Melhores Momentos do Rock na Televisão Americana

30. Bill Clinton tocando "Heartbreak Hotel" no sax tenor, no programa de Arsenio Hall.

29. Marvin Gaye apresentando "Sexual Healing" durante o Grammy Awards de 1982.

28. O dueto de Johnny Cash e Bob Dylan durante o "Johnny Cash Show", 7 de junho de 1969.

27. O video "Justify My Love" de Madonna, primeiro a ser censurado pela MTV.

26. Sex Pistols no "Today Show", onde o apresentador Bill Grundy provoca a banda a xingar na televisão, ao vivo e sem cortes.

25. O surgimento do programa "Shindig!" em 1964, onde pela primeira vez, um programa transmitia apresentações ao vivo de rock e soul.

24. A estreia dos Jackson Five no programa "The Hollywood Palace" em 18 de outubro, 1969. A banda apresentou a canção "ABC".

23. O primeiro programa "Our World" com transmissão via satélite ao redor do mundo. Programa de variedades onde cada país teve um representante em uma das diversas artes. A Inglaterra escolheu o rock como sua arte e os seus embaixadores foram ninguém menos que os Beatles. A banda apresentou uma canção composta exclusivamente para a ocasião, "All You Need Is Love".

22. Os Rolling Stones durante o "Ed Sullivan Show" cantando "Let's Spend The Night Together" com a letra censurada para "Let's Spend Some Time Together."

21. O surgimento do programa "Soul Train" que apresentava exclusivamente artistas negros em playback tocando soul. Um dos únicos artistas brancos convidado ao programa foi o inglês David Bowie em 1975 para cantar "Young Americans".

20. Apresentação de James Brown, no dia 5 de Abril de 1968, dia do assassinato do Reverendo Martin Luther King Jr. Ele concordou que houvesse uma transmissão televisiva costa-a-costa da sua apresentação em uma tentativa de manter o população negra em casa, não saindo paras ruas para manifestações violentas. Durante o show, seu discurso foi pacifista, assim como era o do falecido mártir negro.

19. Lionel Ritchie e Michael Jackson compõem a canção "We Are The World" para o projeto beneficente USA For Africa, idealizado por Harry Belafonte e realizado no dia 11 de Março de 1985. A gravação conta com diversos artistas de primeiro escalão e a renda novamente foi revertida para os famintos na Africa.

18. O video "Smells Like Teen Spirit" do Nirvana.

17. A apresentação de Soy Bomb com participação de Bob Dylan.

16. The Doors no "Ed Sullivan Show" no dia 17 de Setembro de 1967. Sullivan censurou a frase "we couldn't get much higher" da canção "Light My Fire", mas apesar do aviso prévio, Jim Morrison fez questão de cantar a música com a letra original. Seriam banidos da televisão.

15. The TAMI Show, espetáculo televisivo que acabou indo para os cinemas. The TAMI Show teve apresentações ao vivo de todos os principais artistas de 1966 menos os Beatles. As participações vão desde Smokey Robinson & the Miracles a Diana Ross & the Supremes; dos Beach Boys aos Rolling Stones, e inclui também o padrinho do soul James Brown.

14. "The Mike Douglas Show" quando este tirou a semana de 14 a 18 de fevereiro de 1972 para ter como convidados John Lennon & Yoko Ono. O auge foi quando, pela primeira vez, John Lennon e Chuck Berry tocaram juntos como the Elephants Memory Band.

13. O seriado de televisão "The Monkees" que estreou em 12 de Setembro de 1966.

12. Apresentação de "Candle In The Wind" de Elton John para o funeral da Princesa Diana.

11. O vídeo "Thriller" de Michael Jackson que teve sua estreia em 2 de dezembro de 1982. Pela primeira vez um video clipe leva o formato de mini filme e tem a duração de 14 minutos. Toda mentalidade e conceito de vídeos mudaram a partir deste lançamento.

10. Estreia do The Who na televisão americana, durante o programa "The Smothers Brothers Comedy Hour" onde ao final da execução de "My Generation", explodiram a bateria com um certo excesso de pólvora, o que causou um ferimento leve em Keith Moon.

9. As participações de Elvis Presley no "Ed Sullivan Show"; por 50.000 dólares ele concordou em se apresentar em três de seus programas. Presley foi um dos primeiros a serem censurados por Sullivan, sendo filmado apenas da cintura para cima.

8. A apresentação de Madonna cantando "Like A Virgin" durante o 1984 MTV Video Awards, de véu e grinalda, se roçando no chão como nunca se vira antes na TV.

7. O evento Live Aid, que teve transmissão ao vivo da MTV iniciando as sete da manhã com o show de Londres e terminando quase a meia noite com o show em Filadélfia. Entre os dois concertos, realizados em pontos opostos do Oceano, 63 atrações geraram um lucro de $60 milhões de dólares, o maior até o momento. O ponto alto escolhido foi a apresentação do Queen. O evento ainda trouxe a primeira volta do The Who e Led Zeppelin.

6. O programa "American Bandstand" que estreou em Agosto de 1957, tornando-se o primeiro exclusivamente sobre rock/pop na TV. Teve em seu programa de estreia Jerry Lee Lewis dublando "Whole Lotta Shakin' Goin On" e registrou mais de 10 mil apresentações no curso de 38 anos no ar.

5. Na apresentação dos Jacksons na televisão no dia 16 de maio de 1983, ao apresentar a canção Billie Jean, Michael Jackson realizou pela primeira vez o "moonwalk", aquele andar que parece estar indo para trás.

4. O programa "Saturday Night Live" que estreou no dia 11 de outubro de 1975. O programa de humor teve constantes convidados roqueiros e até dois de seus comediantes fundaram uma banda, The Blues Brothers. O momento de maior destaque foi considerado a participação de Elvis Costello que fora solicitado a não cantar a canção "Radio, Radio" mas cantou-a assim mesmo. O rock mostrou que apesar da estrutura, continuava rebelde.

3. O nascimento da MTV, colocada oficialmente no ar no dia 1 de agosto de 1981. Com a emissora, nasce também o VJ.

2. A apresentação do especial para televisão chamado "Elvis" de Elvis Presley no dia 3 de dezembro de 1968. Foi a primeira apresentação do rei ao vivo em sete anos e foi um sucesso fabuloso, com um registro de 38 milhões de espectadores.

1. The Beatles no "Ed Sullivan Show", dia 9 de fevereiro de 1964. O programa e a data registram o nascer de Beatlemania na América como também o inicio da invasão Britânica na música americana. O programa registrou durante a apresentação dos Beatles um total de 73 milhões de telespectadores, feito nunca antes alcançado.

Os responsáveis são citados no texto. Não culpe os editores. :-)

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Dave GrohlDave Grohl
Mãe tinha medo que ele fosse conquistado por Madonna

733 acessosNirvana: em vídeo legendado, crianças reagem à música da banda0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Nirvana"

Rolling StoneRolling Stone
Revista lista os 100 melhores álbuns dos anos 90

Gene SimmonsGene Simmons
"Kurt Cobain e Amy Winehouse não são ícones"

CapasCapas
Algumas das mais toscas de todos os tempos

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 06 de agosto de 2016

0 acessosTodas as matérias da seção Maiores e Melhores0 acessosTodas as matérias sobre "Beatles"0 acessosTodas as matérias sobre "Elvis Presley"0 acessosTodas as matérias sobre "Who"0 acessosTodas as matérias sobre "Doors"0 acessosTodas as matérias sobre "Nirvana"

Blaze BayleyBlaze Bayley
Pra sair do Maiden é preciso deixar o cabelo

FuturologiaFuturologia
Como estariam Cobain, Hendrix, Joplin e Morrisson?

HetfieldHetfield
"Você não iria gostar de mim se soubesse minha história"

5000 acessosKiko Loureiro: tocando Iron Maiden com garotas do Iron Maidens5000 acessosSlash: "não sou um guitarrista técnico", diz o músico5000 acessosMetal: as bandas e sub-gêneros mais odiados pelos metalheads5000 acessosGuns N' Roses: "Temos toneladas de material; Axl tem dois álbuns já gravados"5000 acessosGuitar Hero: veja como o jogo desgraçou uma geração inteira5000 acessosIron Maiden: vencedor do X Factor Brasil canta "Aces High" em vídeo

Sobre Márcio Ribeiro

Nascido no ano do rato. Era o inicio dos anos sessenta e quem tirou jovens como ele do eixo samba e bossa nova foi Roberto Carlos. O nosso Elvis levou o rock nacional à televisão abrindo as portas para um estilo musical estrangeiro em um país ufanista, prepotente e que acabaria tomado por um golpe militar. Com oito anos, já era maluco por Monkees, Beatles, Archies e temas de desenhos animados em geral. Hoje evita açúcar no seu rock embora clássicos sempre sejam clássicos.

Mais matérias de Márcio Ribeiro no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online