O álbum que, para Jimmy Page, mudou tudo no rock; "Levou o mundo a uma nova dimensão"
Por Bruce William
Postado em 20 de junho de 2025
Todo fã de rock pesado sabe que alguns discos não são apenas bons, eles redefinem o jogo. Jimmy Page, mestre em misturar blues barulhento com ideias ousadas de estúdio, sempre soube disso melhor do que ninguém. Mas até ele admite que foi um álbum em especial que virou tudo do avesso e mostrou como gravar música de um jeito que ninguém tinha tentado antes.
Led Zeppelin - Mais Novidades
Nem o mais fanático dos fãs imaginaria, na época, que aqueles quatro ingleses lançariam um álbum que mexeria tanto com a forma de gravar, tocar e entender o rock. Para Jimmy Page, no entanto, tudo começou com uma decisão simples: fazer algo bem diferente do que já tinha vivido nos Yardbirds, banda que ajudou a popularizar o blues na Inglaterra mas que, no fim, se perdeu entre baladinhas juvenis e mudanças de formação.
Ao montar o Led Zeppelin, Page sabia que precisava de uma base sólida. E encontrou essa química perfeita quando uniu Robert Plant, John Bonham e John Paul Jones a seus riffs pesados e experimentações de estúdio. O quarteto não demorou a explorar caminhos mais complexos, como se ouve em "Houses of the Holy" ou "Physical Graffiti", mas no começo tudo girava em torno de transformar o blues em algo mais pesado e visceral.
Mesmo quando se aventurava em faixas quase eruditas, como "Kashmir" ou "The Rain Song", Page mantinha o fio condutor: um respeito absoluto pelas raízes do blues, mas turbinado por amplificadores no limite. Segundo ele, o primeiro disco é o melhor exemplo disso: não era blues puro, mas era um blues tão pesado quanto a Inglaterra já tinha ouvido.
Para alguns críticos, o "Truth" de Jeff Beck andava na mesma linha, mas Page acredita que faixas como "Dazed and Confused" e "Communication Breakdown" foram o ponto de virada. Em suas palavras (via Far Out): "Acho que o primeiro álbum do Led Zeppelin mudou tudo na forma de gravar. Levou o mundo a uma nova dimensão de gravação ambiente. O disco está cheio de ideias que ninguém tinha tentado antes. Está no topo da lista, porque sem o primeiro álbum, nunca teria existido um segundo."
Hoje parece fácil ver a herança que esse disco deixou: basta ligar os pontos e chega-se a Black Sabbath, Deep Purple, Rush, Soundgarden, e toda uma geração que pescou, cada um à sua maneira, um pouco da ousadia que Page e companhia despejaram em estúdio. Na época, ele não tinha essa pretensão; queria apenas registrar o que soava certo na cabeça dele. Deu certo: sem alarde, gravou um dos álbuns que ajudaram a definir o que o rock pesado seria dali pra frente.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Uma cantora brasileira no Arch Enemy? Post enigmático levanta indícios...
"Não tenho mágoa nenhuma": Luis Mariutti abre jogo sobre Ricardo Confessori e surpreende
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
Twisted Sister fora do Bangers Open Air 2026; novo headliner será anunciado nesta sexta-feira
Ambush e Krisiun são anunciados como atrações do Bangers Open Air
A banda dos anos 80 que Jimmy Page disse definir "o que é rock'n'roll"
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
Em parceria com plataforma, Skid Row inicia procura mundial por seu novo vocalista
A música épica do Rush que mexeu com a cabeça de Dave Mustaine
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T


Quando Chris Cornell temeu que o Soundgarden fosse comparado com Black Sabbath ou Led Zeppelin
O icônico guitarrista que se tornou o maior herói de Dave Mustaine
O indiscutível maior mérito de Jimmy Page enquanto guitarrista, segundo Regis Tadeu
A música do Led Zeppelin que John Paul Jones preferia que nunca tivesse existido
Ao lado de Eddie Van Halen, guitarrista ganha elogio de Jimmy Page; tem algo que eles não têm
Quem é o homem carregando o feixe de galhos que está na capa do "Led Zeppelin IV"
As duas maiores performances de John Bonham no Led Zeppelin, segundo Robert Plant
Mansão que pertenceu a Aleister Crowley e Jimmy Page será aberta ao público
O bluesman que tirava Jimmy Page do sério; "Só de lembrar, eu fico arrepiado"
A dura que Robert Plant deu em Lenny Kravitz e gerou uma linda amizade


