O álbum que, para Jimmy Page, mudou tudo no rock; "Levou o mundo a uma nova dimensão"
Por Bruce William
Postado em 20 de junho de 2025
Todo fã de rock pesado sabe que alguns discos não são apenas bons, eles redefinem o jogo. Jimmy Page, mestre em misturar blues barulhento com ideias ousadas de estúdio, sempre soube disso melhor do que ninguém. Mas até ele admite que foi um álbum em especial que virou tudo do avesso e mostrou como gravar música de um jeito que ninguém tinha tentado antes.
Led Zeppelin - Mais Novidades
Nem o mais fanático dos fãs imaginaria, na época, que aqueles quatro ingleses lançariam um álbum que mexeria tanto com a forma de gravar, tocar e entender o rock. Para Jimmy Page, no entanto, tudo começou com uma decisão simples: fazer algo bem diferente do que já tinha vivido nos Yardbirds, banda que ajudou a popularizar o blues na Inglaterra mas que, no fim, se perdeu entre baladinhas juvenis e mudanças de formação.
Ao montar o Led Zeppelin, Page sabia que precisava de uma base sólida. E encontrou essa química perfeita quando uniu Robert Plant, John Bonham e John Paul Jones a seus riffs pesados e experimentações de estúdio. O quarteto não demorou a explorar caminhos mais complexos, como se ouve em "Houses of the Holy" ou "Physical Graffiti", mas no começo tudo girava em torno de transformar o blues em algo mais pesado e visceral.
Mesmo quando se aventurava em faixas quase eruditas, como "Kashmir" ou "The Rain Song", Page mantinha o fio condutor: um respeito absoluto pelas raízes do blues, mas turbinado por amplificadores no limite. Segundo ele, o primeiro disco é o melhor exemplo disso: não era blues puro, mas era um blues tão pesado quanto a Inglaterra já tinha ouvido.
Para alguns críticos, o "Truth" de Jeff Beck andava na mesma linha, mas Page acredita que faixas como "Dazed and Confused" e "Communication Breakdown" foram o ponto de virada. Em suas palavras (via Far Out): "Acho que o primeiro álbum do Led Zeppelin mudou tudo na forma de gravar. Levou o mundo a uma nova dimensão de gravação ambiente. O disco está cheio de ideias que ninguém tinha tentado antes. Está no topo da lista, porque sem o primeiro álbum, nunca teria existido um segundo."
Hoje parece fácil ver a herança que esse disco deixou: basta ligar os pontos e chega-se a Black Sabbath, Deep Purple, Rush, Soundgarden, e toda uma geração que pescou, cada um à sua maneira, um pouco da ousadia que Page e companhia despejaram em estúdio. Na época, ele não tinha essa pretensão; queria apenas registrar o que soava certo na cabeça dele. Deu certo: sem alarde, gravou um dos álbuns que ajudaram a definir o que o rock pesado seria dali pra frente.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ian Hill anuncia a aposentadoria e Davey Rimmer assume o baixo no Judas Priest
"Deep Purple não é heavy metal", garante Ian Gillan
Uriah Heep se manifesta após entrada de baixista no Judas Priest
Os melhores álbuns de melodic death metal dos anos 90, segundo o Loudwire
A única banda punk britânica que Joey Ramone dizia que prestava
As 10 bandas de hard rock com a melhor trinca de álbuns dos anos 1980, segundo a Loudwire
Dois discos do Pink Floyd que parecem feitos por bandas diferentes - qual é o melhor?
O trabalho do Metallica que James Hetfield admite que não funciona bem ao vivo
Guns N' Roses é adicionado a shows especiais do Aerosmith
"Reign in Blood", clássico do Slayer, ganha versão especial em vinil
As 5 melhores músicas do AC/DC com Bon Scott, segundo Gastão Moreira
Regis Tadeu aponta o grave erro que o Metallica está cometendo em shows recentes
"Civil war" do Guns N' Roses, uma profunda música de protesto
A música do AC/DC que ensinou Kurt Cobain o suficiente para começar a compor
A decisão que Brian May considera o pior erro cometido pelo Queen


O baterista que ajudou John Bonham a encontrar o som gigantesco do Led Zeppelin
O álbum que Robert Plant acredita que ajudou a salvar o Led Zeppelin
Cópia de vinil raríssimo do Led Zeppelin aparece em programa de TV no Reino Unido
O clássico do Led Zeppelin que deve seu sucesso a "Stairway to Heaven"
O álbum mais subestimado do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Um dos nossos melhores"
O álbum do Led Zeppelin que Jimmy Page acredita que ninguém conseguiria fazer hoje
3 clássicos do rock que nasceram de temas banais, segundo a American Songwriter
O maior álbum feito em Los Angeles de acordo com Robert Plant e The Doors
O conselho de Robert Plant que fez Geddy Lee voltar a encarar a música
O show de reunião que deixou Mick Jagger impressionado e querendo muito mais
O dia em que Robert Plant chorou assistindo Jimmy Page tocando com outra banda
Jeff Beck sobre a primeira vez que ouviu Led Zeppelin: "Pensei que era brincadeira"


