A banda que criou o "psychobilly" - sem querer
Por Diego Carreiro
Postado em 06 de junho de 2025
A banda The Cramps, uma das mais significativas da cena punk nova-iorquina dos anos 70 e recentemente "redescoberta" após o "boom" de "Goo Goo Muck", música que embala a dança de Jenna Ortega na primeira temporada de "Wandinha", é amplamente considerada a criadora do "psychobilly". Embrulhado na estética "trash" dos filmes de exploração, de ficção científica e de terror de baixo orçamento, o psychobilly é geralmente caracterizado pela mistura de elementos sonoros do punk rock dos anos 70 e do rockabilly dos anos 50, resultando num som rápido e enérgico.
Cramps - Mais Novidades
Talvez o que pouca gente saiba é que criar o "psychobilly", tal como o conhecemos hoje, nunca foi a intenção do casal Poison Ivy e Lux Interior, membros fundadores e únicos a permanecerem do início ao fim do The Cramps, dissolvido após a morte de Lux, em 2009.
Na excelente biografia (ainda não publicada em língua portuguesa) "Journey to the Centre of The Cramps", de Dick Porter, Poison Ivy explica: "Costumávamos fazer pequenos cartazes, eram apenas cópias xerocadas com fotos da nossa banda, e então escrevíamos à mão várias frases de efeito com o intuito de atrair gente pro show. 'Psychobilly' era uma delas. 'Rockabilly voodoo' também".
O termo, que não tinha, como a própria Ivy declara, o intuito de classificar o som da banda (que já misturava, à sua maneira, o rockabilly dos anos 50, o garage rock dos anos 60 e o punk rock dos anos 70), ganhou força, principalmente no Reino Unido, após o jornalista da "New Musical Express", Paul Rambali, publicar um artigo de duas páginas sobre a banda no final dos anos 70 intitulado "Psychobilly and Other Musical Diseases".
A partir daí, as coisas saíram de controle. Ivy esclarece:
"Parece que agora existe um estilo de música chamado 'psychobilly' e acho que é definido por um baixo acústico e um ritmo acelerado que nós não fazemos. Acho que nossas músicas têm um ritmo mais sensual. Não sei exatamente o que define o psychobilly, mas parece ter ganhado vida própria. Seja como for, não é bem o que fazemos".
Indo um pouco mais além, e sendo bem mais receptivo à ideia de serem os "padrinhos" desse até então novo subgênero musical, Lux afirma:
"Já ouvi falarem: 'essa banda influenciada pelos Cramps' ou 'aquela banda influenciada pelos Cramps', e na maioria das vezes não consigo perceber dessa forma. Acho que elas são mais influenciadas por tudo aquilo que a gente representa. Acabou surgindo um monte de bandas que gostam das mesmas coisas que a gente, compartilham algumas das mesmas ideias, mas fazem uma música um pouco diferente. E isso é ótimo. Acho que ajudou a enriquecer o cenário musical, tornando-o mais diverso do que seria de outro jeito".
Essa percepção mais conciliadora de Lux acabou aproximando os Cramps de gigantes do psychobilly, como os Meteors, que, ainda em início de carreira, abriram inúmeros shows dos Cramps no Reino Unido, e o Reverend Horton Heat, que no início dos anos 90 excursionou com os Cramps pelos EUA igualmente como banda de abertura, com Lux afirmando:
"Parece haver muitas bandas que tratam o rockabilly com reverência. Elas cantam sobre dançar em lanchonetes e coisas desse tipo, e isso não é o que o rockabilly deveria ser. O rockabilly é realmente sobre sexo. E eu gosto do Reverend Horton Heat — eles fazem algo novo com essa ideia".
FONTE: Journey to the Centre of The Cramps.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
Steve Harris admite que sempre foi "acumulador" de coisas do Maiden, e isso salvou novo livro
Jane's Addiction anuncia que membros fizeram as pazes e comunica fim das atividades
Será que ele curtiu? O dia que Adrian Smith tocou na guitarra de Kirk Hammett
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
Após assassinato do diretor, Spinal Tap suspende último filme
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Regis Tadeu coloca Deep Purple no grupo de boybands ao lado do Angra
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
O recado curto e direto que Iron Maiden passou a Blaze Bayley quando o demitiu
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"

O dia em que Joey Ramone "matou" Lux Interior
O hit de rock anos 1980 que bombou após icônica cena de dança viral de "Wandinha"


