O dia em que Joey Ramone "matou" Lux Interior
Por Diego Carreiro
Postado em 19 de julho de 2025
Como escrevemos em outro artigo, a relação entre o The Cramps e os Ramones sempre foi marcada por respeito mútuo e amizade, desde os tempos em que as bandas dividiam o palco do lendário CBGB, em Nova York. Mas nem mesmo uma amizade duradoura escapou de episódios inusitados, como o ocorrido no fim de 1987, envolvendo Joey Ramone e uma suposta morte de Lux Interior.
Ramones - Mais Novidades

Durante uma transmissão ao vivo em uma rádio de Los Angeles, Joey Ramone anunciou que Lux havia morrido de overdose. Poison Ivy, parceira de Lux na banda e na vida, estava incomunicável naquele momento, o que alimentou ainda mais o boato. A imprensa musical, sem confirmação oficial, começou a preparar obituários.
Só havia um problema: Lux estava vivo - ou, mais precisamente, tão "morto-vivo" quanto sempre foi. Ao saber da notícia, ele mesmo ligou para a emissora para desmentir o boato. Com seu humor característico, limitou-se a afirmar: "Pelo que me consta, neste momento não estou morto."
Apesar de parecer uma piada tipicamente "ramônica", segundo Ivy, Joey realmente acreditava no que dizia. "Pelo que a gente entendeu, não foi uma brincadeira. Joey realmente acreditava que era verdade", ela contou. "Aparentemente, ele estava indo de cidade em cidade, até mesmo de país em país, dizendo que Lux havia morrido. Não sabemos o motivo."

O casal só descobriu a história porque um amigo ligou avisando que o DJ Rodney Bingenheimer havia acabado de dedicar um programa inteiro em homenagem póstuma a Lux. Quando Lux telefonou para esclarecer o mal-entendido, Rodney achou que fosse um trote. Só acreditou que era realmente ele quando Lux mencionou um encontro específico que tiveram no restaurante Tiny Naylor’s, junto de dois fãs franceses.
Mais estranho ainda era o fato de que o The Cramps estava em plena atividade, fazendo shows e aparecendo regularmente na mídia. No domingo seguinte, o L.A. Times publicou uma nota na coluna de música, parafraseando Mark Twain: "Os rumores sobre a morte de Lux Interior foram grandemente exagerados."

Assim, entre o surreal e o cômico, o episódio virou uma espécie de lenda nos bastidores do punk. E, embora ninguém tenha entendido exatamente por que Joey espalhou essa informação, uma coisa é certa: Lux Interior não era um artista qualquer. Era uma força da natureza do rock, indomável até pelos boatos mais absurdos.
Fonte: "The Cramps: A Short History of Rock'n'Roll Psychosis", de Dick Porter.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps