Vocalista do Opeth relembra seu único "encontro" com Ozzy Osbourne
Por Mateus Ribeiro
Postado em 26 de julho de 2025
O lendário Ozzy Osbourne, vocalista original do Black Sabbath e da banda que leva seu nome artístico, faleceu na última terça-feira (22 de julho), aos 76 anos. Ícone absoluto do heavy metal, o cantor e compositor britânico teve a morte confirmada por meio de um comunicado oficial assinado por sua família.
Opeth - Mais Novidades
Após a divulgação da notícia, diversos nomes do rock e do metal prestaram suas homenagens. Entre eles, Mikael Åkerfeldt — vocalista e guitarrista da banda sueca Opeth — compartilhou o impacto que Ozzy e o Black Sabbath exerceram sobre sua vida e trajetória musical.
Em publicação no perfil oficial do Opeth no Facebook, Mikael contou que conheceu o som do Sabbath há mais de quatro décadas. Ele destacou que, sem a influência da banda inglesa, talvez sua relação com a música jamais tivesse se aprofundado.
"Ozzy entrou na minha vida no final dos anos 70/início dos anos 80 (não me lembro exatamente, admito) quando ouvi ‘Iron Man’ em um toca-fitas em Sörskogen/Huddinge/Estocolmo. Eu era apenas uma criança, e ‘aquela’ voz no início me deixou morrendo de medo. O Black Sabbath foi minha introdução ao rock/heavy metal e permaneceu como um companheiro para toda a vida desde então. Li algumas postagens de outros músicos e só posso concordar. Se não fosse por Ozzy e Black Sabbath, meu interesse pela música (como um todo) não teria decolado como decolou. Fiquei obcecado por eles e acho que ainda sou."
Na sequência, o músico sueco relembrou seu único "encontro" com Ozzy. Para sua frustração, não houve uma conversa entre os dois.
"Eu nunca conversei com o Ozzy pessoalmente. O contato mais próximo que tive com ele foi quando ele passou por mim em uma premiação e meio que esbarrou em mim. Lembro-me de pensar: ‘essa pode ser minha única história com o Ozzy’. Ele parecia tão iluminado e intocável só de passar por mim. Continuei procurando por ele pela sala, mas nunca tive a chance de falar com ele novamente.
Tocamos com o Black Sabbath e o Ozzy em algumas ocasiões, mas eu era muito tímido e impressionado para procurá-lo. Além disso, sua comitiva e seus aposentos particulares garantiam que ninguém pudesse se aproximar."
Por fim, Mikael exaltou a herança artística deixada por Ozzy. Em seguida, ofereceu suas condolências à família, aos amigos e colegas do Madman.
"Há muito a ser dito sobre a riqueza musical que ele espalhou pelo mundo da música, mas eu apenas repetiria o que inúmeras outras pessoas já disseram. Tudo o que sei é que o mundo ficou menor sem ele. O farol que era Ozzy Osbourne se apagou e silenciou. Felizmente, sua música permanece para nosso eterno prazer, e por isso sou muito grato [...]. Nossas mais sinceras condolências à sua família, amigos e colegas."
Nomes como Metallica, David Lee Roth, Megadeth e Cyndi Lauper, entre outros, homenagearam Ozzy Osbourne. Clique aqui para ler o que publicamos sobre a morte desse gigante do heavy metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
O melhor disco de thrash metal de cada ano da década de 90, segundo o Loudwire
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
O guitarrista americano que sozinho ofuscou todos os britânicos, segundo Carlos Santana


Opeth confirma show em São Paulo no mês de novembro
Os 11 melhores álbuns conceituais de metal progressivo, segundo a Loudwire
O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
HailMetal.com: Os cinqüenta melhores álbuns de Death Metal


