Quando um time de peso intimidou Jimi Hendrix, que foi convidado mas desistiu de tocar
Por Bruce William
Postado em 23 de julho de 2025
Quando chegou a Londres em 1966, Jimi Hendrix era apenas um guitarrista desconhecido vindo dos Estados Unidos. Trazia pouco dinheiro no bolso, mas carregava um talento que logo o colocaria no centro da cena musical britânica. Hendrix aproveitou cada chance que teve de mostrar o que sabia, impressionando plateias e músicos veteranos com seu jeito inovador de tocar guitarra.
Jimi Hendrix - Mais Novidades
Mas, em 1970, o cenário era bem diferente. Envolvido em dívidas, problemas judiciais e uma fama que já não fazia mais sentido para ele, Hendrix parecia desmotivado, tanto com a vida quanto com a própria música. Segundo o produtor Quincy Jones, essa fase acabou refletindo até nas escolhas que Hendrix fazia quando surgiam convites importantes.
Durante uma entrevista concedida à Vulture em 2018, Quincy revelou um episódio curioso envolvendo o guitarrista. Segundo ele, Hendrix chegou a ser convidado para participar das gravações do álbum "Gula Matari", mas acabou desistindo. "Era para ele ter tocado no meu álbum ["Gula Matari", gravado entre março e maio de 1970], mas ele arregou."
O motivo? Hendrix não se sentiu à vontade diante do calibre dos músicos envolvidos no projeto. "Ele ficou com medo de tocar com Toots Thielemans", contou Quincy. "Herbie Hancock, Hubert Laws, Roland Kirk... aqueles filhos da p*ta eram intimidadores! Toots foi um dos maiores solistas que já existiu. Os caras que tocavam nos meus discos eram os mais sinistros do pedaço - e Hendrix não quis tocar com eles."
Além de sua carreira como músico, Quincy Jones se notabilizou como produtor de alguns dos maiores nomes da música. Foi ele quem produziu "Thriller", o álbum mais vendido da história, e também quem ligou para Eddie Van Halen para convidá-lo a gravar a guitarra de "Beat It", um dos sucessos de Michael Jackson.
O episódio, se acreditarmos no relato de Quincy - quem somos nós pra duvidar, né? - mostra um lado pouco conhecido de Hendrix: o do músico que, em meio a problemas pessoais e ao desgaste da carreira, acabou se intimidando diante de um grupo que reunia alguns dos maiores nomes do jazz e da música instrumental. Um contraste curioso para quem sempre parecia imbatível em cima de um palco.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
Jinjer, In Flames e Killswitch Engage confirmados no Bangers Open Air, afirma jornalista
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
A banda que ajudou o Metallica a não acabar após "St. Anger, segundo Lars Ulrich
As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
Perda de visão faz Ian Gillan considerar possibilidade de aposentadoria
A caótica origem do Mastodon, uma das bandas mais importantes do metal contemporâneo
Filho de Steve Harris é forçado a parar de tocar devido a problema de saúde
A única música do Pearl Jam que não tem Eddie Vedder nos vocais
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
Os lendários músicos com quem Jimi Hendrix ficou com medo de tocar, segundo Quincy Jones
As duas músicas que Bruce Dickinson usa para explicar o que é rock and roll
O guitarrista que Roger McGuinn colocou no mesmo nível de Jimi Hendrix
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
O guitarrista que é o melhor da história e supera Jimi Hendrix, segundo Steve Vai
A clássica do rock que Sammy Hagar chamou de "uma das piores gravações de todos os tempos"
A banda mais inovadora para Geddy Lee; "Houve muitos imitadores, mas nada chega perto"
O guitarrista que Steve Vai diz que nem Jimi Hendrix conseguiria superar
VH1: os 100 melhores álbuns de rock segundo a emissora
Bandas com formações em que todos os músicos já morreram


