Eric Clapton responde quem considerava seu concorrente antes de Jimi Hendrix
Por André Garcia
Postado em 15 de novembro de 2023
Em 1966, Eric Clapton já era apelidado como Deus por pichações de seus fãs por Londres. Até que um belo dia surgiu o então anônimo Jimi Hendrix e o superou fazendo com sua guitarra coisas até então consideradas impossíveis.
Ambos tinham grande admiração mútua, e dali surgiu uma grande amizade, mas também uma grande (e saudável) rivalidade. Um inspirava e motivava o outro a se superar, a dar um passo além de seus horizontes.
Em entrevista de 2016 para a Classic Rock, o Slow Hand relembrou quem ele via como concorrente antes de Hendrix ter desembarcado em Londres pela primeira vez.
"Eu não via ninguém como concorrência. Na verdade, a única pessoa da qual eu estava realmente consciente [...] era Albert Lee. [...] Albert para mim era um cara muito interessante, porque ele era um devoto (e ainda é) dos Everly Brothers, e, portanto, do rockabilly. Jimmy Bright e Speedy West também eram seus heróis, e aquilo é tocar um country virtuoso de verdade."
"Aqueles caras tocaram com Tennessee Ernie Ford. E ainda assim ele estava tocando em uma banda de R&B com um cantor de soul. Eu achava tudo aquilo muito interessante e atraente. Ele tinha um toque incrível. Então, se havia alguém em quem eu realmente estava interessado na época, era ele."
"Eu nem sabia sobre Jeff Beck [ter me substituído] quando saí dos Yardbirds. Fui vê-lo tocar em um clube com The Tridents e foi ótimo. Sem dúvida, ele era [...] um pioneiro, mas não me emocionou profundamente. Eu não gostei da direção que os Yardbirds tomaram, naquela coisa estranha de pop que fizeram. Era uma direção diferente de onde eu queria ir, com certeza."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps