O último álbum "de verdade" do Pink Floyd, de acordo com Roger Waters
Por Bruce William
Postado em 19 de julho de 2025
Na visão de Roger Waters, o Pink Floyd deixou de ser uma banda muito antes do público perceber. Em entrevista de 1992 à Musician, ele explicou por que considera Wish You Were Here - lançado em 1975 - o último álbum verdadeiro do grupo. Nas palavras dele: "Depois disso, não éramos mais uma banda.
Pink Floyd - Mais Novidades
Segundo Waters, o disco ainda carregava a energia criativa dos integrantes, mesmo com as tensões internas já visíveis. Parte das músicas falava sobre Syd Barrett, mas, para ele, o tom geral do álbum refletia um sentimento mais amplo: o distanciamento entre os próprios membros da banda. "Acho que 'Wish You Were Here' foi escrito, em parte, sobre o Syd, mas principalmente sobre essa ausência de um em relação ao outro e da banda como um todo", afirmou.
Quando chegou a hora de "The Wall", lançado em 1979, Waters enxergava o trabalho quase como um projeto pessoal. "'The Wall' foi meu disco - e 'The Final Cut' também. Quem tocou ou deixou de tocar nele, tanto faz." Apesar de reconhecer que David Gilmour contribuiu com ótimos riffs, como "Run Like Hell" e a introdução de "Young Lust", ele deixou claro que o controle criativo era todo seu.
Waters ainda ressaltou a importância de Bob Ezrin na produção de "The Wall", dizendo que o produtor foi mais relevante para o resultado final do que qualquer outro integrante do Pink Floyd. "Ele e eu fizemos o disco juntos. Ele foi uma grande ajuda. O Rick já estava fora do radar naquela época."
Na sua leitura, o Pink Floyd continuou como nome, mas a essência da banda já tinha acabado muito antes. E, pelo jeito, essa é uma das poucas histórias que Waters nunca viu necessidade de suavizar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Dennis Stratton se manifesta sobre entrada do Iron Maiden no Hall of Fame
Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
Os 10 músicos do Iron Maiden indicados ao Rock and Roll Hall of Fame
O melhor riff de guitarra criado pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Steve Harris esclarece que Iron Maiden não participou da produção de documentário
Hamburgueria que atendeu o Guns N' Roses em Porto Alegre fixa pedido da banda no cardápio
O conselho que Aquiles Priester deu a Ricardo Confessori na época do "Fireworks"
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Dave Mustaine diz que influenciou todas as bandas do Big Four do thrash metal
Iron Maiden é confirmado no Hall da Fama do Rock; Bruce Dickinson vai aceitar a homenagem?

Pink Floyd anuncia coletânea com versão rara de "Pigs on the Wing"
O músico que Roger Waters não queria que subisse ao palco por não ser famoso
Roger Waters procura vocalista para banda cover de Pink Floyd do filho
As 11 melhores músicas lançadas em 1973, de acordo com a Classic Rock
Como uma mesma multa de estacionamento inspirou os Beatles e o Pink Floyd ao mesmo tempo
Os 100 melhores discos dos anos 70, segundo a Ultimate Classic Rock
Dez clássicos do rock com vocais terríveis, segundo site britânico
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
Roger Waters nunca teve paciência para rock "barulhento"; "algumas pessoas são e elas adoram"
Bandas: As maiores da história do rock segundo os audiófilos
"Depressivo e entediante"; o álbum do Pink Floyd que David Gilmour não conseguiu ouvir


