As bandas em que Brian May gostaria de tocar se o Queen não existisse; será que seria aceito?
Por Bruce William
Postado em 15 de julho de 2025
Não é todo dia que um dos guitarristas mais celebrados do rock resolve imaginar em voz alta como teria sido sua carreira se não tivesse feito parte da própria banda. Mas foi exatamente isso que Brian May respondeu ao ser perguntado sobre qual grupo ele escolheria, caso o Queen não tivesse existido.
Queen - Mais Novidades
A pergunta foi feita em uma sessão de perguntas e respostas para The Guardian. "Provavelmente os Beatles", respondeu Brian, emendando em seguida um comentário que mostra o quanto a criatividade da banda de Liverpool sempre o fascinou:
May contou que ficou tocado ao assistir a série "Get Back", sobre as sessões dos Beatles. "Fiquei um pouco triste vendo o primeiro episódio, porque me lembrou de nós - às vezes o Queen em estúdio era assim: 'Estamos aqui, e as coisas não estão se encaixando'. Achei que eles estavam num momento doloroso. Mas no segundo episódio, senti que eles estavam realmente se reencontrando. Aquilo é um manual de como estar em um estúdio."
Mas os Beatles não foram a única banda que Brian May citou como sonho distante. "Se não fossem os Beatles, poderia ter sido o Led Zeppelin. Se eles me deixassem entrar." O tom da frase diz muito: meio brincadeira, meio admiração.
Quando o assunto virou para colaborações, Brian também revelou um arrependimento. Não por ter recusado algo, mas por não ter tido oportunidade de dividir estúdio com um certo ex-Beatle. "Raramente recuso uma colaboração. Mas me arrependo de não ter tido a chance de trabalhar com John Lennon." Ele explicou que achava Lennon um daqueles parceiros que forçavam o melhor do outro músico, alguém que empurrava e puxava, desafiava e inspirava, como acontecia com o próprio Queen. "Acho que a gente teria se dado bem. Eu teria que trabalhar muito pra acompanhar e confiar nos meus instintos. Consigo imaginar a gente se entendendo."
Entre sonhos não realizados e parcerias que nunca aconteceram, Brian May deixou claro que, para ele, música sempre foi mais do que tocar guitarra, era estar perto de quem fazia arte de verdade. Seja nos Beatles, no Zeppelin ou no Queen.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
O álbum do U2 que para Bono não tem nenhuma música fraca, mas também é difícil de ouvir
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
Andreas Kisser participa de novo álbum do Bruce Dickinson - sem tocar guitarra
O dia que Kiko Loureiro respondeu a quem o acusou de tocar errado clássico do Megadeth
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
"Não soa como Megadeth", diz David Ellefson sobre novo álbum de sua antiga banda
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
A música surpreendente que "peitou" o sucesso do grunge no início dos anos 90
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
O disco dos anos 1980 que foi muito influente para Metallica e Megadeth, segundo Dave Mustaine
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden

Roger Taylor, baterista do Queen, lança o single solo "Chumps"
A "brilhante ideia" de Freddie Mercury que o Queen fez de conta que levou a sério - só que não
Brian May indica que Queen não fará mais shows nos Estados Unidos; "Um lugar perigoso"
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
O guitarrista que Brian May diz ter inventado "um gênero inteiro" a partir do zero
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Max Cavalera só curtia futebol até ver essa banda: "Virei roqueiro na hora"
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
Quando Kiss e Queen decepcionaram, mas o AC/DC salvou a lavoura
Sérgio Moro elege banda clássica de Rock como sua favorita
A clássica música do Queen que Brian rejeitava pois pressentia a tragédia de Freddie


