A guitarra que Eddie Van Halen foi proibido de tocar: "Parecia um moleque magrelo"
Por Gustavo Maiato
Postado em 14 de julho de 2025
Nem mesmo gênios escapam de fases esquisitas. Antes de se tornar o titã da guitarra que redefiniu o rock dos anos 1980, Eddie Van Halen passou por momentos em que ainda tateava sua identidade visual e sonora. Um desses episódios curiosos foi lembrado em entrevista concedida à revista Guitar Player em 1980, quando Eddie contou sobre a época em que tocava com uma Gibson ES-335. As entrevistas foram compiladas pela Far Out.

A ES-335, modelo clássico usado por nomes como B.B. King e Chuck Berry, não combinava nem um pouco com o som pesado e a atitude de palco que o Van Halen viria a imortalizar. O próprio Eddie admitiu que "soava bem", mas a imagem era outro problema. "Os caras diziam: ‘Você é rock and roll, não é o Roy Orbison. Ou arranja uns óculos escuros ou troca essa guitarra’", lembrou ele com bom humor.
A pressão do grupo — e talvez uma pitada de bom senso — fez com que Eddie abandonasse o instrumento. "Tinha esse moleque magrelo tocando uma guitarra tipo a do Ted Nugent", recordou. O resultado foi a troca da ES-335 por uma Les Paul, passo intermediário antes de criar suas próprias guitarras modificadas, como a lendária Frankenstrat.
Apesar da aparência sempre tranquila e do jeito avesso ao estrelato, Eddie era um experimentador nato. Steve Lukather, guitarrista do Toto e amigo próximo, o definiu bem ao dizer que ele "era só um cara humilde que gostava de mexer nas coisas e fazer diferente". Essa mentalidade o levou a criar sons e técnicas que ninguém havia tentado antes, como o tapping popularizado com "Eruption".
Tony Iommi, do Black Sabbath, uma vez disse que Eddie tocava coisas "que eu nunca tinha visto antes". De fato, essa vontade de sair do comum é o que transformou Eddie em lenda — mesmo que, no começo, ele quase tenha seguido por um caminho bem diferente, com uma guitarra de visual, digamos, ortodoxo demais. Como o próprio Eddie resumiu certa vez: "Comecei a fuçar nas coisas porque não gostava da ideia de ter o setup padrão de astro do rock". A rebeldia, como sempre, mora nos detalhes.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Linkin Park anuncia álbum ao vivo registrado em São Paulo
Glenn Hughes anuncia afastamento da carreira como artista de palco
Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
Mick Jagger não volta atrás após crítica aos Beatles: "Às vezes eu digo a verdade"
A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
Steve Harris defende o criticado álbum do Iron Maiden que foi gravado num celeiro
Os melhores filmes de todos os tempos, na opinião de Zakk Wylde
O campeão mundial de Fórmula 1 que gravou solo de guitarra em música do Def Leppard
Kelly Osbourne cobra pensão de Sid Wilson, ex-companheiro e talvez ex-Slipknot
James Hetfield relembra os excessos dos anos 80 e a convivência turbulenta com Lars Ulrich
O vocalista que precisou terminar as gravações de um álbum deitado por causa de uma lesão
Nando Reis explica por que decidiu parar de falar sobre política: "Me ferrei muito"
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto



O melhor solo do guitarrista Eddie Van Halen, segundo a Classic Rock
O rival que Eddie Van Halen achava sem feeling: "Será que é assim que me enxergam?"
A melhor música do Van Halen, de acordo com a Classic Rock
A maior música de hard rock da história, conforme Gene Simmons
10 álbuns dos anos 70 abriram caminho para o heavy metal nos anos 80
O hit que Gene Simmons considera o auge do hard rock: "Não existe nada melhor"
O disco dos anos 70 que David Ellefson comprou por conta da capa
A banda que antecipou o Van Halen e quase virou o Led Zeppelin dos EUA
A diferença entre Yngwie Malmsteen e Eddie Van Halen e Jimi Hendrix, segundo Regis Tadeu
O dia que Eddie Van Halen foi visitar David Coverdale e deu de cara com Jimmy Page


