As únicas bandas de thrash metal que Jason Newsted ouvia em 1991
Por Mateus Ribeiro
Postado em 05 de julho de 2025
Jason Newsted é um nome consolidado no universo da música pesada. Nascido em 1963, ele foi baixista do Flotsam and Jetsam e participou da gravação do debut da banda, "Doomsday for the Deceiver", lançado em julho de 1986. Poucos meses depois, teve sua grande chance ao ser escolhido para substituir Cliff Burton no Metallica, após o trágico acidente que tirou a vida do lendário músico.
Metallica - Mais Novidades

Durante sua passagem pelo Metallica, Newsted gravou cinco álbuns de estúdio, com destaque para o autointitulado de 1991, popularmente conhecido como "Black Album". O trabalho marcou uma guinada sonora do grupo, com composições mais cadenciadas e melodias mais acessíveis. A mudança dividiu opiniões, mas se mostrou acertada: o disco vendeu mais de 30 milhões de cópias ao redor do mundo.
Não é exagero dizer que, naquele momento, o Metallica se distanciava do thrash metal que o consagrou. Curiosamente, o mesmo parecia acontecer com Jason Newsted em sua vida pessoal. Durante entrevista à revista Bizz, publicada em outubro de 1991, ele revelou que ouvia pouca coisa dentro do universo headbanger.

"Meus discos prediletos? O novo de Ziggy Marley, ‘Jahmekya’. ‘The Early Years’, do Tom Waits, ‘Legend’, do Bob Marley... gosto de tudo do Bob Marley. Thin Lizzy, ‘Bad Reputation’, ‘Standing My Ground’, do Clarence Gatemouth Brown. E qualquer coisa da Motown: Jackson Five, Temptations, etc. As únicas bandas pesadas que ouço são o Sacred Reich e o Vio-lence. Talvez se eu ouvir mais o Sepultura, eles entrem na lista."
Sacred Reich e Vio-lence são nomes respeitados do thrash metal underground, embora não tenham alcançado o mesmo reconhecimento comercial de titãs como Slayer ou Megadeth. A primeira, formada no Arizona, tem como destaques o EP "Surf Nicaragua" (1988) e o disco "The American Way" (1990). Já a segunda, oriunda da Bay Area, é mais lembrada por "Eternal Nightmare" (1990) — trabalho que ajudou a consolidar sua reputação e contou com Robb Flynn, futuro líder do Machine Head, entre seus integrantes.

Quanto ao Sepultura, o vínculo com Newsted se fortaleceu ao longo dos anos. O baixista chegou a colaborar com a banda brasileira no disco "Against" (1998), o primeiro lançamento do grupo após a saída de Max Cavalera. Mesmo que em 1991 ainda estivesse apenas "considerando" ouvi-los mais, a conexão acabou se concretizando com o tempo.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps