Como Jason Newsted conseguiu o emprego de baixista do Metallica, segundo o próprio
Por Gustavo Maiato
Postado em 28 de junho de 2025
Jason Newsted foi de fã a integrante do Metallica em um dos momentos mais difíceis da banda. Em 1986, após a morte trágica do baixista Cliff Burton em um acidente de ônibus, o grupo precisava de um novo integrante — e, mais do que isso, de alguém capaz de suportar a pressão emocional e técnica de substituir uma lenda do heavy metal.
Metallica - Mais Novidades
Conforme revelou James Hetfield em entrevista resgatada por Tim Coffman, da Far Out Magazine, a audição para o posto não foi nada amigável. "Se o cara não tinha a aparência certa, plugavam o baixo por 20 segundos e diziam ‘Próximo’. Era frio, e eu estava tremendo", contou Newsted sobre o processo seletivo.
Mesmo assim, o ex-integrante do Flotsam and Jetsam chegou preparado. A prova de fogo veio logo de cara: Master of Puppets, uma das músicas mais complexas do repertório da banda. "Sabíamos já na primeira música se o candidato era o certo ou não, e ‘Master’ é ótima porque é sombria e tem muitas mudanças", disse Hetfield.
Newsted não apenas sobreviveu à audição como se destacou. Segundo Coffman, o músico sempre tratou sua entrada como uma homenagem a Burton, seu ídolo. Evitou soar como alguém tentando apagar o passado. Pelo contrário: fazia questão de incluir trechos de "Orion" em seus solos, como forma de manter vivo o legado do antecessor.
A comparação entre os dois baixistas nunca deixou de existir. Enquanto Burton era conhecido por improvisar e variar sua execução a cada apresentação, Newsted trouxe precisão e consistência. Ambos tinham estilos distintos, mas igualmente relevantes para a sonoridade do grupo.
Mais tarde, Newsted também deixou sua marca. Músicas como "Blackened" evidenciam seu talento e mostram que, apesar da sombra de Burton, ele ajudou a elevar o Metallica a um novo patamar. Como observou Coffman, "igualar Burton nota por nota era mais do que reverência — era um passo para tornar a banda ainda maior".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 clássicos do rock cujas letras envelheceram mal
Nazareth abre a turnê brasileira em Vitória com clássicos de cinco décadas
Jennifer Finch, baixista da L7, morre aos 59 anos devido a um câncer cerebral
Quando Robert Plant enquadrou uma banda por plágio e levou o troco na mesma hora
A música do Toto que se tornou trilha sonora do vôlei na Rede Globo
Malcolm e Angus Young explicam por que o AC/DC não desistiu após morte de Bon Scott
A canção de Alice Cooper que ajudou a mudar os rumos do rock nos anos 70
A música de Bruce Dickinson que tem riff no estilo Scorpions
O dia em que Ozzy Osbourne entrou em um protesto contra ele mesmo e ninguém percebeu
Mick Box, guitarrista do Uriah Heep, conta como Brexit dificultou tudo para bandas britânicas
A banda que vendeu milhões nos anos 70 e hoje não aparece nas listas de rock clássico
Com Corey Glover (Living Colour) nos vocais, One Tribe Nation lança cover do Black Sabbath
Rachel Bolan, do Skid Row, comenta sua relação com o punk rock: "Uma influência enorme"
Mick Jagger e Keith Richards aprovam o uso de IA para fazer música, mas com uma condição
A influência de Bon Scott em "Back in Black" (AC/DC) segundo Angus Young

Como foi gravar músicas do Rainbow com o Dio, segundo James Hetfield do Metallica
O que as principais bandas de rock/metal faziam quando o Brasil foi penta?
A música que fez James Hetfield sair da zona de conforto como vocalista
Jason Newsted reconhece ter caído em "depressão severa" com diagnóstico de câncer
Mbappé, Messi, Haaland, Kane e Neymar: qual banda de metal representa cada um?
Dave Mustaine diz que releitura de "Ride the Lightning" exigiu muito da sua capacidade vocal
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
5 hits que quando tocam no show todo fã de rock vai pegar cerveja ou ir ao banheiro
O disco ideal para começar a ouvir heavy metal, segundo o WatchMojo
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
Quando Ronnie James Dio listou suas cinco canções de rock favoritas
A faixa do Metallica que Lars Ulrich não curte e não quer mais ouvir


