Como Jason Newsted conseguiu o emprego de baixista do Metallica, segundo o próprio
Por Gustavo Maiato
Postado em 28 de junho de 2025
Jason Newsted foi de fã a integrante do Metallica em um dos momentos mais difíceis da banda. Em 1986, após a morte trágica do baixista Cliff Burton em um acidente de ônibus, o grupo precisava de um novo integrante — e, mais do que isso, de alguém capaz de suportar a pressão emocional e técnica de substituir uma lenda do heavy metal.
Metallica - Mais Novidades
Conforme revelou James Hetfield em entrevista resgatada por Tim Coffman, da Far Out Magazine, a audição para o posto não foi nada amigável. "Se o cara não tinha a aparência certa, plugavam o baixo por 20 segundos e diziam ‘Próximo’. Era frio, e eu estava tremendo", contou Newsted sobre o processo seletivo.
Mesmo assim, o ex-integrante do Flotsam and Jetsam chegou preparado. A prova de fogo veio logo de cara: Master of Puppets, uma das músicas mais complexas do repertório da banda. "Sabíamos já na primeira música se o candidato era o certo ou não, e ‘Master’ é ótima porque é sombria e tem muitas mudanças", disse Hetfield.
Newsted não apenas sobreviveu à audição como se destacou. Segundo Coffman, o músico sempre tratou sua entrada como uma homenagem a Burton, seu ídolo. Evitou soar como alguém tentando apagar o passado. Pelo contrário: fazia questão de incluir trechos de "Orion" em seus solos, como forma de manter vivo o legado do antecessor.
A comparação entre os dois baixistas nunca deixou de existir. Enquanto Burton era conhecido por improvisar e variar sua execução a cada apresentação, Newsted trouxe precisão e consistência. Ambos tinham estilos distintos, mas igualmente relevantes para a sonoridade do grupo.
Mais tarde, Newsted também deixou sua marca. Músicas como "Blackened" evidenciam seu talento e mostram que, apesar da sombra de Burton, ele ajudou a elevar o Metallica a um novo patamar. Como observou Coffman, "igualar Burton nota por nota era mais do que reverência — era um passo para tornar a banda ainda maior".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Black Label Society confirma shows no Brasil e apresentação exclusiva do Zakk Sabbath
A banda que Jack Black diz que destruiu o rock por ser grande demais
Angra confirma mais um show da turnê de 30 anos de "Holy Land", agora em Belo Horizonte
A única banda que uma criança precisa ouvir para aprender rock, segundo Dave Grohl
Joe Lynn Turner conta como foi se livrar da peruca aos 70 anos
Ela é vigária, grava com o Dragonforce e quer o Iron Maiden tocando em sua igreja
Ferraris, Jaguars e centenas de guitarras: quando astros do rock transformaram obsessões em estilo
Geddy Lee ficou enojado com bateristas se oferecendo ao Rush após morte de Neil Peart
O guitarrista "bom demais" para ter hit, segundo Blackmore; "jeito muito especial de tocar"
A atual opinião de Tarja Turunen sobre turnê de reunião com Nightwish e Marko Hietala
Álbum perdido do Slipknot ganha data de lançamento oficial
Slayer vem ao Brasil em dezembro de 2026, segundo José Norberto Flesch
Com ex-membros do Evanescence, We Are the Fallen quer retomar atividades
A curiosa origem do nome artístico de Rafael Bittencourt, segundo o próprio
O álbum que quase enterrou o Black Sabbath, até que Ozzy voltou e salvou a banda
Os 20 melhores discos de heavy metal lançados em 1997, segundo a Louder Sound
De Metallica a Ramones: como "Os Simpsons" virou um dos maiores palcos do rock na cultura pop
Será que é tão difícil assim respeitar o gosto musical alheio?
Solo de guitarra de "One" surgiu "do nada", segundo Kirk Hammett
Por que "Load" foi (e a ainda é) rejeitado por alguns fãs do Metallica?
O motivo pelo qual Kirk Hammett gosta de tocar o solo de "Fade to Black" nos shows do Metallica
As 5 músicas pesadas preferidas de Mille Petrozza, frontman do Kreator
O disco do Metallica que transformou Lars Ulrich em inimigo eterno
A atual opinião de Jason Newsted sobre o baixo de "...And Justice for All'?" do Metallica
Jason Newsted não quer que "...And Justice For All" seja remixado
Ex-baixista do Metallica insinua que Mustaine mentiu ao falar que era o machão da banda
A sensata estratégia de James Hetfield para não deixar fama subir à cabeça


