O álbum do Led Zeppelin que Jimmy Page considera perfeito: "Um clássico absoluto"
Por Gustavo Maiato
Postado em 29 de setembro de 2025
Entre as incontáveis contribuições do Led Zeppelin para o rock, há um álbum em especial que até Jimmy Page coloca em um pedestal. Embora a banda tenha atravessado fases distintas - indo do blues pesado ao experimentalismo de "Houses of the Holy" e à grandiosidade de "Physical Graffiti" - o guitarrista reconhece que um de seus trabalhos simplesmente não tem pontos fracos: o lendário "Led Zeppelin IV", de 1971.
O disco, que não traz o nome da banda na capa, foi uma resposta direta às pressões da gravadora. O quarteto preferiu deixar que a música falasse por si, e o resultado foi um alinhamento raro de criatividade, ousadia e energia. O álbum reúne apenas oito faixas, mas todas elas carregam um peso histórico que o coloca entre os maiores registros de rock já feitos.

Page destacou o caráter irretocável da obra em entrevistas passadas: "Acho que cada faixa se provou um clássico absoluto. Nos ensaios, Robert Plant ficou muito quieto enquanto escrevia a maior parte das letras; depois, simplesmente soltou a voz", recordou o guitarrista (via Far Out).
"Led Zeppelin IV" e Jimmy Page
De acordo com Tim Coffman, que assina a matéria, o repertório equilibra tributos ao blues tradicional, como em "When the Levee Breaks", e composições autorais que se tornaram hinos universais. "Stairway to Heaven" e "Black Dog" são os cartões de visita do álbum, mas Page faz questão de lembrar que até faixas menos celebradas, como "Four Sticks" e "Misty Mountain Hop", revelam lados ousados e pouco convencionais da banda.
"A força do disco se mede também pelo impacto imediato: o riff de 'Rock and Roll', a intensidade crescente de 'Stairway to Heaven' e a atmosfera mística de 'The Battle of Evermore' fizeram dele um registro que transcendeu sua época. Não à toa, é citado como o momento em que o Led Zeppelin capturou a perfeição em estúdio", conclui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden - A melhor música de "Brave New World", segundo o Heavy Consequence
Iron Maiden anuncia o documentário "Burning Ambition", celebrando seus 50 anos
Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
A banda que o Metallica disse nunca mais querer levar para a estrada de novo
Angra fará show especial em São Paulo no dia 29 de abril; Rebirth será tocado na íntegra
50 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em março
Pacote VIP para show do Rush custa mais de 14 mil reais
O álbum que define o heavy metal, na opinião do vocalista do Opeth
Como Regis Tadeu ganharia o respeito de Bruce Dickinson em entrevista, segundo o próprio
Rush está ensaiando cerca de 40 músicas para sua próxima turnê
A melhor faixa de "Senjutsu", segundo o Heavy Consequence
Ao ser acordada ao som de Sepultura, participante do BBB tem reação inesperada
O melhor álbum do Judas Priest, de acordo com o Loudwire
Os dois músicos que Frank Zappa criticava bastante: "Erravam o tempo todo"
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra



A música que Jimmy Page precisava que fosse sucesso para ele salvar sua carreira
Youtuber viraliza ao eleger o melhor guitarrista de cada década - e internet não perdoa
O primeiro solo de guitarra que Jimmy Page ouviu na vida, e que ele levou até "Stairway"
A banda que tinha música, tinha talento... mas não tinha o "pacote" do Led Zeppelin
O disco clássico que fez Steve Vai começar a tocar guitarra
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Filmagem rara do Led Zeppelin em 1972 é disponibilizada online
A melhor música do Led Zeppelin de todos os tempos, segundo Ozzy Osbourne
A banda dos anos 80 que Jimmy Page disse definir "o que é rock'n'roll"
Quando Chris Cornell temeu que o Soundgarden fosse comparado com Black Sabbath ou Led Zeppelin
O hino do Rock que Max Cavalera odiava e só foi compreender quando ficou velho
O álbum do Led Zeppelin que Robert Plant despreza: "Não tive nada a ver com aquilo"


