A música "raivosa" do Genesis que ganhou versão de pioneiro do death metal melódico
Por Mateus Ribeiro
Postado em 10 de setembro de 2025
O Genesis passou por uma profunda reinvenção ao longo de sua trajetória. Nos anos 70, com Peter Gabriel nos vocais, o grupo se consolidou como uma das maiores forças do rock progressivo. Na década seguinte, quando o baterista Phil Collins virou o vocalista, a banda britânica se transformou em um gigante do pop-rock.
Uma das grandes canções do Genesis cantada por Collins é "Land of Confusion", presente no álbum "Invisible Touch" (1986). A faixa foi tema de uma entrevista concedida em 2017 por Mike Rutherford, baixista e guitarrista do grupo, ao site Songfacts.


Segundo Rutherford, embora lançada em 1986, "Land of Confusion" permanecia atual décadas depois. Questionado sobre alguma obra "profética" do Genesis, ele citou o icônico videoclipe da música, relacionando-o a líderes políticos controversos.
"A música que eu lembro no momento é ‘Land Of Confusion’, porque desde que o Trump [atual presidente dos EUA] assumiu eu me lembro daquele vídeo (...). A cena final mostra Reagan [ex-presidente dos EUA] olhando para a parede atrás de sua cama e há dois botões, um dizendo ‘enfermeira’ e outro dizendo ‘bomba nuclear’. É um momento meio estranho, não é? Algumas coisas pareciam muito relevantes."

Em outro ponto da entrevista, Rutherford foi convidado a escolher qual música do Genesis apresenta seu melhor trabalho. Ele citou "Land of Confusion" e a classificou como "raivosa".
"Eu escrevi essa letra e acho que ela se destaca bem até hoje (...). Eu sempre evitei fazer o que chamo de uma canção ‘moralista’, uma canção de protesto, mas essa pareceu funcionar. Talvez porque a música era bem raivosa, isso a fez funcionar."

"Land of Confusion" se tornou um hit do Genesis. No início dos anos 2000, a música ganhou uma releitura moderna e pesada assinada pelo In Flames, grupo sueco considerado um dos pioneiros do death metal melódico. A versão, que pode ser ouvida no player abaixo, foi lançada como faixa-bônus de "Reroute to Remain" (2002).

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps