O cantor que muitos achavam imitar Robert Plant, que passava pano para ele
Por Bruce William
Postado em 01 de setembro de 2025
Quando se fala em vozes que fizeram o rock ser o que conhecemos, Robert Plant ocupa um espaço especial. Sua chegada ao Led Zeppelin, no fim dos anos 1960, não apenas deu forma a uma das maiores bandas da história, como ajudou a definir os rumos que o hard rock tomaria ao longo dos anos. A potência e a versatilidade de seu timbre transformaram-no em referência imediata e, inevitavelmente, apareceram os "sósias" tentando cantar no mesmo registro, tentando ocupar o mesmo território.
Led Zeppelin - Mais Novidades
Curiosamente, o próprio Plant jamais demonstrou ressentimento por isso. Vindo das Midlands, distante do circuito musical de Londres, ele parecia improvável para os padrões da época. Até então, o jovem músico conciliava a paixão pelo canto com a formação em contabilidade, que servia como plano B. Tudo mudou quando Jimmy Page o ouviu interpretar "Somebody to Love", do Jefferson Airplane, e ficou tão impressionado que decidiu levá-lo para o Zeppelin sem pensar duas vezes.
O impacto foi tão grande que, quando o Deep Purple trouxe David Coverdale em 1973, muita gente achou que a banda estava atrás de um "clone" de Plant. As comparações pipocaram desde o início e ganharam ainda mais peso quando Coverdale se juntou a Jimmy Page nos anos 1990. Para alguns, parecia o roteiro pronto para uma treta de proporções épicas.
Esse cenário poderia facilmente ter se transformado em rivalidade, já que muitos diziam que David simplesmente imitava o vocalista do Led. Só que Plant nunca entrou nessa. Em vez de esbravejar contra o suposto imitador, preferiu baixar a bola e dizer que eles apenas beberam das mesmas fontes. "Acho que David e eu viemos de situações diferentes, mas ouvimos as mesmas coisas tantas vezes que acabamos interpretando da mesma maneira", explicou em fala reproduzida na Far Out, praticamente passando pano para o colega e evitando qualquer clima de rivalidade.
No fim das contas, Plant resumiu com um elogio sem firulas: "Acho que ele é tranquilo, um bom sujeito, bom cantor." Simples assim. Para quem esperava faísca, ganhou foi um banho de água fria - Plant escolheu rir por dentro em vez de entrar no jogo da comparação.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



AC/DC confirma show único no Brasil em São Paulo para fevereiro
Show do AC/DC em São Paulo será realizado no MorumBIS; Pretty Reckless fará a abertura
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
A banda brasileira que está seguindo passos de Angra e Sepultura, segundo produtor
Mais um show do Guns N' Roses no Brasil - e a prova de que a nostalgia ainda segue em alta
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
Como era sugestão de Steve Harris para arte de "Powerslave" e por que foi rejeitada?
As músicas do Iron Maiden que Dave Murray não gosta: "Poderia ter soado melhor"
Dois fãs tumultuam show do Metallica e vão em cana enquanto a banda continua tocando
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
Greyson Nekrutman mostra seu talento em medley de "Chaos A.D.", clássico do Sepultura
Ramones e a complexidade técnica por trás da sua estética
O artista que Neil Peart se orgulhava de ter inspirado
A música com que Robert Plant conquistou Jimmy Page em seu teste para o Led Zeppelin
O maior baterista de todos os tempos para Phil Collins; "nunca tinha visto nada parecido"
A única música do Led Zeppelin que Geddy Lee conseguia tocar: "Padrão repetitivo"
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Robert Plant revela o último álbum do Led Zeppelin que ele achava ter sido bom
3 bandas clássicas que felizmente mudaram de nome antes de fazer sucesso
PETA pede que Robert Plant mude de nome para promover causa animal
A banda grunge que para Bruce Dickinson era o "Led Zeppelin dos tempos modernos"
O melhor riff de guitarra de Jimmy Page no Led Zeppelin, segundo Robert Plant
Top 500: as melhores músicas de todos os tempos segundo a Rolling Stone


