A banda que Paul McCartney queria ser no começo dos 70's mas não conseguiu
Por Bruce William
Postado em 01 de setembro de 2025
Quando os Beatles encerraram as atividades em 1970, Paul McCartney parecia ter tudo para seguir com confiança inabalável. Afinal, tinha acabado de sair da maior banda do mundo, com uma carreira marcada por discos que mudaram a música popular. Mas o início da década trouxe novos ventos, e McCartney percebeu que não estava mais ditando as regras: agora precisava correr atrás.
Paul McCartney - Mais Novidades
Enquanto estruturava o Wings, seu novo grupo, Paul via nomes como Led Zeppelin, Fleetwood Mac e, sobretudo, Pink Floyd, explorando sonoridades e palcos de maneiras que os Beatles nunca haviam levado tão longe. O próprio McCartney reconheceu que, após o fim da experiência ao vivo dos Beatles em 1966, havia ficado para trás no quesito espetáculo. Ele admitiu, em fala publicada na Far Out: "Estávamos entrando num período em que os shows usavam iluminação teatral e efeitos de palco variados. Bandas como o Pink Floyd estavam fazendo apresentações espetaculares."
Essa percepção ficou ainda mais clara em 1973. Enquanto o Wings trabalhava em "Red Rose Speedway", o Pink Floyd lançava "The Dark Side of the Moon", um disco que redefinia o que era possível dentro da música psicodélica. McCartney não escondeu a admiração: "O Pink Floyd fez alguns ótimos discos nos anos 1970. 'Dark Side of the Moon' saiu em 1973, e teria sido natural para o Wings fazer algo nesse estilo. Muitas bandas tentaram."
O impacto foi tão grande que Paul até chegou a ver trechos do álbum antes do lançamento. Na época, Wings e Pink Floyd estavam gravando em Abbey Road, e os músicos dividiram entre si algumas sessões privadas. Ainda assim, só ouvindo o trabalho completo foi possível entender a dimensão da obra.
Décadas depois, McCartney voltou ao assunto ao comentar sobre "Morning Phase", de Beck, vencedor do Grammy de 2015: "Parece muito com um disco do Floyd. Eu ouvi e pensei: 'isso deve muito ao Pink Floyd'. O mundo deles era quase extraterrestre, um lugar bom de visitar."
Apesar das tentativas de incorporar teatralidade nos shows do Wings - incluindo projeções gigantes de personagens de quadrinhos como Magneto e Titanium Man - McCartney nunca alcançou o mesmo patamar de espetáculo que o Pink Floyd. Ele dominava o formato de canções, mas a atmosfera cósmica e o impacto de "Dark Side of the Moon" estavam além de qualquer imitação possível.
O resultado é que Paul seguiu sua trilha com o Wings, alcançando sucessos próprios, mas sempre reconhecendo que a banda de David Gilmour e Roger Waters havia aberto um portal único nos anos 70. Um portal que nem mesmo um ex-Beatle conseguiu atravessar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
Stranger Things trouxe outro clássico do metal em tributo a Eddie Munson
Nervosismo, exaustão e acidente marcaram primeiro show oficial de Nick Menza com o Megadeth
O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
Nita Strauss anuncia gravidez do primeiro filho; "2026 vai ser o melhor ano"
O categórico argumento de Regis Tadeu para explicar por que Jimi Hendrix não é gênio
Tony Iommi faz um balanço do ano que passou e promete álbum solo para 2026
Para Mikael Akerfeldt (Opeth), o rock/metal progressivo virou regressivo
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
"Parecia Def Leppard ou Bon Jovi": vocalista explica recusa a convite do Pantera
Wolfgang Van Halen elogia maior abertura do mundo do rock para as mulheres
Motörhead foi o "primeiro amor" de Barney Greenway, vocal do Napalm Death
O maior cantor de todos os tempos para Steven Tyler; "Eles já tinham o melhor"
Paul Di'Anno deixou mensagem tocante ao público em um de seus últimos shows
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"

Stewart Copeland lembra noite em que pagou mico diante de Paul McCartney
As 10 turnês de rock mais lucrativas de 2025
Höfner vai à falência e Paul McCartney lamenta em declaração
Far Out escolhe 10 músicas de rock tão ruins que acabaram ficando boas
O maior baixista de todos os tempos, segundo o lendário produtor Rick Rubin
A lendária baixista de 90 anos que é ídolo de Paul McCartney e gravou 10 mil músicas
A música que Paul McCartney temeu ser o momento mais constrangedor da carreira
Quando Paul McCartney apresentou o AC/DC para Dave Grohl; "Eu gosto de rock alto"
A música dos Beatles que fez tanto sucesso que deixou de ser a favorita de McCartney
O hit de Paul McCartney que foi rejeitado quando apresentado aos Beatles


