Robert Plant revela o último álbum do Led Zeppelin que ele achava ter sido bom
Por Bruce William
Postado em 24 de outubro de 2025
Em conversa de divulgação do "Now & Zen" (1988), Robert Plant foi categórico ao avaliar o próprio percurso. "Tudo o que eu quero é fazer bons discos. Eu acho que fiz o melhor desde 'Physical Graffiti" (1975) - e esse foi o último bom disco que eu fiz, de verdade. O que veio no meio foi ok", disse para a NCTV, em transcrição feita pela Rock And Roll Garage, ele mesmo reconheceu: "É um comentário abrangente, mas é o que eu acredito."
O repórter tentou salvar "Presence" (1976). Plant foi franco: "Teve seus momentos. Foi um 'álbum de cadeira de rodas'." Ele se recuperava do acidente que o deixou imobilizado: "Eu estava de cadeira de rodas o tempo todo... dá para ouvir isso na voz. 'Presence' foi um disco realmente difícil."

A preferência por "Physical Graffiti" não era um capricho daquela tarde. À Rolling Stone, no mesmo ano, Plant chamou o álbum de favorito: "Coisa forte. E soava bem também. Soava duro, mas contido, exibindo certo controle." Era o elogio à densidade com freio: músculo e medida.
Quando provocaram sobre "canção favorita do Zeppelin", ele driblou com humor citando "Hot Dog" (de "In Through the Out Door", 1979) e, em seguida, tirou o corpo fora sem revelar a real. O jogo era típico: manter a conversa leve sem reabrir o baú inteiro.
Em outra linha recorrente, Plant já admitiu certo cansaço com a superexposição de "Stairway to Heaven". Preferia que o legado passasse mais por "Kashmir", exatamente uma das faixas de "Physical Graffiti". É a coerência de quem vê naquele disco a síntese de força, textura e controle.
Vale a ressalva do tempo: a fala é de 1988. O próprio Plant costuma reavaliar a obra de acordo com as fases, é possível que, ao longo dos anos, nuances tenham mudado. Mas o registro daquele momento é claro: para ele, o "último realmente bom" do Zeppelin ficava em 1975, portanto era "o melhor" lançado pela banda. Entre um clássico e outro, foi ali que Plant enxergou a banda no ponto em que "soava duro e, ainda assim, contido".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rock in Rio anuncia lineup dos palcos principais nas duas noites voltadas ao rock
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
Sepultura anuncia que show no Rock in Rio será o penúltimo da carreira
As 10 melhores bandas de thrash metal de todos os tempos, segundo o Loudwire
O maior frontman da história do rock, de acordo com o Loudwire
A exigência de John Petrucci que Mike Portnoy aceitou ao voltar para o Dream Theater
Knotfest México anuncia atrações para sua edição 2026
A melhor música de "No Prayer for the Dying", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Cinco discos lançados em 2026 que merecem sua atenção
O cantor que Brian Johnson do AC/DC acha a voz bonita demais para competir: "Não é justo"
Nervosa é confirmada como uma das atrações do Rock In Rio 2026
O único álbum do Dire Straits que Mark Knopfler consegue ouvir: "Não gosto dos discos"
A banda brasileira que "faz o Sepultura parecer o Bon Jovi", segundo a Metal Hammer
A música do Rush inspirada por "Kashmir", do Led - e também por uma revista "diferente"
A reação de Lemmy Kilmister quando gravadora sugeriu que Motörhead gravasse um rap

Como experiência de quase-morte fez Robert Plant se livrar de grave acusação de plágio
Robert Plant revela qual o seu álbum favorito do Led Zeppelin
Robert Plant queria ser lembrado "mais por 'Kashmir' do que por 'Stairway To Heaven'"
Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
A banda chamada de "novo Led Zeppelin" que tinha Metallica no bolso, e mesmo assim não estourou
"Você também é guitarrista?": Quando a Rainha da Inglaterra conheceu lendas do instrumento
Nem Robert Plant se atreve: a música que ele diz não conseguir cantar de jeito nenhum
10 álbuns essenciais do metal dos anos 70 que valem ter em vinil
O disco do Metallica que Regis Tadeu compara a clássicos de Beatles, Led Zeppelin e Floyd
A banda que poderia ter chegado ao tamanho do Led Zeppelin, segundo Phil Collen
A música que Jimmy Page precisava que fosse sucesso para ele salvar sua carreira
Jimmy Page relembra como era Keith Richards tocando para valer no estúdio


