O cara que, se fosse mais novo, rivalizaria com Van Halen, segundo Justin Hawkins
Por Gustavo Maiato
Postado em 19 de outubro de 2025
O vocalista do The Darkness, Justin Hawkins, revelou quem ele acredita que poderia ter rivalizado com Eddie Van Halen - caso tivesse nascido apenas dez anos antes. Em entrevista recente ao produtor Rick Beato (via Ultimate Guitar), o músico elogiou o guitarrista Nuno Bettencourt (Extreme) e lamentou o fato de ele ter surgido "tarde demais" para disputar o mesmo espaço que o lendário guitarrista do Van Halen. "Acho que ele nasceu 10 anos atrasado", disse Hawkins. "Ele estaria competindo com Eddie Van Halen se fosse um pouco mais novo."
Segundo o cantor, o auge de Bettencourt coincidiu com um momento de saturação técnica no hard rock dos anos 1980. A explosão do grunge e o declínio do virtuosismo na guitarra teriam encerrado uma era em que músicos como Eddie ditavam o padrão. "Rivalidades são o que empolgava as pessoas com a música", afirmou. "Parecia que os anos 80 foram uma década maravilhosamente tumultuada." A transcrição é da Guitar World.

Durante o papo, Hawkins ainda comentou que o surgimento do Nitro - banda conhecida pela velocidade insana de seus integrantes Michael Angelo Batio e Jim Gillette - simbolizou o fim da era do shred, quando a técnica começou a superar a música.
"Ninguém vai cantar mais agudo que o Gillette, ninguém vai tocar mais rápido que o Batio. O Nitro foi o ponto final disso - e o começo do fim para bandas como o Extreme", avaliou.
Mesmo assim, o líder do The Darkness acredita que Nuno Bettencourt continua sendo um dos guitarristas mais talentosos de sua geração, comparável ao Van Halen em energia e criatividade - apenas vítima de um deslocamento histórico.
Após o lançamento de "Rise", single de retorno do Extreme em 2023, Bettencourt chegou a ser chamado por fãs e críticos de "herdeiro do trono de Eddie Van Halen" - algo que ele, com humildade, recusou: "Não há herdeiro para o trono de Eddie Van Halen. Ninguém se senta nele. Ele mudou a cultura da guitarra. Foi como um alienígena que chegou e bagunçou tudo."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ian Hill anuncia a aposentadoria e Davey Rimmer assume o baixo no Judas Priest
Guns N' Roses é adicionado a shows especiais do Aerosmith
O cover que o Iron Maiden mais tocou ao vivo durante a carreira
As 5 melhores músicas do AC/DC com Bon Scott, segundo Gastão Moreira
Direto da Sunset Strip e ainda na ativa, 3 bandas para quem gosta duma boa farofa
Dois discos do Pink Floyd que parecem feitos por bandas diferentes - qual é o melhor?
Regis Tadeu aponta o grave erro que o Metallica está cometendo em shows recentes
O significado de "Don't Look Back in Anger", segundo Noel Gallagher
Deen Castronovo passa mal durante show do Journey e é levado para o hospital
A música do AC/DC que ensinou Kurt Cobain o suficiente para começar a compor
Os seis países onde o Iron Maiden fez apenas um show durante toda a carreira
Quando Brian May mandou uma mensagem para o Metallica; "Isso aquece meu coração"
Lollapalooza Brasil 2027 confirma cast oficial de atrações
A humilhação diante de um CAPTCHA que virou música do Deep Purple
Charlie Benante explica o que o tirou dos shows recentes do Anthrax


Justin Hawkins ficou surpreso com sucesso do primeiro disco do The Darkness
Dave Grohl aponta a banda dos anos 2000 que trouxe de volta o rock de 1979


