Geddy Lee elege o álbum ideal do Rush para quem não conhece a banda
Por Bruce William
Postado em 12 de outubro de 2025
Tem fã que esconde a banda do coração e tem fã que faz campanha pra todo mundo ouvir. Com o Rush, a conversa costuma ser do segundo tipo: pergunta qual disco mostra "quem é" a banda e o olho do admirador já brilha.
Foi exatamente essa a pergunta feita a Geddy Lee durante a turnê de "My Effin' Life." Antes de responder, ele respirou fundo e fez um aviso aos recém-chegados: "Oh, Deus... Sabe, o Rush é tão um gosto adquirido [com o passar do tempo], e tem coisas na nossa banda que são meio... grosseiras, é preciso se acostumar. Tem gente que não curte muito a minha voz, por exemplo, como menciono no livro."

A partir daí, veio a indicação - meio óbvia, diga-se de passagem: "Eu diria que se você for apresentar alguém ao Rush, provavelmente 'Moving Pictures' seria a porta de entrada mais fácil." Lançado em 1981, o álbum condensou o lado mais melódico e direto do trio, mantendo a complexidade de arranjos. O lado A, em vinil, é didático para quem chega: "Tom Sawyer", "Red Barchetta", "YYZ" e "Limelight".
Curiosamente, a música que mais estica a corda do disco virou um capítulo à parte na cabeça do próprio Geddy. Por anos, ele resistiu a tocá-la ao vivo. Em 2015, falando do set da turnê R40, ele explicou por que "The Camera Eye" demorou a voltar ao palco: "Há alguns anos, ressuscitamos 'The Camera Eye'. Eu nunca quis tocar essa música, nunca achei que valesse a pena. Mesmo assim, era uma das músicas do Rush mais pedidas. Eu não conseguia entender! Como as pessoas podiam estar tão erradas? Percebi que subestimei o momento na época - o contexto daquele momento. Quando começamos a tocar 'The Camera Eye', pensei: 'Tem muitos momentos pretensiosos nesta música'. Ela não envelheceu bem."
A reaproximação veio quando ele voltou aos teclados e redesenhou a execução: "Mas aí comecei a reaprender as partes de teclado, e montar uma versão um pouco diferente - em vez de 11 minutos, ficou com 9 minutos e meio. Enquanto a tocava, me apaixonei por ela de novo. E é aí que fica muito subjetivo, nada objetivo. Consegui parar de dizer que era uma música pretensiosa e simplesmente curti tocar. Lembrei por que a música foi gravada em primeiro lugar: gostei da progressão de acordes e das melodias vocais."
O ponto final dessa volta de chave diz muito sobre memória e repertório: "Você pode voltar àquela época e apreciar o que estava tentando fazer. Essa música marcou um ponto de sua vida, e os fãs querem reviver aquele ponto em sua vida, e você pode se divertir tocando. Eu realmente curto demais essa música agora."
Fato é que "Moving Pictures" segue como resposta segura para quem quer entender o trio em uma tacada só - acessível sem perder substância. E, dentro dele, "The Camera Eye" cumpre o papel de ponte para a faceta mais longa e detalhista do Rush: é a quinta faixa do álbum (primeira do lado B no vinil), tem quase 11 minutos divididos em duas partes ("New York" e "London") e é a única com participação especial de Hugh Syme nos sintetizadores.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
Astros do metal unem forças em álbum tributo ao Fleetwood Mac
Kirk Hammett relembra seu "horripilante" primeiro dia como guitarrista do Metallica
Roger revela as duplas sertanejas que recusaram gravar com o Ultraje a Rigor
As duas músicas do Angra que Edu Falaschi não topou cantar, segundo o próprio
O álbum de heavy metal que se tornou um dos discos mais vendidos de todos os tempos
Os clássicos do rock nacional que são os favoritos de Lito Sousa, do Aviões e Músicas
A música de 1965 que fundou o som do rock clássico, segundo Jimmy Page
Alex Van Halen é condecorado Cavaleiro da Ordem do Leão
Assista trailer de "No One's Disciple", documentário sobre vida e obra de Neil Peart (Rush)
Angra não tem planos para criar músicas novas no momento, afirma Rafael Bittencourt
As únicas 11 músicas do Dream Theater que são boas, segundo Regis Tadeu
42 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de setembro
Scott Ian afirma que Anthrax se apresentará no Brasil em 2027
A melhor música que o AC/DC escreveu, na opinião de Gene Simmons
O disco ideal para quem quer conhecer Rush, segundo Geddy Lee
A faixa do "Moving Pictures" que Geddy Lee não queria tocar ao vivo
O disco do Rush que baixista do Napalm Death considera perfeito
O hit que prova importância de John Paul Jones no Led Zeppelin, segundo Geddy Lee
12 bandas que já adiaram ou cancelaram shows por motivo de saúde em 2026
Geddy Lee explica onde foi superado por músico do Angine de Poitrine
Mike Portnoy foi assistir ao Rush e publicou suas impressões online
A banda dos anos 90 que Geddy Lee acredita que terá músicas lembradas para sempre
A banda que entregou a Neil Peart tudo o que ele queria encontrar na bateria
A música do Rush que Neil Peart considerava um passo importante na história da banda
Kiss: 15 bandas que abriram shows deles e se tornaram famosos


