A banda dos anos 90 que Paul McCartney gostaria de fazer parte, segundo o próprio
Por Gustavo Maiato
Postado em 10 de outubro de 2025
Quando Paul McCartney começou a compor suas primeiras canções nos subúrbios de Liverpool, ainda adolescente, não poderia imaginar que estava iniciando uma das carreiras mais influentes da história da música. De sessões solitárias ao piano a ensaios com o The Quarrymen, o jovem músico rapidamente evoluiu até chegar ao The Beatles, o grupo que revolucionou a cultura pop mundial.
Embora tenha dividido com John Lennon uma das parcerias mais férteis de todos os tempos, McCartney sempre manteve uma veia criativa independente - e, por vezes, compôs e gravou músicas inteiras sozinho. Sua intuição musical e talento para criar melodias cativantes lhe renderam o título de um dos maiores compositores do século XX.
Paul McCartney - Mais Novidades

Décadas depois do fim dos Beatles, McCartney continuou aberto a novas experiências musicais. Ainda assim, existe uma banda dos anos 1990 com a qual ele gostaria de ter feito parte: o Nirvana. Em entrevista a Chris Evans (via Far Out), Macca revelou: "Teria sido o Nirvana, mas não dá mais", lamentando a ausência de Kurt Cobain, morto em 1994.
A escolha faz sentido. Assim como os Beatles haviam reinventado o rock nos anos 1960, o Nirvana o sacudiu novamente três décadas depois, trazendo crueza e intensidade ao gênero. McCartney, fã da ousadia criativa de Cobain, chegou a realizar esse sonho parcialmente em 2012, quando tocou com os ex-integrantes Dave Grohl, Krist Novoselic e Pat Smear em um show beneficente no Madison Square Garden, em Nova York, em prol das vítimas do furacão Sandy.
Paul McCartney e Nirvana
Foi ali que McCartney se deu conta da dimensão do momento: "A ficha finalmente caiu, eu percebi que estava no meio de uma reunião do Nirvana", recordou. O grupo apresentou a inédita "Cut Me Some Slack", com Paul nos vocais e Grohl na bateria - um encontro histórico entre duas gerações de gigantes do rock.
Sobre o momento, o baixista Krist Novoselik se recordou de quando receberam o convite: ''Cara, eu vou até a pé, se precisar', então voei para lá. Ficamos pensando no que fazer, e eu ficava pensando: 'Por favor, não me peça para tocar baixo… Por favor, não me peça para tocar baixo... É como ser convidado para lutar karatê com Bruce Lee: você vai levar uma surra. [...] Então, é claro, ele me pediu para tocar baixo."
Paul McCartney decidiu tocar cigar-box e guitarra, e Dave Grohl foi para a bateria. No baixo, Kris Novoselic disse que as jams "não estavam fluindo para nós... Foi então que percebi que estávamos tocando em ré, aí usei o velho truque do grunge e afinei meu baixo em ré. Tocamos alguns riffs e boom! Paul entrou no clima, Pat pegou a coisa, e Dave entrou com uns grooves sinistros. Paul mandou um riff para cima de mim, eu mandei um riff para cima dele… e tudo começou a se encaixar perfeitamente", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lendário guitarrista que Steve Vai considera "um mestre absoluto"
A música do Rush que é a mais difícil de tocar entre todas, segundo Geddy Lee
Membros do Iron Maiden não deram depoimentos a documentário de Paul Di'Anno
As 10 piores músicas do Slipknot, de acordo com a Louder Sound
A música que David Gilmour usou para fazer o Pink Floyd levantar voo novamente
Copa do Mundo do Rock: uma banda de cada país classificado, dos EUA ao Uzbequistão
O músico que tocava demais e por isso foi cortado de álbum de Roger Waters
A foto que prova que Iron Maiden quase tocou "Infinite Dreams" em 2012, segundo fã page
Os 5 álbuns favoritos de Dave Mustaine de todos os tempos, segundo o próprio
O disco do Kiss que mudou a vida de Marty Friedman (e o fez desistir dos esportes)
Pearl Jam já tem novo baterista, revela Dave Krusen
Bittencourt e Andreoli falam sobre a história do Angra no Rock Paulista em série da TV Globo
FBI está preocupado com segurança de Bruce Springsteen em atual turnê
O hit "proibido para os dias de hoje" que dominou os anos 80 e voltou sem fazer alarde
Como era o sistema de compor do Rush com Neil Peart e Alex Lifeson, segundo Geddy Lee
Para Krist Novoselic, tocar baixo com Paul McCartney foi "lutar karatê com Bruce Lee"
Paul McCartney explica como uniu democratas e republicanos nos EUA através da música
Paul McCartney não entende influenciadores: "Pessoas sem talento que são muito famosas"
Paul McCartney explica por que não tira mais fotos com fãs: "Não sou um macaco"
Como Paul McCartney fez Ringo Starr mudar ideia sobre os quatros novos filmes dos Beatles
A banda que não pertence a este planeta, conforme Paul McCartney
Quando Jimi Hendrix chamou Eric Clapton para subir no palco e afinar sua guitarra


