Mantas se pronuncia sobre o fato de o Venom ter 3 versões ativas atualmente
Por João Renato Alves
Postado em 06 de outubro de 2025
Até pouco tempo atrás, o Venom se dividia em duas bandas: a original, comandada pelo baixista e vocalista Cronos; e o Venom Inc., do frontman Tony "Demolition Man" Dolan. Ambas contaram, em diferentes momentos, com o guitarrista Mantas e o baterista Abaddon.
Agora, a dupla está dando início a uma terceira versão, visando celebrar os anos originais do grupo. Em entrevista ao The Metal Voice, Jeff "Mantas" Dunn foi direto na explicação e argumentos: o verdadeiro Venom é o deles.
"Vou falar a verdade, a verdade absoluta. Sou o membro fundador. Se existe um cofundador, é o Abaddon. O Cronos foi o último a entrar. Todo mundo sabe disso. Eu compus todo o material inicial. E neste exato momento, a maneira como vejo isso é que não existe um Venom por aí. Existem bandas por aí tocando material do Venom. E essa é a maneira honesta como encaro a situação."

Sobre o motivo pelo qual ele e Abaddon decidiram se reunir para esses shows agora, a explicação foi: "Dissemos: 'Olha, por que não fazemos algo para celebrar?' É uma comemoração de 'Welcome To Hell', 45 anos desse álbum. E essa banda idiota perdeu todos os grandes aniversários de sua história. Nunca comemoramos um. Então, conversei com o pessoal do Keep It True, em particular com Oliver Weinsheimer, o dono do festival. E eu disse: 'Certo, aqui vai uma ideia. Por que não chamamos alguns convidados especiais, pessoas que foram influenciadas pela banda? ' E ele disse: 'Ótimo. Vamos fazer isso.' Foi assim que tudo aconteceu. E agora estamos recebendo ofertas de outros lugares para fazer a mesma coisa. Então, sim, se ninguém mais fizer, vamos sair por aí e celebrar essa banda."
O nome da nova parceria ainda não está definido pelos protagonistas. "Para mim, não existe nome nenhum. Tem o logotipo do Venom, que é do Abaddon. E embaixo dele está escrito 'Mantas e Abaddon'. E depois 'convidados especiais'. E é isso que estamos fazendo."
Mantas tem consciência de que não conseguirá protagonizar um evento bombástico, mas quer mostrar ao mundo o legado do grupo. "Eu sei que não vai ser como o Pantera, a reunião do Kiss nem nada do tipo. Mas tivemos muita influência na cena metal, o que me impressiona até hoje. Especialmente por 'Welcome to Hell' e 'Black Metal'. O metal extremo existe, dizem as pessoas, por nossa causa."
A recepção dos fãs, até o momento, tem sido a melhor possível. "De todos os comentários que vi até agora, 90% foram muito, muito positivos. Tipo, 'Ótimo. Força aí, pessoal', esse tipo de coisa. Aí vem aquele: 'Ah, sem Cronos não é o Venom'. É tipo, ok, me escute agora. Você consegue imaginar o relacionamento mais tóxico e estressante que já teve na sua vida? Você tentaria recuperá-lo? Se todo mundo soubesse o verdadeiro motivo da minha saída em 1986, nem olhariam mais para aquele cara. Todas essas pessoas que falam isso do Cronos e coisas do tipo, sim, ele fez parte da banda. Eu aprecio isso. Mas ele não compôs todo o material inicial. Ele não fundou a banda. Ele foi a última pessoa a entrar."
Também presente na conversa, Abaddon foi ainda mais enfático no seu posicionamento em relação ao nome. "Minha opinião sobre isso é bem direta. Se você tem três bandas usando a palavra Venom para vender música... Originalmente, o Venom era um trio. A menos que você tenha dois membros desse trio, não dá para chamá-lo de Venom porque é o Cronos e outros caras, ou o Dolan e outros caras. Se você tem eu e o Jeff, você tem dois terços da banda original. É o mais próximo que se pode chegar."
Além de uma turnê pelo Japão, Mantas e Abaddon estão confirmados na edição 2026 do festival alemão Keep it True, que acontece em abril. Entre os convidados deste show estão Tom Angelripper (Sodom), Schmier (Destruction), Tom G. Warrior (Celtic Frost, Hellhammer, Triptykon), Attila Csihar (Mayhem), Danny Lilker (ex-Nuclear Assault, S.O.D. e Anthrax) e Diva Satanica (Bloodhunter, ex-Nervosa).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
A música solo que Ozzy Osbourne não curtia, mas que os fãs viviam pedindo ao vivo
O único frontman que Charlie Watts achava melhor que Mick Jagger
Bryan Adams retorna ao Brasil em março de 2026
O clássico do Queen que Elton John achou título péssimo: "Vocês vão lançar isso?"
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
A banda de metal extremo que é referência para Mark Tremonti (Creed, Alter Bridge)
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
O rockstar brasileiro que até as músicas ruins são divertidas, segundo Regis Tadeu
Regis Tadeu diz que Sepultura não tinha obrigação nenhuma de dar força ao metal brasileiro
Raul Seixas explica por que chamou Paralamas do Sucesso de "Para-choques do Fracasso"
Porta dos Fundos: Andreas Kisser e a cobrança dos metaleiros

Mantas se pronuncia sobre o fato de o Venom ter 3 versões ativas atualmente
5 discos lançados em 1981 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Ex-membros originais do Venom entram na justiça contra Cronos
Dez álbuns que mudaram a história do heavy metal, em lista do canal Ruthless Metal



