O guitarrista que poucos dão atenção, mas James Hetfield chamou de "o melhor" na guitarra base
Por Bruce William
Postado em 04 de outubro de 2025
James Hetfield construiu sua reputação como um dos maiores guitarristas base do rock. Seu estilo firme e pesado ajudou a moldar a identidade do Metallica e a definir o thrash metal. Mas, quando fala de influências, Hetfield não costuma citar os virtuoses de solos rápidos, e sim os músicos que souberam transformar a simplicidade da base em uma verdadeira arte.
Em entrevistas, ele já destacou nomes como Tony Iommi, do Black Sabbath, e Malcolm Young, do AC/DC, como exemplos de "deuses do ritmo", músicos que mantinham a solidez e a pulsação constantes. No entanto, foi Rudolf Schenker, fundador e guitarrista base do Scorpions, quem Hetfield classificou como "o melhor" no que fazia.

"O som dos Scorpions era incrível porque era completamente anti-hippie. Eu odiava Beatles, Jethro Tull, Love e toda aquela porcaria feliz", contou à Guitar World (via Far Out), lembrando como buscava referências mais pesadas no início do Metallica. Anos depois, em conversa com a Total Guitar, ele foi ainda mais objetivo: "Gosto do Rudolf porque ele é só o cara da base. Ele não tenta ser tudo ao mesmo tempo. Ele é o melhor no que fazia. Na época, era realmente percussivo de um jeito único."
Curiosamente, Schenker também comentou sobre o Metallica, afirmando que a banda começou sem dominar bem os instrumentos, mas acabou evoluindo até se tornar pioneira. A fala evidencia o quanto Hetfield e seus colegas alcançaram justamente aquilo que admiravam em outros: foco, disciplina e a capacidade de transformar o ritmo em marca registrada.
Ao analisar a trajetória de Hetfield, fica claro que sua solidez no riff é fruto dessa mentalidade. O peso inconfundível de músicas como "Master of Puppets" e "Enter Sandman" mostra como ele absorveu a lição de Schenker: não é preciso ser tudo, mas é preciso ser o melhor no que se escolhe fazer. Esse foco no essencial transformou Hetfield em referência mundial quando o assunto é guitarra base, provando que muitas vezes a verdadeira grandeza está em sustentar a fundação com perfeição, em vez de tentar brilhar em todas as frentes.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
A canção do ZZ Top que, para Mark Knopfler, resume "o que importa" na música
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
O melhor disco do Kiss, de acordo com a Classic Rock
Site americano elege melhores guitarristas do metal progressivo de todos os tempos
O único frontman que Charlie Watts achava melhor que Mick Jagger
As 15 bandas mais influentes do metal de todos os tempos, segundo o Metalverse
Dave Grohl elege o maior compositor de "nossa geração"; "ele foi abençoado com um dom"
Rush confirma primeiros shows da turnê de reunião na América Latina
Após fim do Black Sabbath, Tony Iommi volta aos palcos e ganha homenagem de Brian May
O rockstar dos anos 1970 que voltará ao Brasil após 34 anos: "Show longo e pesado"
A banda em que Iron Maiden se inspirou para figurino na época do "Piece of Mind"
Soulfly lança "Chama", seu novo - e aguardado - disco de estúdio
O megahit dos Beatles que Mick Jagger acha bobo: "Ele dizia que Stones não fariam"
A clássica canção do Queen que Elton John detestou e achou o título "absolutamente ridículo"
James Hetfield e Malcolm Young: solidez e precisão
Os guitarristas considerados os deuses da guitarra base por James Hetfield
Será que não damos atenção demais aos críticos musicais?
O que Metallica aprendeu sobre compor com Soundgarden, segundo James Hetfield
Ouça a versão do Testament para "Seek & Destroy", do Metallica
As 20 melhores músicas do Metallica, segundo a Metal Hammer
Lars Ulrich revela a música do Deep Purple que o marcou para sempre na infância
A relação do "Black Album" do Metallica e do grunge com o declínio do thrash metal
A música "das antigas" que Metal Hammer considera uma das piores do Metallica
A melhor música do melhor disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
O álbum que Corey Taylor disse que define o heavy metal
Cinco músicas inspiradas pelo universo de H.P. Lovecraft
James Hetfield recomendou para o filho banda que se negou a atender pedido do Metallica


