As duas bandas que influenciaram a percussão do Sepultura, segundo Andreas Kisser
Por Gustavo Maiato
Postado em 02 de outubro de 2025
O guitarrista Andreas Kisser relembrou em entrevista ao canal de Marcos Kaiser como a sonoridade do Sepultura começou a se transformar no início dos anos 1990, especialmente com a introdução de elementos percussivos que marcaram discos como "Arise" e "Chaos A.D.". Segundo ele, esse caminho não nasceu de um planejamento meticuloso, mas de um processo espontâneo, moldado por vivências dentro e fora do Brasil.
"Foi uma coisa muito intuitiva, porque você não tem como fazer um planejamento desse", contou Andreas. A banda, que em 1989 saiu em sua primeira turnê internacional com o Sodom, começou a perceber o interesse estrangeiro pelo Brasil. Esse olhar externo, ainda cheio de estereótipos sobre "selva, topless e biquíni", fez os músicos refletirem sobre a própria identidade cultural.

Já no álbum "Arise" (1991), o Sepultura experimentou introduções com flautas e percussões eletrônicas, antecipando um passo decisivo. "A gente queria expressar um pouco disso na nossa música. Não foi nada muito planejado, harmonia e tal. Foi espontâneo", disse.
A percussão do Sepultura
Andreas destacou também duas bandas que serviram de inspiração direta para a incorporação da percussão no som pesado do grupo. A primeira delas foi o Neurosis, pioneira em misturar peso extremo com elementos tribais no palco: "Eles também tinham percussão em cima do palco, tocando junto com o som pesado. Isso foi uma influência forte".
Outra grande referência veio dos australianos do Dead Can Dance, grupo que explorava sonoridades étnicas e atmosferas densas: "Essa coisa da percussão também veio deles. Eram bandas que mostravam como esses instrumentos poderiam criar algo mais pesado e diferente".
No estúdio Rockfield, onde gravaram "Chaos A.D." (1993), o Sepultura consolidou essa identidade própria, rompendo de vez com as comparações excessivas a Slayer e Metallica. O resultado foi um som que unia thrash metal, tribalismo e brasilidade, tornando-se marca registrada da fase mais criativa do grupo.
"Até aquele momento a gente era muito comparado com Slayer e Possessed, o que era ótimo porque copiávamos mesmo. Mas no Chaos A.D. conseguimos ser mais autênticos. A percussão foi essencial para isso", concluiu Andreas.
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
As duas vozes que ajudaram Malcolm Young durante a demência
O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Tobias Forge explica ausência da América do Sul na atual tour do Ghost
Rush fará cinco shows no Brasil em 2027; confira datas e locais
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
Ex-Engenheiros do Hawaii, Augusto Licks retoma clássicos da fase áurea em nova turnê
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
A música mais ouvida de cada álbum do Megadeth no Spotify
Rush anuncia tecladista Loren Gold como membro da banda de apoio
Bruce Dickinson sobe ao palco com o Smith/Kotzen em Londres
50 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em março
Vídeo de nova música do Arch Enemy atinge 1 milhão de visualizações
A música dos Beatles que ganhou elogios de George Martin; "uma pequena ópera"

A instrumental que abriu caminho para o clássico "Roots", do Sepultura
Iggor Cavalera revela o baterista que o inspirou a misturar bateria de metal com percussão

Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
Regis Tadeu revela por que Sepultura decidiu lançar trabalho de estúdio antes de encerrar
Como o Sepultura ajudou a mudar a história de uma das maiores gravadoras da história do metal
Andreas Kisser posta foto da formação clássica do Sepultura em seu Instagram
A banda britânica que ensinou Andreas Kisser a tocar guitarra
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
Angra, Helloween e Arch Enemy puxaram a fila: 5 bandas que ganhariam com retornos
Andreas Kisser diz que Xororó podia tranquilamente cantar no Helloween
Por que Sepultura é maior que o Angra lá fora, segundo Bruno Sutter


