Iggor Cavalera revela o baterista que o inspirou a misturar bateria de metal com percussão
Por André Garcia
Postado em 14 de maio de 2025
Hoje em dia quando o assunto é bateria e heavy metal, um dos maiores destaques é o brasileiro Eloy Casagrande, que no ano passado trocou o Sepultura pelo Slipknot.
Na década de 90 quem ocupou esse posto de maior (ou um dos maiores) bateristas do metal foi um outro brasileiro: Iggor Cavalera, que ficou famoso na mesma banda que projetou Eloy mundialmente, o Sepultura.
Até hoje Iggor é uma referência mundial quando o assunto é bateria de metal com percussão e um toque tribal. Algo que sempre encaixa como uma luva quando ele toca com seu irmão Max Cavalera.
Sepultura - Mais Novidades

Conforme publicado pela Blabbermouth, em recente entrevista para David Grangioni da Modern Drummer Iggor revelou qual foi seu herói da bateria que inspirou o estilo de tocar que o consagrou:
"Meu maior herói da bateria sempre foi Bill Ward do Black] Sabbath. […] Tenho um monte de heróis da bateria, mas se tiver que escolher um que defina […] ser criativo em um estúdio e tocar ao vivo com tanta energia… Esse é o Bill Ward."
"Eu vi ele um monte de vezes ao vivo, tenho até uma de suas bandanas. Ele me deu depois de tocar com o Sabbath, então guardo aquilo como um tesouro para toda a minha vida. Tive o prazer de vê-lo tocar no final de sua carreira, é claro, e ele é uma força criativa. E ele estava fazendo coisas que nos inspiram como brasileiros, como tocar congas, fazer overdubs de percussão…"

"O pessoal diz 'Ah, você praticamente criou toda essa coisa tribal misturada com metal, e eu digo 'Não, muitos outros bateristas antes de mim fizeram coisas que me levaram a esse caminho'. Bill Ward é definitivamente um desses caras! Ele tinha a mente super aberta. Você pode ouvir heavy metal, jazz e coisas latinas com ele tocando. Então, ele é o meu ídolo."

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps