O hit que fez Jimmy Page e Jeff Beck esfriarem amizade: "Falta de comunicação"
Por Gustavo Maiato
Postado em 19 de novembro de 2025
Toda banda carrega uma dose de rivalidade interna - e, muitas vezes, isso se estende para fora dos próprios grupos. No caso de Jimmy Page e Jeff Beck, porém, a disputa veio acompanhada de uma longa amizade. Ambos cresceram em Surrey, no interior da Inglaterra, e foram apresentados pela irmã de Page, que achou curioso encontrar "outro fanático por guitarra" na vizinhança.
Nos anos 1950, a guitarra elétrica ainda não era um instrumento comum entre os adolescentes britânicos. Encontrar alguém tão obcecado por ela quanto você era algo raro - e, por isso mesmo, valia atravessar a cidade para conhecer o outro.

A amizade entre os dois foi duradoura e fundamental para suas carreiras. Page foi responsável por indicar Beck para substituir Eric Clapton no The Yardbirds, e, mais tarde, Beck incentivou a entrada de Page na banda. No fim da década de 1960, cada um já liderava seu próprio grupo: The Jeff Beck Group e Led Zeppelin.
Ambos compartilhavam uma profunda admiração pelo blues norte-americano, especialmente por artistas como Muddy Waters e Willie Dixon. Essa afinidade os levou, inevitavelmente, à mesma canção: "You Shook Me", um blues composto por Dixon e gravado por Waters em 1962. As entrevistas aqui foram reunidas pela Far Out.
Beck foi o primeiro a registrar sua versão, lançada em 1968 no álbum "Truth". Curiosamente, quem tocava órgão nessa gravação era John Paul Jones, que dois meses depois receberia um convite de Page para se juntar aos New Yardbirds - grupo que em seguida se tornaria o Led Zeppelin. Quando a nova banda entrou no estúdio para gravar seu álbum de estreia, "You Shook Me" estava entre as faixas escolhidas.
Jimmy Page e Jeff Beck
A coincidência gerou especulações: teria Jimmy Page se inspirado (ou copiado) a versão de Jeff Beck? Page sempre negou. "Ele tinha o mesmo tipo de gosto musical que eu", explicou em 1977. "Por isso, você vai encontrar nos nossos primeiros discos músicas como 'You Shook Me'. Era o tipo de coisa que nós dois tocávamos nas bandas da época."
O guitarrista afirmou que só descobriu a coincidência depois que o álbum do Zeppelin já estava pronto. "Alguém me contou que ele já havia gravado a música quando nós a colocamos no primeiro disco do Zeppelin. Pensei: 'Ah, não, vai ser idêntica', mas, felizmente, não era nada parecida. Eu simplesmente não fazia ideia de que ele tinha feito."
Segundo Page, a falta de comunicação da época pode explicar a situação: "Estava no Truth, mas eu só ouvi quando já estávamos em Miami, depois de gravar nossa versão. É um exemplo clássico de duas pessoas vindo do mesmo lugar musicalmente, com um gosto parecido."
Mais tarde, em entrevista à revista Mojo, Page comentou que nem mesmo John Paul Jones mencionou o assunto durante as gravações. "Quando ele gravou conosco, não disse nada. Provavelmente nem sabia que era a mesma música, porque as duas versões eram muito diferentes."
Jeff Beck, porém, via a história de outro modo. O guitarrista afirmava que Page sabia sim que ele tocava "You Shook Me" - afinal, Beck a apresentava frequentemente em seus shows, alguns dos quais Page chegou a assistir em 1968.
A tensão entre os dois aumentou com o tempo, especialmente quando Page reivindicou a autoria de "Beck's Bolero", uma das faixas de Truth. A amizade esfriou por alguns anos, mas ambos acabaram se reconciliando. Décadas depois, Page e Beck voltariam a dividir o palco em diversas ocasiões - inclusive durante a indução do The Yardbirds ao Rock and Roll Hall of Fame, em 1992.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista que James Hetfield considera "o cara"
Floor Jansen canta Metallica com a Banda de Fuzileiros Navais da Marinha Holandesa
A canção "nada a ver" que o Metallica gravou por parecer ser feita para eles; "somos nós"
A música do Pink Floyd que o vocalista do Creed ouviu todos os dias por um ano
O clássico dos Beatles que John Lennon disse que deveria ter sido dos Wings
Frank Beard, baterista do ZZ Top, morre aos 77 anos de idade
Os 5 álbuns obrigatórios para se ter uma boa base na música, segundo Regis Tadeu
Faith No More iguala marca de Paul McCartney, Rolling Stones e Foo Fighters
Guitarrista do Rush, Alex Lifeson conta por que parou de fumar maconha aos 72 anos
A música do Soundgarden criada para tirar sarro do "rock idiota"
Slash diz que pagou R$ 8 milhões a mais para ex-esposa por engano e agora quer o dinheiro de volta
Kirk Hammett era um "ótimo aluno", segundo Joe Satriani
O guitarrista mais subestimado de todos os tempos, segundo Scott Ian
Tony Iommi e Ozzy Osbourne se odiavam, segundo Geezer Butler
Geddy Lee relembra o clássico do Rush que o levou ao "limite de minha extensão vocal"

Jimmy Page passou a perna em Jeff Beck, que no fim percebeu ter sido um livramento
O álbum com Jimmy Page, Jeff Beck e John Bonham que é dito como pior da história

O álbum de 1973 que Brian May nunca conseguiu ouvir sem frustração
Os dois álbuns de meados dos anos sessenta que Jimmy Page colocou no centro da evolução do rock
A pior faixa do clássico "Led Zeppelin IV", de acordo com a Classic Rock
A banda que se preparava para dominar os anos oitenta, mas a tragédia chegou antes
O álbum que Robert Plant considera o mais "lindamente escrito" do Led Zeppelin
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
A música que Robert Plant considera a mais difícil que já precisou cantar
A instrumental do Soulfly que foi inspirada pelo Led Zeppelin
O álbum dos anos sessenta que antecipou "Kashmir" do Led Zeppelin
Esquisitices: algumas exigências bizarras para shows
A banda que fez Robert Plant se envergonhar de ser ícone do rock


