Jimmy Page passou a perna em Jeff Beck, que no fim percebeu ter sido um livramento
Por Bruce William
Postado em 06 de maio de 2025
O timing errado já derrubou muita boa ideia no mundo do rock. Mesmo nomes como Jimmy Page e Jeff Beck não escaparam dessa armadilha. Para Beck, não bastava ter um parceiro talentoso ou vontade de criar. Era preciso que tudo conspirasse a favor, indo do material certo ao momento certo, o que nem sempre acontecia.
No início dos anos 1980, surgiram ideias soltas sobre uma possível parceria entre Jeff Beck e Paul Rodgers. Ambos já haviam dividido o palco na turnê beneficente ARMS em 1983, que também contou com Jimmy Page, Eric Clapton e Ronnie Wood. Mas foi Page quem se adiantou. Rodgers acabou se juntando a ele no que viria a ser o The Firm, banda formada oficialmente em 1984.

Em entrevista à revista Fuzz, com destaque feito pela Far Out, Beck comentou: "A turnê da ARMS foi uma coisa ótima, mas aí [Paul Rodgers] estava tocando com o Jimmy Page, numa banda chamada The Firm." Ele não ficou exatamente surpreso, mas percebeu que a ideia de uma banda com Rodgers já tinha virado passado. "Pensei: bom, agora que ele foi exposto com o Jimmy, talvez não fosse tão sensato seguir por esse caminho."
O The Firm durou pouco e não correspondeu às expectativas. Beck observou à distância e concluiu: "Essa banda não foi muito bem. Então pensei: deixa pra lá. Um dia, quando as músicas aparecerem... É isso: é o material. Você precisa ter algo em comum. Acho que não vamos conseguir criar muita coisa em dois dias dentro de um estúdio de ensaio."
No fim das contas, a impressão de que Page havia passado a perna se dissolveu com o tempo. Beck, que chegou a considerar uma parceria com Rodgers antes da formação do The Firm, acabou vendo tudo como um livramento. Ter sido preterido, no fim das contas, pode ter sido o melhor que poderia lhe acontecer.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que, para Bono, traz "tudo o que você precisa saber sobre música"
O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
The Troops of Doom une forças a músicos de Testament e Jota Quest em versão de "God of Thunder"
Em número menor, Crypta fará apresentações simbólicas pelo Brasil em 2026
Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
Novo disco do Exodus conta com participação de Peter Tägtgren, do Hypocrisy
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
A melhor música de "The X Factor", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Trailer de documentário do Iron Maiden mostra músicos do Anthrax, Metallica e Public Enemy
A reação de Lemmy Kilmister quando gravadora sugeriu que Motörhead gravasse um rap
Alissa White-Gluz lança clipe de "Checkmate", novo single do projeto Blue Medusa
ShamAngra celebrará 30 anos do álbum "Holy Land" com 18 shows pelo Brasil
Os melhores álbuns de rock e metal lançados nesta década, segundo o Loudwire
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"


"Você também é guitarrista?": Quando a Rainha da Inglaterra conheceu lendas do instrumento
A respeitosa opinião de Tony Iommi sobre o guitarrista Jeff Beck
De Neil Peart a Ozzy: 10 ícones do rock e do heavy metal que faleceram nos anos 2020
O guitarrista que ninguém conseguia decifrar, conforme Roger Waters; "coisas meio mágicas"
Os 6 álbuns favoritos de todos os tempos do saudoso guitarrista Jeff Beck
Jeff Beck Group: muito melhores que o Led Zeppelin no início, diz Gene Simmons
Guitarristas e suas assinaturas


