Jimmy Page passou a perna em Jeff Beck, que no fim percebeu ter sido um livramento
Por Bruce William
Postado em 06 de maio de 2025
O timing errado já derrubou muita boa ideia no mundo do rock. Mesmo nomes como Jimmy Page e Jeff Beck não escaparam dessa armadilha. Para Beck, não bastava ter um parceiro talentoso ou vontade de criar. Era preciso que tudo conspirasse a favor, indo do material certo ao momento certo, o que nem sempre acontecia.
No início dos anos 1980, surgiram ideias soltas sobre uma possível parceria entre Jeff Beck e Paul Rodgers. Ambos já haviam dividido o palco na turnê beneficente ARMS em 1983, que também contou com Jimmy Page, Eric Clapton e Ronnie Wood. Mas foi Page quem se adiantou. Rodgers acabou se juntando a ele no que viria a ser o The Firm, banda formada oficialmente em 1984.

Em entrevista à revista Fuzz, com destaque feito pela Far Out, Beck comentou: "A turnê da ARMS foi uma coisa ótima, mas aí [Paul Rodgers] estava tocando com o Jimmy Page, numa banda chamada The Firm." Ele não ficou exatamente surpreso, mas percebeu que a ideia de uma banda com Rodgers já tinha virado passado. "Pensei: bom, agora que ele foi exposto com o Jimmy, talvez não fosse tão sensato seguir por esse caminho."
O The Firm durou pouco e não correspondeu às expectativas. Beck observou à distância e concluiu: "Essa banda não foi muito bem. Então pensei: deixa pra lá. Um dia, quando as músicas aparecerem... É isso: é o material. Você precisa ter algo em comum. Acho que não vamos conseguir criar muita coisa em dois dias dentro de um estúdio de ensaio."
No fim das contas, a impressão de que Page havia passado a perna se dissolveu com o tempo. Beck, que chegou a considerar uma parceria com Rodgers antes da formação do The Firm, acabou vendo tudo como um livramento. Ter sido preterido, no fim das contas, pode ter sido o melhor que poderia lhe acontecer.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
Metallica reúne mais de 90 mil pessoas no primeiro show de 2026
Angra celebrará 30 anos de Holy Land com show em Porto Alegre em setembro
A banda que definiu os EUA nos anos 1960, segundo Robert Plant
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
5 bandas de abertura que roubaram o show e deixaram artistas gigantes sem saber o que fazer
Dave Mustaine descarta ex-membros em turnê e cita "coisas horríveis" ditas por eles
Os dois melhores álbuns dos anos 1970, segundo David Gilmour
Por que Floor Jansen pediu uma bolsa de carne ao tentar comprar item de bebê na Suécia?
O artista do rock nacional que viu Ozzy Osbourne de cuecas no Rock in Rio de 1985
Canal faz pente-fino nas músicas da Legião Urbana e reúne as "inspirações" de Renato Russo
"O cara pirou?"; quando o pessoal do Led duvidou da sanidade de Page ao montar um clássico
Peça polêmica que envolve dedos e orifícios é arte? Rafael Bittencourt opina
As 20 melhores músicas do Iron Maiden segundo o WatchMojo.com
Fã joga disco em Eric Clapton e ele abandona show na Espanha
6 solos de guitarra tão fabulosos que nem precisariam da canção onde estão
A música de guitarra mais bonita da história, segundo Brian May do Queen
"Você também é guitarrista?": Quando a Rainha da Inglaterra conheceu lendas do instrumento
A respeitosa opinião de Tony Iommi sobre o guitarrista Jeff Beck
O guitarrista que quase ocupou o lugar de David Gilmour no Pink Floyd
O surpreendente motivo pelo qual Jeff Beck parou de tocar guitarra usando palhetas


