Jimmy Page passou a perna em Jeff Beck, que no fim percebeu ter sido um livramento
Por Bruce William
Postado em 06 de maio de 2025
O timing errado já derrubou muita boa ideia no mundo do rock. Mesmo nomes como Jimmy Page e Jeff Beck não escaparam dessa armadilha. Para Beck, não bastava ter um parceiro talentoso ou vontade de criar. Era preciso que tudo conspirasse a favor, indo do material certo ao momento certo, o que nem sempre acontecia.
No início dos anos 1980, surgiram ideias soltas sobre uma possível parceria entre Jeff Beck e Paul Rodgers. Ambos já haviam dividido o palco na turnê beneficente ARMS em 1983, que também contou com Jimmy Page, Eric Clapton e Ronnie Wood. Mas foi Page quem se adiantou. Rodgers acabou se juntando a ele no que viria a ser o The Firm, banda formada oficialmente em 1984.

Em entrevista à revista Fuzz, com destaque feito pela Far Out, Beck comentou: "A turnê da ARMS foi uma coisa ótima, mas aí [Paul Rodgers] estava tocando com o Jimmy Page, numa banda chamada The Firm." Ele não ficou exatamente surpreso, mas percebeu que a ideia de uma banda com Rodgers já tinha virado passado. "Pensei: bom, agora que ele foi exposto com o Jimmy, talvez não fosse tão sensato seguir por esse caminho."
O The Firm durou pouco e não correspondeu às expectativas. Beck observou à distância e concluiu: "Essa banda não foi muito bem. Então pensei: deixa pra lá. Um dia, quando as músicas aparecerem... É isso: é o material. Você precisa ter algo em comum. Acho que não vamos conseguir criar muita coisa em dois dias dentro de um estúdio de ensaio."
No fim das contas, a impressão de que Page havia passado a perna se dissolveu com o tempo. Beck, que chegou a considerar uma parceria com Rodgers antes da formação do The Firm, acabou vendo tudo como um livramento. Ter sido preterido, no fim das contas, pode ter sido o melhor que poderia lhe acontecer.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra
Dez clássicos do rock com vocais terríveis, segundo site britânico
Roland Grapow: "Eu não me importo mais com fórmulas, só quero fazer Metal"
Regis Tadeu cita álbum constrangedor de comprar fora: "Como vou explicar na alfândega?"
Os discos dos Beatles que Nando Reis mais ouviu na vida
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
A lenda do sertanejo que gravou com Guns N' Roses e Alice in Chains - e engavetou o disco


"Você também é guitarrista?": Quando a Rainha da Inglaterra conheceu lendas do instrumento
A respeitosa opinião de Tony Iommi sobre o guitarrista Jeff Beck
De Neil Peart a Ozzy: 10 ícones do rock e do heavy metal que faleceram nos anos 2020
O guitarrista que ninguém conseguia decifrar, conforme Roger Waters; "coisas meio mágicas"
Os 6 álbuns favoritos de todos os tempos do saudoso guitarrista Jeff Beck
Jeff Beck Group: muito melhores que o Led Zeppelin no início, diz Gene Simmons
Guitarristas e suas assinaturas


