Jimmy Page passou a perna em Jeff Beck, que no fim percebeu ter sido um livramento
Por Bruce William
Postado em 06 de maio de 2025
O timing errado já derrubou muita boa ideia no mundo do rock. Mesmo nomes como Jimmy Page e Jeff Beck não escaparam dessa armadilha. Para Beck, não bastava ter um parceiro talentoso ou vontade de criar. Era preciso que tudo conspirasse a favor, indo do material certo ao momento certo, o que nem sempre acontecia.
No início dos anos 1980, surgiram ideias soltas sobre uma possível parceria entre Jeff Beck e Paul Rodgers. Ambos já haviam dividido o palco na turnê beneficente ARMS em 1983, que também contou com Jimmy Page, Eric Clapton e Ronnie Wood. Mas foi Page quem se adiantou. Rodgers acabou se juntando a ele no que viria a ser o The Firm, banda formada oficialmente em 1984.

Em entrevista à revista Fuzz, com destaque feito pela Far Out, Beck comentou: "A turnê da ARMS foi uma coisa ótima, mas aí [Paul Rodgers] estava tocando com o Jimmy Page, numa banda chamada The Firm." Ele não ficou exatamente surpreso, mas percebeu que a ideia de uma banda com Rodgers já tinha virado passado. "Pensei: bom, agora que ele foi exposto com o Jimmy, talvez não fosse tão sensato seguir por esse caminho."
O The Firm durou pouco e não correspondeu às expectativas. Beck observou à distância e concluiu: "Essa banda não foi muito bem. Então pensei: deixa pra lá. Um dia, quando as músicas aparecerem... É isso: é o material. Você precisa ter algo em comum. Acho que não vamos conseguir criar muita coisa em dois dias dentro de um estúdio de ensaio."
No fim das contas, a impressão de que Page havia passado a perna se dissolveu com o tempo. Beck, que chegou a considerar uma parceria com Rodgers antes da formação do The Firm, acabou vendo tudo como um livramento. Ter sido preterido, no fim das contas, pode ter sido o melhor que poderia lhe acontecer.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting
Evanescence lança música inédita e anuncia novo disco, que será lançado em junho
As únicas três músicas do Sepultura que tocaram na rádio, segundo Andreas Kisser
O país em que Axl Rose queria tocar com o Guns N' Roses após ver Judas Priest brilhar lá
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
5 bandas dos anos 70 que mereciam ter sido bem maiores, de acordo com a Ultimate Classic Rock
Dave Mustaine afirma que setlists dos shows do Megadeth são decididos em equipe
O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
AC/DC nos anos 70 impressionou Joe Perry e Eddie Van Halen: "Destruíam o lugar"
"Deveríamos nos chamar o que, Iron Maiden?": Geddy Lee explica manutenção do nome Rush
Quando Renato Russo preferiu ficar em casa com o namorado a gravar com os Paralamas
Yes anuncia detalhes do seu novo álbum de estúdio, "Aurora"
As três bandas de prog que mudaram para sobreviver ao punk, segundo o Ultimate Guitar
Show do Guns N' Roses em Campo Grande é marcado pelo caos no trânsito
Roland Grapow traz ao Brasil show celebrando 30 anos de clássico do Helloween

A música de guitarra mais bonita da história, segundo Brian May do Queen
"Você também é guitarrista?": Quando a Rainha da Inglaterra conheceu lendas do instrumento
A respeitosa opinião de Tony Iommi sobre o guitarrista Jeff Beck
O guitarrista que ninguém conseguia decifrar, conforme Roger Waters; "coisas meio mágicas"
Os 6 álbuns favoritos de todos os tempos do saudoso guitarrista Jeff Beck
Para Jeff Beck, Eric Clapton ficou enciumado com ele no Yardbirds


