Vital, o ex-Paralamas que virou nome de música e depois foi pro Heavy Metal
Por Bruce William
Postado em 24 de maio de 2022
Em vídeo publicado no seu site, Júlio Ettore, especialista em BRock, relatou algumas curiosidades envolvendo o Paralamas do Sucesso e "Vital e Sua Moto", a primeira música do primeiro álbum do Paralamas, e que se tornou um de seus grandes sucessos.
"Vital existiu, é um personagem verídico, e na verdade ele foi o primeiro baterista do Paralamas do Sucesso entre 1981 e 1982", começa Júlio. "A história bem resumida é que o Herbert e o Bi moravam em Brasília e em 1978 eles se mudaram para o Rio. Herbert vivia enchendo o saco do Bi pra que ele aprendesse a tocar baixo para que montassem uma banda, mas eles não tinham baterista. E tinha esse cara na turma do cursinho que batucava nas mesas, era o Vital Dias. Decidiram montar uma banda com o Vital".
Paralamas Do Sucesso - + Novidades
Daí houve uma reviravolta que mudaria a história do Paralamas: "Teve umas idas e vindas até que no primeiro show que fizeram eram para tocar Herbert, Bi e Vital, mas este último não apareceu. Um conhecido indicou o João Barone e eles perceberam que rolava muito mais química com o Barone que com o Vital, que aos poucos foi saindo, e deixou a banda", conta Júlio, informando em seguida que o Vital nunca chegou a tocar 'Vital e sua Moto', que foi composta depois que ele saiu. "Herbert chegou a dizer numa entrevista em 1983 que a música é um retrato fiel do Vital. Mas o Vital deu uma entrevista para o livro 'Paralamas do Sucesso - Vamos Batê Lata' do Jamari França diz que nem tudo é verdade".
Neste ponto, o vídeo mostra o recorte do livro com o depoimento de Vital, onde se lê: "A moto era o seguinte: na época, o Herbert tinha um Fusca vermelho, o Bi, a Variant azul, e ninguém tinha moto. Os papos da galera eram sempre assim: 'Pô, quem é que vai comprar a moto?' Então eu juntei uma grana e comprei uma Honda FS 125. Aquele negócio de 'seu pai não concorda' não é verdade, porque o meu pai deu uma grana pra eu poder comprar(...) E esse negócio de 'minha prima está lá e é por isso que eu também vou' é que na época o Herbert namorava uma prima dele, não é a prima do Vital, é a prima do Herbert".
De onde veio a ideia do nome Paralamas do Sucesso?
Mais adiante, Júlio mostra outro trecho do livro do Jamari que mostra como aconteceu o nome do Paralamas do Sucesso: "Num dia de 1981, surgiu o nome da banda. Bi diz que estavam ele, sua namorada Anna(...) Herbert, Vital e 'provavelmente' Pedro", que é o Pedro Ribeiro, irmão do Bi. "Eles saíram chutando nomes como 'As Cadeirinhas da Vovó'. 'Tinha muita coisa 'do amor', tanto que em 'Vital...' tem a 'caravana do amor então pra lá se encaminhou'. Tudo era não sei o quê do amor. A gente ficou chutando os nomes e aí me veio um raio e eu falei: 'Paralamas do Sucesso'", contou Bi.
Júlio conta em seguida que, depois que Vital deixou o Paralamas, ele se tornou engenheiro mecânico e teve uma banda de Heavy Metal (Nota do redator: a banda se chamava Sadom). Depois virou funcionário público e foi entrevistado em 1997 pela Folha de São Paulo, em uma matéria que tinha como título "Vital casou e vendeu sua moto". Nela Vital foi questionado sobre o fato de ter saído do Paralamas antes da chegada do sucesso, e ele respondeu: "As pessoas pensam que deixei escapar a oportunidade. Não foi assim. Ninguém tinha uma pretensão profissional. Com 18 anos, a gente fazia onda", disse Vital na época, que veio a falecer em 2015 devido a um câncer.
No resto do vídeo Júlio aborda a estratégia da banda de usar esta música como um trampolim para chegar à gravação de um disco, e como em sua versão de estúdio a música sofreu uma série de interferências em versos e até no refrão.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Jimmy Page faz post e comenta atual opinião sobre show do Led Zeppelin em 2007
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Brasileira Marina La Torraca é anunciada como nova vocalista do Battle Beast
Rafael Bittencourt explica por que Fabio Lione saiu do Angra
As duas músicas do Iron Maiden que nunca foram tocadas no Brasil - e podem estrear em 2026
Rafael Bittencourt explica atual relação com Edu Falaschi e possibilidade de novos shows
A resposta de Rafael Bittencourt sobre possibilidade de Bruno Valverde deixar a banda
Steve Harris não descarta um grandioso show de despedida do Iron Maiden
Battle Beast anuncia a saída da vocalista Noora Louhimo
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Os ícones do heavy metal que são os heróis de Chuck Billy, vocalista do Testament
O hit do Led Zeppelin que Jimmy Page fez para provocar um Beatle - e citou a canção dele
Titãs anuncia primeiras datas da turnê que celebra os 40 anos de "Cabeça Dinossauro"
Pink Floyd - Roger Waters e David Gilmour concordam sobre a canção que é a obra-prima
Exodus gravou três clipes para novo álbum - mesmo com a banda odiando fazer vídeos


A gafe de Gilberto Gil que criou a rivalidade entre Titãs e Paralamas do Sucesso
Por que Paralamas do Sucesso se recusaram a tocar nos Rock in Rio 2 e 3, segundo produtor
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
6 artistas que regravaram músicas que escreveram, mas originalmente foram registradas por outros
Raul Seixas explica por que chamou Paralamas do Sucesso de "Para-choques do Fracasso"


