Vital, o ex-Paralamas que virou nome de música e depois foi pro Heavy Metal
Por Bruce William
Postado em 24 de maio de 2022
Em vídeo publicado no seu site, Júlio Ettore, especialista em BRock, relatou algumas curiosidades envolvendo o Paralamas do Sucesso e "Vital e Sua Moto", a primeira música do primeiro álbum do Paralamas, e que se tornou um de seus grandes sucessos.
"Vital existiu, é um personagem verídico, e na verdade ele foi o primeiro baterista do Paralamas do Sucesso entre 1981 e 1982", começa Júlio. "A história bem resumida é que o Herbert e o Bi moravam em Brasília e em 1978 eles se mudaram para o Rio. Herbert vivia enchendo o saco do Bi pra que ele aprendesse a tocar baixo para que montassem uma banda, mas eles não tinham baterista. E tinha esse cara na turma do cursinho que batucava nas mesas, era o Vital Dias. Decidiram montar uma banda com o Vital".
Paralamas Do Sucesso - + Novidades
Daí houve uma reviravolta que mudaria a história do Paralamas: "Teve umas idas e vindas até que no primeiro show que fizeram eram para tocar Herbert, Bi e Vital, mas este último não apareceu. Um conhecido indicou o João Barone e eles perceberam que rolava muito mais química com o Barone que com o Vital, que aos poucos foi saindo, e deixou a banda", conta Júlio, informando em seguida que o Vital nunca chegou a tocar 'Vital e sua Moto', que foi composta depois que ele saiu. "Herbert chegou a dizer numa entrevista em 1983 que a música é um retrato fiel do Vital. Mas o Vital deu uma entrevista para o livro 'Paralamas do Sucesso - Vamos Batê Lata' do Jamari França diz que nem tudo é verdade".
Neste ponto, o vídeo mostra o recorte do livro com o depoimento de Vital, onde se lê: "A moto era o seguinte: na época, o Herbert tinha um Fusca vermelho, o Bi, a Variant azul, e ninguém tinha moto. Os papos da galera eram sempre assim: 'Pô, quem é que vai comprar a moto?' Então eu juntei uma grana e comprei uma Honda FS 125. Aquele negócio de 'seu pai não concorda' não é verdade, porque o meu pai deu uma grana pra eu poder comprar(...) E esse negócio de 'minha prima está lá e é por isso que eu também vou' é que na época o Herbert namorava uma prima dele, não é a prima do Vital, é a prima do Herbert".
De onde veio a ideia do nome Paralamas do Sucesso?
Mais adiante, Júlio mostra outro trecho do livro do Jamari que mostra como aconteceu o nome do Paralamas do Sucesso: "Num dia de 1981, surgiu o nome da banda. Bi diz que estavam ele, sua namorada Anna(...) Herbert, Vital e 'provavelmente' Pedro", que é o Pedro Ribeiro, irmão do Bi. "Eles saíram chutando nomes como 'As Cadeirinhas da Vovó'. 'Tinha muita coisa 'do amor', tanto que em 'Vital...' tem a 'caravana do amor então pra lá se encaminhou'. Tudo era não sei o quê do amor. A gente ficou chutando os nomes e aí me veio um raio e eu falei: 'Paralamas do Sucesso'", contou Bi.
Júlio conta em seguida que, depois que Vital deixou o Paralamas, ele se tornou engenheiro mecânico e teve uma banda de Heavy Metal (Nota do redator: a banda se chamava Sadom). Depois virou funcionário público e foi entrevistado em 1997 pela Folha de São Paulo, em uma matéria que tinha como título "Vital casou e vendeu sua moto". Nela Vital foi questionado sobre o fato de ter saído do Paralamas antes da chegada do sucesso, e ele respondeu: "As pessoas pensam que deixei escapar a oportunidade. Não foi assim. Ninguém tinha uma pretensão profissional. Com 18 anos, a gente fazia onda", disse Vital na época, que veio a falecer em 2015 devido a um câncer.
No resto do vídeo Júlio aborda a estratégia da banda de usar esta música como um trampolim para chegar à gravação de um disco, e como em sua versão de estúdio a música sofreu uma série de interferências em versos e até no refrão.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dave Mustaine confirma que regravou "Ride the Lightning" em homenagem ao Metallica
Valores dos ingressos para último show do Megadeth no Brasil são divulgados; confira
A canção do Genesis que a banda evitava tocar ao vivo, de acordo com Phil Collins
Os 16 vocalistas mais icônicos da história do rock, segundo o The Metalverse
As 10 melhores músicas da fase progressiva do Genesis segundo leitores da revista Prog
Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O disco de reggae que Nando Reis tem seis exemplares; "Quase como se fossem sagrados"
O primeiro álbum do Pink Floyd que David Gilmour chamou de "obra-prima"
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
A canção do Queen que Brian May achou que era piada até ouvir "estou falando sério"
Bangers Open Air confirma Within Temptation, Feuerschwanz e Eluveitie para 2026


O significado de "somos do interior do milho" em "Uma Brasileira" dos Paralamas
Os 10 maiores discos de estreia do rock nacional de todos os tempos
Os 31 músicos mais importantes da história do rock brasileiro


