Quando a polícia foi ver o que os Stones faziam e acabou participando de um clássico
Por Bruce William
Postado em 23 de abril de 2026
Os Rolling Stones nunca foram exatamente conhecidos por uma relação tranquila com autoridades. Nos anos 60, a banda virou alvo frequente de vigilância, batidas policiais, manchetes sensacionalistas e toda aquela mistura de drogas, escândalo e moralismo britânico que cercava o rock da época. Por isso, há uma ironia boa em saber que dois policiais acabaram deixando uma pequena marca em uma gravação clássica do grupo.
Rolling Stones - Mais Novidades
A história, relembrada pela Far Out, aconteceu durante as sessões de "Let's Spend the Night Together", lançada em janeiro de 1967. A música saiu em um ano agitado para os Stones, que ainda lançariam "Between the Buttons" e "Their Satanic Majesties Request", além de enfrentarem o famoso caso de Redlands, quando a casa de Keith Richards foi alvo de uma batida policial que colocou o guitarrista e Mick Jagger no centro de uma grande confusão pública.
Mas, antes dessa fase explodir de vez, a banda estava no RCA Studio, em Hollywood, trabalhando em "Let's Spend the Night Together". Como era comum nas gravações dos Stones daquele período, a sessão não parecia exatamente um ambiente de escritório. O empresário e produtor Andrew Loog Oldham queria um som específico para a faixa e passou boa parte do tempo estalando os dedos para criar uma marca rítmica na gravação.
A movimentação chamou atenção do lado de fora. Dois policiais de Los Angeles entraram no estúdio para ver o que estava acontecendo. Em vez de encontrarem algo grave, deram de cara com os Rolling Stones em uma sessão de gravação meio caótica, com Oldham tentando arrancar o som que queria da maneira mais manual possível.
Oldham, segundo a história recontada pela Far Out, conseguiu convencer os policiais de que não havia nada errado acontecendo ali. Depois, ainda pediu que eles segurassem seus fones de ouvido enquanto ele continuava concentrado na tarefa de estalar os dedos. A cena já seria boa o bastante só por isso: dois policiais dentro de um estúdio dos Stones, servindo como apoio técnico improvisado para o produtor da banda.
Só que a participação deles foi um pouco além. O engenheiro Glyn Johns achou que a música precisava de um som mais "amadeirado" do que os estalos de Oldham. Foi quando os próprios policiais sugeriram o uso de seus cassetetes. A ideia funcionou, e aqueles instrumentos nada convencionais acabaram entrando na gravação.
O som dos cassetetes pode ser ouvido especialmente em uma passagem mais quieta no meio de "Let's Spend the Night Together". Não é o tipo de detalhe que muda completamente a música, mas é uma daquelas histórias de estúdio que ajudam a explicar como certos clássicos nasceram: não apenas de grandes riffs ou partes marcantes, mas também de improvisos, acidentes e presenças inesperadas no lugar certo.
Curiosamente, "Let's Spend the Night Together" ainda causaria incômodo por outro motivo: sua letra, considerada sugestiva demais para alguns padrões da época. Nos Estados Unidos, quando os Stones tocaram a música no programa de Ed Sullivan, Jagger precisou alterar a frase para "let's spend some time together". Ou seja, a polícia entrou no estúdio, os cassetetes viraram percussão, e mesmo assim o problema público acabou sendo outro.
Para uma banda que passaria boa parte de 1967 no centro de tensões com autoridades, essa pequena colaboração involuntária tem um sabor quase cômico. Dois policiais foram conferir o barulho, ficaram no estúdio, emprestaram seus cassetetes e acabaram participando de uma música dos Rolling Stones. Às vezes, o rock dos anos 60 não precisava nem inventar histórias malucas; bastava deixar a porta do estúdio aberta.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Com Rodolfo Abrantes, Rodox anuncia retorno após 22 anos e reacende legado do hardcore nacional
Pôster do Guns em Fortaleza gera reação da Arquidiocese com imagem de Jesus abraçando Axl
A besteira cometida por Arjen Lucassen que fez projeto com Bruce Dickinson ser cancelado
Dream Theater realiza show que será lançado como álbum ao vivo; confira setlist
Dee Snider expõe seu desgosto para com bandas tributo
Baixista admite que saída do Korn se deu por recusa a tomar vacina
Slash escolhe o maior álbum ao vivo de todos os tempos; "Eu amo esse disco"
O maior cantor da história do rock progressivo, em lista de 11 vocalistas feita pela Loudwire
Como Kai Hansen do Helloween destravou a reunião do Angra com Edu Falaschi
Mike Portnoy comemora o Rush seguir em frente, na contramão de bandas como Slayer e Sepultura
O clássico do prog que Neil Peart disse que era a trilha sonora de sua vida
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
Slayer anuncia mais um show em comemoração aos 40 anos de "Reign in Blood"
7 músicas de metal lançadas em 2000 que estavam à frente do seu tempo, segundo a Louder

Quando a polícia foi ver o que os Stones faziam e acabou participando de um clássico
Cinco músicas dos Rolling Stones com riffs excelentes que envelheceram muito mal
O guitarrista que Keith Richards copiou na cara dura em disco clássico dos Stones
Os músicos que, segundo Mick Jagger, sempre odiaram o rock dos Rolling Stones
Black Crowes e Whiskey Myers lançam cover para "Star Star", dos Rolling Stones
Rolling Stones lançam amanhã música sob nome falso e segue o mistério sobre novo álbum
Metallica recebeu pedido inusitado ao abrir show dos Rolling Stones, relembra Lars Ulrich
3 músicas subestimadas de 1972 que hoje soam melhores, segundo a American Songwriter
Os 100 melhores discos dos anos 70, segundo a Ultimate Classic Rock
Charlie Watts: "Eu culpo o Led Zeppelin por shows de duas horas"
A banda amada por milhões que para Lemmy é "uma porcaria" se comparada com os Beatles


