Quando a polícia foi ver o que os Stones faziam e acabou participando de um clássico
Por Bruce William
Postado em 23 de abril de 2026
Os Rolling Stones nunca foram exatamente conhecidos por uma relação tranquila com autoridades. Nos anos 60, a banda virou alvo frequente de vigilância, batidas policiais, manchetes sensacionalistas e toda aquela mistura de drogas, escândalo e moralismo britânico que cercava o rock da época. Por isso, há uma ironia boa em saber que dois policiais acabaram deixando uma pequena marca em uma gravação clássica do grupo.
Rolling Stones - Mais Novidades
A história, relembrada pela Far Out, aconteceu durante as sessões de "Let's Spend the Night Together", lançada em janeiro de 1967. A música saiu em um ano agitado para os Stones, que ainda lançariam "Between the Buttons" e "Their Satanic Majesties Request", além de enfrentarem o famoso caso de Redlands, quando a casa de Keith Richards foi alvo de uma batida policial que colocou o guitarrista e Mick Jagger no centro de uma grande confusão pública.
Mas, antes dessa fase explodir de vez, a banda estava no RCA Studio, em Hollywood, trabalhando em "Let's Spend the Night Together". Como era comum nas gravações dos Stones daquele período, a sessão não parecia exatamente um ambiente de escritório. O empresário e produtor Andrew Loog Oldham queria um som específico para a faixa e passou boa parte do tempo estalando os dedos para criar uma marca rítmica na gravação.
A movimentação chamou atenção do lado de fora. Dois policiais de Los Angeles entraram no estúdio para ver o que estava acontecendo. Em vez de encontrarem algo grave, deram de cara com os Rolling Stones em uma sessão de gravação meio caótica, com Oldham tentando arrancar o som que queria da maneira mais manual possível.
Oldham, segundo a história recontada pela Far Out, conseguiu convencer os policiais de que não havia nada errado acontecendo ali. Depois, ainda pediu que eles segurassem seus fones de ouvido enquanto ele continuava concentrado na tarefa de estalar os dedos. A cena já seria boa o bastante só por isso: dois policiais dentro de um estúdio dos Stones, servindo como apoio técnico improvisado para o produtor da banda.
Só que a participação deles foi um pouco além. O engenheiro Glyn Johns achou que a música precisava de um som mais "amadeirado" do que os estalos de Oldham. Foi quando os próprios policiais sugeriram o uso de seus cassetetes. A ideia funcionou, e aqueles instrumentos nada convencionais acabaram entrando na gravação.
O som dos cassetetes pode ser ouvido especialmente em uma passagem mais quieta no meio de "Let's Spend the Night Together". Não é o tipo de detalhe que muda completamente a música, mas é uma daquelas histórias de estúdio que ajudam a explicar como certos clássicos nasceram: não apenas de grandes riffs ou partes marcantes, mas também de improvisos, acidentes e presenças inesperadas no lugar certo.
Curiosamente, "Let's Spend the Night Together" ainda causaria incômodo por outro motivo: sua letra, considerada sugestiva demais para alguns padrões da época. Nos Estados Unidos, quando os Stones tocaram a música no programa de Ed Sullivan, Jagger precisou alterar a frase para "let's spend some time together". Ou seja, a polícia entrou no estúdio, os cassetetes viraram percussão, e mesmo assim o problema público acabou sendo outro.
Para uma banda que passaria boa parte de 1967 no centro de tensões com autoridades, essa pequena colaboração involuntária tem um sabor quase cômico. Dois policiais foram conferir o barulho, ficaram no estúdio, emprestaram seus cassetetes e acabaram participando de uma música dos Rolling Stones. Às vezes, o rock dos anos 60 não precisava nem inventar histórias malucas; bastava deixar a porta do estúdio aberta.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que recusou Rock in Rio 1985: "Pessoas decidiram que não era boa ideia"
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
Sepultura esgota ingressos do último show da carreira
O guitarrista apontado como melhor do mundo que Alex Lifeson não curte: "Não me tocava"
Mantas, guitarrista original do Venom, homenageia Cronos
A homenagem de Krisiun e Destruction ao Venom no Rock in Rio 2013
Power to the People, festival organizado por Tom Morello, será transmitido ao vivo
A letra do AC/DC que Brian Johnson escreveu sem entender o que queria dizer, mas a banda entendeu
As 5 melhores músicas do Metallica que foram gravadas por Cliff Burton, segundo a Revolver
O curioso tema do TCC de Fernanda Lira que professora reprovou e a fez largar a faculdade
A música do Megadeth que fala sobre o vício em jogos e apostas
Alice Cooper revela quando se deu conta de que não era Alice Cooper
O show de reunião que deixou Mick Jagger impressionado e querendo muito mais
O lendário músico que Keith Richards lamenta nunca ter conseguido ver ao vivo
A superbanda com integrante dos Rolling Stones que Jimmy Page nunca esqueceu
É verdade que John Paul Jones toca piano em "She's a Rainbow", dos Rolling Stones?
O grave erro que o Oasis comete no palco, de acordo com Mick Jagger; "Isso não se faz"
A canção que fez os Rolling Stones perceberem que aquele cara era o guitarrista certo
Cinco fantásticos álbuns ao vivo que não nasceram para ser álbuns ao vivo
10 rockstars que já estão na casa dos 80 anos de idade e seguem na estrada
O artista dos anos 1960 muito à frente dos Rolling Stones, segundo Mick Jagger
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
Keith Richards elege o riff mais pesado do blues: "Disse tudo que tinha para ser dito"


