Rafael Bittencourt dá dica para músicos e conta como Kiko Loureiro "complicou" sua vida
Por Emanuel Seagal
Postado em 14 de janeiro de 2026
O Angra consolidou seu nome na história do metal mundial apoiado na excelência técnica de músicos que buscavam se desafiar constantemente. Essa mentalidade presenteou os fãs com composições grandiosas, mas criou um verdadeiro "pesadelo" para quem tenta executar as músicas - inclusive para os membros que entraram na banda posteriormente. O saudoso Andre Matos orgulhava-se de cantar "Angels Cry" no tom original, Felipe Andreoli já declarou que busca fugir da zona de conforto em cada novo disco, e Bruno Valverde não esconde as dificuldades de tocar a complexa "Carolina IV" ou as peculiaridades de Aquiles Priester em "The Temple of Hate".

Essas barreiras, é claro, são enfrentadas também por fãs e estudantes de música, sejam iniciantes ou avançados, quando tentam reproduzir fielmente as músicas. Em um vídeo de perguntas e respostas no canal do podcast Amplifica, o guitarrista Rafael Bittencourt foi questionado por um seguidor que pediu uma "luz" para conseguir tocar as músicas consideradas "impossíveis" do grupo.
"Paciência. Saber que o suplício não é só você que passa e, inclusive, nós do Angra muitas vezes passamos. O grande objetivo é você tocar de maneira confortável. Não adianta treinar de maneira desconfortável", explicou o músico. "Se você estiver mais rápido do que você consegue, não vai adiantar. Reduz a velocidade, simplifica as partes para que aquilo fique mais natural pra você."
Rafael aproveitou a oportunidade para revelar que a dificuldade não é exclusividade do público. Ele citou o ex-guitarrista da banda, Kiko Loureiro, como o responsável por algumas das passagens que lhe dão trabalho para executar com precisão até hoje.
"Partes que são típicas do Kiko Loureiro - saltos de corda e com velocidade, muitas trocas de técnica de palheta, tudo ao mesmo tempo - são super difíceis pra mim", confessou Rafael.
Ele finalizou com um conselho prático para quem está estudando o instrumento: "Tem que treinar, devagar, deixar a musculatura relaxar e procurar um jeito que você economize movimento, claro, mas… perseverança, meu amigo. Perseverança e tempo. Se você não tem tempo, aí fica complicado."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Bonnie Tyler que foi "reconstruída" e virou hino do Bon Jovi
O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
4 clássicos do rock nacional em que a melhor parte não é o refrão
O arrependimento de Tarja Turunen: "Eu deveria tê-los feito passar por um inferno"
O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
O guitarrista que fez Ian Anderson desistir da guitarra e escolher a flauta
Steve Harris rebate Bruce e nega ter barrado novo disco do Iron Maiden
O clássico de Bonnie Tyler regravado por duas lendas do heavy metal
O show que fez a cabeça de Jimmy Page em 1965; "mudou minha forma de enxergar a música"
O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
A melhor música do Avenged Sevenfold, segundo o WatchMojo
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo

Angra anuncia relançamento de "Holy Land" em edição especial remasterizada
Afonso Nigro revela por que chamou Kiko Loureiro pro Dominó: "Preciso desse cara"
O clássico do Angra de Andre Matos que parece com faixa do "MI'RAJ", segundo Edu Falaschi
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
As Cinco Melhores Músicas de Andre Matos - Parte 1
O que difere Edu Falaschi dos outros cantores que o Angra já teve, segundo Eric Martin
Os 10 momentos mais impactantes e fundamentais do metal nacional


