Capas Gêmeas: as infelizes coincidências (e plágios) nas artes dos álbuns

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Marcelo Araújo, Fonte: Ogro do Metal
Enviar correções  |  Comentários  | 

Não deve ser nada agradável quando um designer vê a sua arte estampada na capa de outra banda, mas ao contrário do que muita gente pensa, na maioria das vezes não se trata de plágio ou coisa do tipo, e sim, uma infeliz coincidência por conta do uso da mesma fotografia retirada de um banco de imagens.

5000 acessosGhost: James Hetfield curte show da banda no meio da galera5000 acessosMegadeth: as 10 maiores tretas de Dave Mustaine

Em 1998, Bruce Dickinson lançou o álbum "The Chemical Wedding", e trouxe na arte da capa, uma pintura do artista e poeta William Blake, que já havia sido utilizada na capa do álbum "Another Fine Tune You´ve Got Me Into", lançado em 1978 pela banda Gilgamesh.

Em 1999, a banda Ten lançou o álbum "Spellbound", e trouxe na arte da capa, uma pintura do artista Luis Royo chamada "Memory in White", que já havia sido utilizada na capa do álbum "Heaven's Kingdom Will Be Yours", lançado em 1998 pela banda Eternal Night.

Em 2004, a banda Nightwish trouxe na arte do álbum "Once", uma ilustração da estátua “Angel of Grief” (anjo do sofrimento), feita pelo escultor estadunidense William Wetmore Story em 1894, que serve como túmulo de pedra para a sua esposa Emelyn Story, no Cemitério Protestante de Roma. Acontece, que três bandas já haviam lançado álbuns com esse mesmo anjo: The Tea Party no álbum “The Edges of Twilight” de 1995, Evanescence no seu EP homônimo de 1998, e a banda Odes of Ecstasy, no álbum “Embossed Dream in Four Acts”, também de 1998.

Em 2004, a banda White Lion lançou o álbum "Last Roar", e trouxe na arte da capa, a mesma imagem de um leão (e também na mesma posição) da capa do álbum "Breaking Out", lançado pela banda Lions Pride em 1984.

Em 2005, a banda Shaman lançou o álbum “Reason” com a mesma fotografia (algumas pequenas alterações) da capa do livro “Um Terrorista No Pampa”, lançado em 2004 pelo escritor Tailor Diniz.

Em 2008, foi lançado um álbum da banda The Doors, intitulado “Live at the Matrix 1967”, que trouxa na arte da capa, o mesmo anjo usado pelas bandas Angra e Death S.S., nas capas dos álbuns "Rebirth" (2001) e “The 7th Seal” (2006).

Em 2011, O MC alemão Morlockk Dilemma lançou o álbum "Circus Maximus", e nesse caso específico, podemos afirmar com 100% de certeza, que ocorreu plágio da capa do álbum "Amar Pra Viver ou Morrer de Amor", lançado por Erasmo Carlos em 1982.

Em 2012, a banda Van Halen lançou o álbum "A Different Kind Of Truth", e trouxe na arte da capa, a mesma locomotiva usada na capa do álbum ""Movin 'On"", lançado em 1975 pela banda Commodores.

Em 2014, a banda Titãs lançou o álbum "Nheengatu", e trouxe na arte da capa, uma pintura da Torre de Babel feita pelo artista belga Pieter Bruegel, que já havia sido utilizada pelas bandas Comecon, Kipelov e The Aristocrats, nos álbuns "Converging Conspiracies" (1993), single Vavilon (2003) e "Culture Clash" (2013).

Por último, talvez a mais famosa de todas, ocorrida na capa do álbum "Born Again", lançado em 1983 pela banda Black Sabbath, que utilizou como inspiração, a foto de um bebê estampada na capa da revista "Mind Alive" (1968), que também serviu de inspiração para a capa do álbum "New Life", lançado pela banda Depeche Mode em 1981.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 16 de março de 2015
Post de 23 de março de 2015

GhostGhost
James Hetfield curte show da banda no meio da galera

183 acessosIron Maiden cover: "Sign of the Cross", no piano1668 acessosHeavy Metal: os 10 melhores riffs dos anos noventa481 acessosIron Maiden: Iron Maiden Ex Libris aborda as letras da donzela0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Iron Maiden"

Bruce DickinsonBruce Dickinson
9 conselhos para o sucesso do seu negócio

Iron MaidenIron Maiden
As top 10 da banda segundo Scott Ian, do Anthrax

Iron MaidenIron Maiden
O porquê das críticas aos últimos álbuns da banda

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Titãs"0 acessosTodas as matérias sobre "Black Sabbath"0 acessosTodas as matérias sobre "Angra"0 acessosTodas as matérias sobre "Doors"0 acessosTodas as matérias sobre "Bruce Dickinson"0 acessosTodas as matérias sobre "Shaman"0 acessosTodas as matérias sobre "Van Halen"0 acessosTodas as matérias sobre "Iron Maiden"

MegadethMegadeth
As 10 maiores tretas da história de Dave Mustaine

Collectors RoomCollectors Room
A coleção de Gastão Moreira, ex-VJ do programa Fúria Metal

Separados no nascimentoSeparados no nascimento
Dave Mustaine e Mika Hakkinen

5000 acessosMeet & Greet: Como os roqueiros de verdade se comportam5000 acessosDavid Bowie: a última foto pública e a última foto privada5000 acessosGuns N' Roses: os 10 melhores não-clássicos da banda5000 acessosPaul Gilbert: o Metallica acabou com o Blues no Metal5000 acessosMetallica: as 10 melhores músicas segundo a Loudwire5000 acessosAngra: Kiko Loureiro relembrando o tempo de Dominó

Sobre Marcelo Araújo

Carioca da gema e fanático por música de qualidade, aprendeu a gostar de Rock aos 10 anos de idade por causa de bandas como Scorpions, Led Zeppelin e Guns N’ Roses. A maior decepção foi ver uma de suas bandas preferidas, o Bon Jovi, mudar completamente de estilo e se tornar uma coisa bem chatinha de uns tempos pra cá, algo classificado como uma mistura de Sertanejo Universitário com Pop. Das bandas mais recentes, curte bastante Alter Bridge e Unisonic. Adora tudo relacionado com as curiosidades por trás das canções, álbuns e bandas, sempre escrevendo matérias a respeito desses fatos no blog Ogro do Metal.

Mais matérias de Marcelo Araújo no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online