A era do metal que Dave Mustaine odeia; "ainda bem que passou"
Por Bruce William
Postado em 03 de fevereiro de 2026
Se tem um assunto em que o Dave Mustaine não costuma economizar opinião, é quando o papo cai em guitarra, técnica e "o que é metal de verdade" na cabeça dele. E aí entra um alvo que ele trata como um desvio de rota: a onda do nu metal que dominou parte do começo dos anos 2000.
Megadeth - Mais Novidades
A fala apareceu em uma entrevista ao LifeMinute e foi repercutida pela Far Out. O ponto principal dele é bem específico: a ausência de solos em muita coisa daquela cena, que misturava metal com rap, grooves mais simples e refrões prontos pra arena.
Mustaine comentou: "Houve um período em 2000 em que a gente tinha essas bandas, acho que era 'nu metal', e elas não faziam solos. Bem, por que elas não faziam solos? Porque elas não conseguiam fazer solos. E graças a Deus esse gênero foi embora. As pessoas começaram a aprender a fazer solos. Eu diria que, se você está numa banda de 'nu metal', provavelmente teria dificuldade até de tocar 'Johnny B. Goode'. Então fico feliz, ainda bem que passou."
No pacote, ele ainda cita nomes que viraram sinônimo desse período (como Korn, Linkin Park e Limp Bizkit) como exemplos de bandas que representavam o que de pior aconteceu nesta era. E dá pra sacar o que irrita: pra um cara que construiu carreira em cima de riff + variação + solo, o nu metal é quase um "crime de omissão".
Só que esse tipo de visão também revela mais sobre o próprio Mustaine do que sobre o gênero. E quando ele puxa Johnny B. Goode (do Chuck Berry) como régua mínima, ele está basicamente dizendo: "isso aqui é o básico, o resto é conversa".
O curioso é que, gostando ou não, o nu metal deixou rastro: alguns nomes atravessaram a época, outros viraram aquela lembrança bem datada de começo de milênio - e o próprio metal, depois, voltou a abrir mais espaço pra virtuosismo e solos em várias vertentes. Mas, se depender do Mustaine, essa parte do filme já pode ficar nos extras do DVD.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Como Paulo Ricardo faz para evitar que suas músicas soem muito metal ou hard rock
Max Cavalera explica o que fez o Sepultura mudar o som em "Chaos A.D."
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
A banda americana dos anos 1970 que é a maior influência da nova baterista do Rush
O projeto que é os "quatro tenores do rock", segundo Eric Martin
Nocturno Culto explica por que o Darkthrone nunca mais tocou ao vivo
Rush inicia novo capítulo de uma carreira baseada em fortes convicções
O melhor álbum dos Rolling Stones de todos os tempos, segundo Keith Richards
Hellripper anuncia 4 shows no Brasil em turnê inédita para 2027
Como Mark Knopfler adaptou um defeito para escapar de tocar guitarra "do jeito errado"
A música do Judas Priest que mistura rock, funk e jazz, segundo Ian Hill
A banda dos anos 80 que Kurt Cobain dizia ter envelhecido rápido demais
O guitarrista mais rápido que Slash viu tocar; "literalmente explodiu minha cabeça"



Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
Grandes álbuns de rock e heavy metal que foram lançados em junho
A decepção de Dave Mustaine com álbum do Led Zeppelin: "Ele não estava tocando bem"
O disco gravado pela formação clássica que a Metal Hammer considera um dos piores do Megadeth
O disco do Ramones que ajudou Marty Friedman a evoluir como guitarrista
Os países que formam o "Big Four" do metal, segundo Mateus Ribeiro
O disco clássico dos Ramones que influenciou David Ellefson, ex-baixista do Megadeth
13 astros do rock e metal que não têm tatuagens e por quê, segundo a Loudwire
O disco clássico do Black Sabbath que foi uma "revelação" para Marty Friedman
O disco do Kiss que mudou a vida de Marty Friedman (e o fez desistir dos esportes)
Dave Mustaine, do Megadeth, abre o jogo sobre convite a Pepeu Gomes
Kiko Loureiro lista seus cinco solos de guitarra favoritos de todos os tempos


