Filmagem do Led Zeppelin em 1969 é descoberta em arquivo de universidade
Por João Renato Alves
Postado em 11 de abril de 2026
Um vídeo colorido do Led Zeppelin dublando "Good Times, Bad Times", faixa de abertura de seu álbum de estreia, foi encontrado no arquivo digital da Universidade da Geórgia. A filmagem foi originalmente feita em fevereiro de 1969, no Thee Image Club, na Collins Avenue, em Miami Beach, Flórida.
Led Zeppelin - Mais Novidades
Um filme em preto e branco de baixa qualidade da banda tocando "Communication Breakdown" no mesmo clube circula há anos, mas o recém-achado tem cores e não era visto há mais de meio século. Ambos foram produzidos para o The Rick Shaw Show, programa que apresentava sucessos do rock'n'roll sendo dublados por artistas locais e músicos em turnê.
Responsável pela descoberta, um fã que se denominou Zep Head declarou, conforme registro da Classic Rock: "Pedi digitalização de arquivos que tinham nomes que remetiam à banda. Caí no chão quando encontrei este. Já conhecia o de 'Communication Breakdown', mas havia mais uma música e estava gravada em cores."
Gravado no final de 1968 e lançado em 12 de janeiro do ano seguinte, o álbum de estreia do Led Zeppelin conta com material próprio e novos arranjos para clássicos do blues e do folk. As sessões em estúdio totalizaram 36 horas e foram produzidas por Jimmy Page, guitarrista e idealizador do grupo.
A única participação externa foi do músico queniano Viram Jasani, que gravou a tabla em "Black Mountain Side". A capa conta com um registro do desastre do dirigível alemão LZ 129 Hindenburg, ocorrido em 6 de maio de 1937 quando se preparava para pousar em Nova Jersey, Estados Unidos. 36 pessoas morreram.
"Led Zeppelin", o álbum, vendeu mais de 10 milhões de cópias apenas à época do lançamento. Chegou ao Top 10 nos Estados Unidos e Reino Unido. O quarteto ampliaria sua popularidade nos lançamentos seguintes, se tornando um dos maiores grupos da história do rock.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música mais bonita do Radiohead de todos os tempos, segundo Thom Yorke
5 versões brasileiras que estragaram clássicos do rock
O álbum do Metallica que Paulo Ricardo adora: "Obra-prima, canções maravilhosas"
Sem prévio aviso, Avenged Sevenfold disponibiliza novo EP "Statica"
As três melhores músicas do Iron Maiden escritas por Steve Harris, segundo Nicko McBrain
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
Os 10 discos essenciais do metal sinfônico, segundo a Louder
O clássico dos Beatles cuja autoria John Lennon e Paul McCartney disputavam
Com Strokes e Gorillaz, Primavera Sound Brasil divulga programação por dia e venda de ingressos
O apoio de Ozzy Osbourne à comunidade LGBTQ+ em 1989
Os 10 maiores álbuns de heavy metal da história, segundo Ozzy Osbourne
O cara que Dave Grohl sempre considerou do Foo Fighters: "Devia estar na banda"
O melhor guitarrista vivo do mundo, segundo o lendário Eric Clapton
Kirk Hammett implorou para Jason Newsted ficar no Metallica
O hit que virou hino da Copa sem jabá nem marketing, segundo Regis Tadeu


O dia em que Robert Plant desembolsou R$ 50 mil por causa de "Stairway to Heaven"
A opinião bastante negativa de Angus Young do AC/DC sobre o Led Zeppelin
David Bowie receberá álbum de gravações inéditas com participação de Jimmy Page
10 álbuns dos anos 70 abriram caminho para o heavy metal nos anos 80
A banda que Steven Tyler aponta como verdadeira criadora do heavy metal
A melhor banda de todos os tempos, segundo Jimmy Page do Led Zeppelin
A música do Led Zeppelin que Jimmy Page se recusou a tocar ao vivo
5 clássicos do rock cujas letras envelheceram mal
Quando Robert Plant enquadrou uma banda por plágio e levou o troco na mesma hora
Poeira: Rockstars e as bandas que eles sonhavam fazer parte
O disco do Led Zeppelin que Jimmy Page considera perfeito; "Um clássico absoluto"


