O Melhor e o Pior do Rock Canadense
Por Paulo Haroldo
Postado em 28 de abril de 2025
A contribuição do Canadá para o cenário musical é enorme. Fora do rock, nomes como Leonard Cohen, Oscar Peterson, Michael Bublé, Skywalk (jazz fusion), April Lavigne, Joni Mitchell, Celine Dion, Drake e tantos outros são mundialmente conhecidos. No rock, mais de 300 nomes podem ser mencionados, mas aqui apenas a parcela mais representativa, na minha opinião pessoal e na indiscutível importância mundial, será destacada. Nesse sentido, artistas hardcore e extremos (punk, death metal, "industrial" e congêneres) não serão priorizados. Por sua extensão, a matéria será dividida em três partes.
Melhores e Maiores - Mais Listas
No limite entre o pop e o rock, dois nomes foram contemplados, por sua enorme representatividade: Bryan Adams e Alanis Morrissette. A ordem é por importância na cena musical e pelo meu gosto próprio, por isso bem subjetiva e refratária a críticas. Todas as músicas destacadas têm link para o YouTube.
O Melhor do Rock Canadense – Parte 1
Rush
Nada a comentar sobre esse gigante de Toronto, cujo nome fala por si. Aqui perto de casa, em North York, foi aberto em 1916 o Lee Lifeson Art Park.

Destaques: discos Fly By Night, Moving Pictures e Permanent Waves.
Neil Young
Flutuando entre o folk e o rock, Neil Percival Young, 70 anos, é um gênio que costuma causar controvérsias. Mesmo morando há muitos anos nos EUA, o Torontonian não renega suas raízes e serve como enorme influência para roqueiros como Sonic Youth, Pixies e Pearl Jam.

Destaques: Rockin’ in the Free World; My My, Hey Hey (Out of the Blue); Heart of Gold; Harvest Moon; Sugar Mountain; The Needle and the Damage Done; Don’t Let it Bring You Down (melhor na voz de Annie Lennox).
Bachman-Turner Overdrive (BTO)
Sob a liderança de Randy Bachman, o quarteto de Winnipeg vendeu múltiplos discos platinados de classic rock setentista. Reapareceu em 2023, com o filho de Randy e presença ocasional de Fred Turner.
Destaques: Hey You; Roll On Down the Highway; You Ain’t Seen Nothing Yet; Takin’ Care of Business; Down Down.
The Tragically Hip
Formada em 1984 em Kingston, ON, é a maior vendedora de discos de rock do Canadá. Muitas vezes comparada ao R.E.M., faz um rock básico, fácil de assimilar. The Hip é pouco conhecida fora do país e uma das minhas preferidas. A banda acabou em 2017, com a morte do vocalista Gord Downie por câncer cerebral.
Destaques: Courage (For Hugh MacLennan); Blow at High Dough; Looking For a Place to Happen; At the Hundredth Meridian; Fifty-Mission Cap; Bobcaygeon.
Steppenwolf
Embora formada em Los Angeles (1967), tem raízes canadenses, sendo que seus principais integrantes iniciais, incluindo o líder John Kay, começaram suas carreiras musicais em Toronto, Ontario. O nome deriva de um livro do escritor alemão Herman Hesse, e a banda ficou imortalizada por servir de trilha sonora ao filme Easy Rider, com a música Born to Be Wild.
Destaques: Born to Be Wild; Magic Carpet Ride; Desperation; Skullduggery.
Jeff Healey
O exímio guitarrista cego de Toronto transitou pelo rock, blues e jazz, tendo tocado com muita gente famosa, sempre com a guitarra sobre o colo – quando se empolgava, se levantava, sob urros da plateia. Eu o vi ao vivo em SP, em noite dividida com Robert Cray (não tocaram juntos). Infelizmente esse virtuose morreu de sarcoma em 2008.
Destaques: River of No Return; While My Guitar Gently Weeps; It Could All Blown Away; That’s What They Say; Temptation; Guitar Duet Stomp.
Big Sugar
Trio fundado em Toronto, no ano de 1988, pelo cantor e guitarrista Gordie Johnson, sendo uma das bandas mais populares do Canadá. Calcado inicialmente no blues, adicionou pitadas de reggae, tornando seu som bem eclético, mas sempre com o rock clássico de fundo. Ganhou um segundo guitarrista tempos depois.
Destaques: All Hell For A Basement; If I Had My Way; Diggin’ A Hole; Turn The Lights On; Let It Ride.
The Sheepdogs
Banda formada em 2004 em Saskatoon, província de Saskatchewan, tendo como líder o cantor e guitarrista Ewan Currie. É também extremamente popular no Canadá, onde já vendeu mais de 8 milhões de discos. Faz um rock de raízes setentistas, de espírito "alegre", às vezes meio psicodélico e com um fundo de blues.
Destaques: Greedy Man; I’m Gonna Be Myself; Downtown; Where I Can Roam (Reprise); Let It All Show; Please Don’t Lead Me On; I’ve Got a Hole Where My Heart Should Be.
The Guess Who
Formada em 1965 em Winnipeg, Manitoba, marcou época com hits inesquecíveis (e muito regravados por terceiros) como American Woman e These Eyes. O pilar da banda era a dupla Burton Cummings (vocais/teclados) e o genial Randy Bachman (guitarra), que mais tarde formaria a BTO.

Destaques: American Woman; These Eyes; No Sugar Tonight/New Mother Nature; No Time; Hand Me Down World; Clap For The Wolfman.
Headstones
Ótima banda de Kingston, ON, formada em 1989 e liderada pelo cantor e ator Hugh Dillon. Seu rock é energético e contém letras levemente politizadas, com influências punk. É bastante tocada nas rádios-rock do país, com milhões de discos vendidos. A banda se separou em 2003 e voltou a se reunir em 2011. Seu 1º single, When Something Stands For Nothing, ganhou disco de platina.
Destaques: Cubically Contained (e sua boa versão acústica); Smile & Wave; Tweeter And The Monkey Man; Three Angels; The Wreck of the Edmund Fitzgerald.
Big Wreck
Banda formada pelos guitarristas Ian Thornley (líder) and Brian Doherty em Boston, MA, em 1992, e que se assentou em Toronto após a saída inicial de Doherty, em 2002. Seu som se baseia na guitarra poderosa de Thornley e tem grande público no Canadá. Aprecie o show de guitarras na versão ao vivo de One More Chance.
Destaques: The Oaf; Blown Wide Open; One More Chance; Albatross; Middle of Nowhere; In My Head; Ghosts.
Bryan Adams
Impossível não citar Bryan Adams, um dos maiores nomes da música comercial do Canadá, com mais de 100 milhões de discos vendidos mundo afora. Nascido em Kingston, ON (1959), Bryan Guy Adams se destaca pela baladas melosas de estrondoso sucesso, mas também por alguns rocks, em especial It’s Only Love, dueto com Tina Turner.

Destaques: It’s Only Love; Summer Of’ 69; Somebody; Heaven; (Everything I Do) I Do It For You; Straight From The Heart; Have You Ever Really Loved A Woman?
Alanis Morissette
Ainda na linha pop-rock figura essa excelente cantora nascida em Ottawa (1974), capital do Canadá. Depois de 2 discos lançados localmente e com rejeição de muitas gravadoras, mudou-se para Los Angeles, onde gravou o disco Jagged Little Pill, que vendeu 33 milhões de cópias no mundo todo.

Destaques: You Oughta Know; Hand in My Pocket; Ironic; Hand Over Feet; You Learn; Thank U.
Nickelback
Outra banda de enorme sucesso comercial, originada em Hanna, Alberta (1995). Liderada pelo vocalista e guitarrista Chad Kroeger, alcançou o topo das paradas com o single How You Remind Me e já vendeu mais de 50 milhões de discos.

Destaques: além do citado hit, Rockstar; Burn It to the Ground; Far Away; Photograph.
Moxy
Banda formada em Toronto (1975) e que chamou a atenção logo no seu 1º disco, em grande parte por causa das ótimas guitarras tocadas por Tommy Bolin, que gravava seu disco solo Teaser na sala ao lado, e foi chamado às pressas pelo afastamento do guitarrista original do Moxy (Earl Johnson).
Destaques: Fantasy; Can’t You See I’m a Star; One More Heartbreak; Nothing Comes Easy; Through the Storm.
April Wine
Hard rock proveniente de Halifax, Nova Scotia (1969), e que começou a fazer sucesso com covers, em 1972. Continua na ativa, embora o seu líder, cantor e guitarrista Myles Goodwyn tenha falecido em 2023.
Destaques: You Could Have Been a Lady; Before The Dawn; Tonite Is a Wonderful Time to Fall in Love; Roller; Bad Side Of The Moon.
Triumph
Trio de hard rock com origem em Mississauga, ON, em 1975, e que começou a chamar a atenção com um cover de Joe Walsh ("Rocky Mountain Way") e atingiu o pico de seu sucesso com a balada Lay It On the Line (1979). Essa formação original durou até 1988, quando o guitarrista e cantor Rik Emmett deixou a banda para seguir carreira solo.
Destaques: além dos citados, Too Much Thinking; Magic Power; Fight The Good Fight.
Annihilator
Banda de thrash metal com origem em Ottawa, ON, em 1984, e liderada pelo cantor e guitarrista Jeff Waters. É o maior vendedor de heavy metal canadense e, após 17 álbuns de estúdio, continua na ativa.

Destaques: Set the World On Fire; Alison Hell; The Fun Palace; King Of The Kill.
Frank Marino & Mahogany Rush
Nascido em Montreal, Quebec (1954), é considerado um dos mais subestimados guitarristas de rock, que também transita pelo blues. Frequentemente comparado a Jimi Hendrix, tem, a meu ver, um estilo bem diferente. Ele e sua inseparável Gibson SG se aposentaram em 2021.
Destaques: Stories Of A Hero; I’m a King Bee (Live); Tales Of The Unexpected.
The Band
Banda de country-rock formada em Toronto (1957) e que ficou mais famosa por influenciar outros artistas e acompanhar Bob Dylan em algumas turnês do que por suas próprias músicas. Prefiro a carreira solo de seu principal compositor e guitarrista, Robbie Robertson, em especial a faixa Showdown At Big Sky.
Destaques: The Night They Drove Old Dixie Down; The Weight; Up On Cripple Creek.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps