As 5 músicas favoritas de Ronnie James Dio, uma delas cantada por Ozzy Osbourne
Por Gustavo Maiato
Postado em 19 de agosto de 2025
Morre Phil Campbell, guitarrista que integrou o Motörhead por mais de 30 anos
Ícone do heavy metal, Ronnie James Dio nunca precisou de apresentações. Seja pelos vocais inconfundíveis, pela atuação intensa no palco ou pelo legado que deixou no Rainbow, Black Sabbath e na carreira solo, Dio sempre foi uma figura respeitada entre fãs e músicos. Em 2009, em entrevista resgatada pelo site Blabbermouth, o cantor listou suas cinco músicas favoritas de todos os tempos — e a seleção reflete tanto sua formação clássica quanto sua mente aberta.
Black Sabbath - Mais Novidades

Mesmo tendo entrado no Black Sabbath após a saída de Ozzy Osbourne — tarefa que poucos aceitariam com tamanha confiança — Dio não hesitou em incluir uma música da era original da banda na sua lista. E não foi qualquer faixa: "War Pigs", clássico do álbum Paranoid, de 1970. "As letras foram escritas pelo Geezer [Butler], e se sustentam até hoje como um protesto contra aqueles que criam guerras. É um título estranho, mas muito inteligente. Musicalmente, foi escrita de forma brilhante", elogiou Dio.
Outro nome que não poderia faltar é o do Deep Purple, com a imortal "Smoke on the Water". Segundo Dio, o riff criado por Ritchie Blackmore é "tão simples que qualquer um pode tocar — mas é um riff magnífico. Acho que é uma das músicas mais clássicas de todos os tempos. Quando ouço, volto imediatamente àquela época da minha vida. É importante para mim".
A terceira escolha é uma das faixas mais inusitadas da carreira do Judas Priest: "Nostradamus", título da ópera-metal lançada pela banda em 2008. Embora o disco tenha sido divisivo entre fãs, Dio reconheceu sua ambição e peso lírico. A lista continua com outra surpresa: "Spoonman", do Soundgarden, mostrando o quanto Dio também valorizava o legado do grunge. Ele elogiou a originalidade da faixa e a escrita de Chris Cornell: "É uma música incomum dentro do álbum, mas muito bem escrita. Eles mantêm as influências do hard rock e heavy metal, mas têm uma identidade própria".
Fechando a seleção, Dio escolheu "Enter Sandman", do Metallica. Lançada em 1991, a música marcou a virada da banda para um som mais acessível e radiofônico. "É uma música perfeita, lançada no momento exato da carreira deles. Todo mundo esperava outra coisa, e eles entregaram algo totalmente diferente — isso é grandeza", afirmou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
A melhor faixa de "Powerslave", clássico do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A opinião de vocal do Depeche Mode sobre versão do Lacuna Coil para "Enjoy the Silence"
Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
A diferença entre Bruce Dickinson e Paul Di'Anno, segundo Adrian Smith
Ouça Phil Campbell tocando "TNT", do AC/DC, com o Anthrax
O álbum do Metallica que James Hetfield diz ainda não ter sido apreciado: "Vai ter sua hora"
Organização do Monsters of Rock divulga horários dos shows
"Se Michael Kiske entrasse no Iron Maiden, Bruce Dickinson não teria voltado", diz Regis
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu
A música do Metallica com letra que lembra comercial de energético, segundo o UCR
A banda de metal extremo brasileira que teve camarim no Rock in Rio invadido por Thiago Lacerda
O maior guitarrista da história da música pesada, segundo o Loudwire
Qual seria a opinião de Dio sobre o show de despedida do Black Sabbath só com originais?
Regis Tadeu e os cinco discos mais ridículos de heavy metal
"Heaven and Hell parece mais Rainbow que Sabbath", diz Regis Tadeu - e todos discordam
O estranho cover do Black Sabbath que Ozzy disse ser "a coisa mais assustadora" que ouviu
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 80, segundo o Loudwire
O pior músico do Black Sabbath de todos os tempos, segundo o próprio Ozzy Osbourne
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 1970, segundo o Loudwire
Os 5 álbuns e metal que moldaram Mayara Puertas, vocalista do Torture Squad
A piada de Phil Lynott sobre o Black Sabbath que fez Tony Iommi cair na risada
10 álbuns essenciais do metal dos anos 70 que valem ter em vinil
Terra do Black Sabbath, Birmingham quer ser reconhecida como "Cidade da Música"
5 discos do Iron Maiden que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
James Hetfield comenta seu top 10 de maiores canções de todos os tempos


