Seis músicos que não fazem mais parte das bandas que fundaram
Por Mateus Ribeiro
Postado em 12 de abril de 2022
Você, que curte um som e está lendo essa nota, certamente já ouviu falar sobre Max Cavalera. Caso você tenha passado os últimos 35 anos dentro de uma caverna ou em uma ilha deserta, o rapaz em questão é um dos maiores ícones do metal nacional e mundial. Nascido em Belo Horizonte (Minas Gerais), Massimiliano Antônio Cavalera foi guitarrista/vocalista/membro fundador da banda Sepultura.
Melhores e Maiores - Mais Listas
Enquanto foi integrante do Sepultura, Max gravou os discos mais emblemáticos do quarteto, com destaque para "Beneath The Remains" (1989), "Arise" (1991), "Chaos A.D." (1993) e "Roots" (1996). Apesar de todo o sucesso alcançado, Max saiu do grupo que fundou em 1996. Após sair da banda que ajudou a se tornar uma gigante do metal, Max fundou o Soulfly, e posteriormente, o Cavalera Conspiracy. Vale lembrar que o frontman também faz parte do supergrupo Killer Be Killed e do Go Ahead And Die.
Além de Max Cavalera, existem outras personalidades da música que não fazem mais parte das bandas que fundaram. Confira abaixo alguns casos semelhantes.
Iggor Cavalera
Irmão de Max, Iggor Cavalera é um dos maiores e mais influentes bateristas do metal. Iggor passou dez anos a mais que seu irmão no Sepultura e saiu da banda em 2006. Atualmente, é baterista do Cavalera Conspiracy e toca sucessos do Sepultura com seu irmão, além de fazer parte de outros projetos.
K.K. Downing
O veterano guitarrista K.K. Downing, líder do KK's Priest, foi um dos membros fundadores do Judas Priest, junto do baixista Ian Hill. Downing gravou discos que mudaram para sempre a história da música pesada, como "British Steel" (1980), "Screaming For Vengeance" (1982), "Defenders Of The Faith" (1984) e "Painkiller" (1990).
Após 40 anos como guitarrista do Judas Priest, Downing saiu da banda e até hoje, a separação rende assunto.
Mike Portnoy
O carismático e talentoso baterista foi um dos fundadores do Dream Theater e um dos pilares do quinteto. Após 25 anos tocando na maior banda de prog metal de todos os tempos, Portnoy anunciou a sua saída, notícia que deixou os fãs surpresos e chocados.
Desde que saiu da banda, Portnoy tocou com várias bandas e atualmente, faz parte do Sons Of Apollo, Liquid Tension Experiment, The Winery Dogs, entre outros grupos.
As feridas do passado aparentemente cicatrizaram e há algumas semanas, o baterista assistiu um show do Dream Theater pela primeira vez e tirou fotos com seus ex-companheiros.
Jesper Strömblad
O multi-instrumentista sueco fundou o In Flames, um dos pioneiros do melodic death metal. Durante o tempo que permaneceu na banda, tocou bateria, teclado e guitarra, seu principal instrumento. Exímio guitarrista e compositor, Jesper gravou os ótimos "Whoracle" (1997), "Colony" (1999), "Clayman" (2000) e "Come Clarity" (2006), entre outros discos.
Infelizmente, Jesper passou por problemas relativos ao alcoolismo e em 2010, resolveu deixar o In Flames. Atualmente, o músico é guitarrista do Cyhra e do The Halo Effect (banda formada por outros ex-In Flames).
Mike Sifringer
O guitarrista alemão fundou o Destruction e permaneceu na banda até 2021. Após quase 40 anos vários álbuns de estúdio, Mike deixou o grupo e afirmou que foi uma decisão difícil.
Confira no player a seguir uma playlist com algumas músicas gravadas pelos músicos citados na matéria. Aperte o play e boa diversão.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de guitarra mais bonita da história, segundo Brian May do Queen
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Angela Gossow afirma que Kiko Loureiro solicitou indenização por violação de direitos autorais
5 discos obscuros de rock dos anos 80 que ganharam nota dez da Classic Rock
"Provavelmente demos um tiro no próprio pé" diz Rich Robinson, sobre o Black Crowes
Max Cavalera diz que tema de novo disco do Soulfly poderia render um filme
Os 5 álbuns que marcaram Nando Mello, do Hangar: "Sempre preferi Coverdale a Gillan"
Jon Oliva publica mensagem atualizando estado de saúde e celebrando o irmão
Produção do Bangers Open Air conta como festival se adaptou aos headbangers quarentões
A opinião de Regis Tadeu sobre polêmica do Arch Enemy e Kiko Loureiro: "Virou paranoia"
O álbum de rock rural que mistura candomblé e umbanda que Regis Tadeu adora
Ouça o single punk gravado por Dave Murray antes do sucesso com o Iron Maiden
Alissa White-Gluz fala sobre "Black Widow's Web" do Angra e reação ao conhecer Sandy
O disco que define o metal, na opinião de Amy Lee, vocalista do Evanescence


Max Cavalera queria tocar bateria, mas Iggor era melhor que ele
O primeiro disco que Max Cavalera comprou; "Ouvia todos os dias"
Como Max Cavalera gostaria de ser lembrado no futuro, segundo suas palavras
Como Max Cavalera reagiu ao primeiro encontro com o irmão Iggor em dez anos
Max Cavalera diz que o mundo do metal nunca mais foi o mesmo após "Roots"
Como a morte precoce do pai colocou Max Cavalera no mundo do metal
Max Cavalera relembra o primeiro (e caótico) show do Sepultura
Max Cavalera revela o maior mal-entendido sobre sua saída do Sepultura
Nova música do Sepultura conta com participações de integrantes do Titãs
Sepultura lança "Beyond the Dream", uma das últimas músicas de sua carreira
A década mais entediante para a música dos últimos 50 anos, segundo a ciência
Cinco grandes bandas de metal que vieram de países com pouca tradição na música pesada


