Doom Metal: os dez trabalhos essenciais do estilo
Por Karina Detrigiachi
Fonte: About.com
Postado em 15 de agosto de 2009
O Doom Metal teve seu início no começo dos anos 70 com bandas de heavy metal como BLACK SABBATH tocando músicas com riffs lentos e obscuros, e letras sobre presságios. Nos anos 80, bandas como SAINT VITUS, TROUBLE e CANDLEMASS pegaram estes elementos e os deformaram no que se tornou conhecido como doom metal. O gênero foi calibrado no início dos anos 90 incluindo outros gêneros musicais como death, thrash e black metal formando uma multiplicidade de subgêneros. Hoje, o gênero ainda está crescendo forte, especialmente na cena undergound. Abaixo segue uma lista com os 10 álbuns essenciais do estilo, em ordem alfabética por banda.
Melhores e Maiores - Mais Listas
CANDLEMASS- 'Ancient Dreams'
Indiscutivelmente uma das bandas mais conhecidas do cenário doom metal, o CANDLEMASS construiu uma longa carreira com nada além de materiais consistentes. Lançado em 1988 o "Ancient Dreams" não foi o primeiro álbum lançado pela banda, mas foi o primeiro com o qual a banda "encontrou seus pés e então começou a correr". Desta vez não foi necessário nada instrumental. A maioria das músicas estão dentro da categoria de pouco mais que seis minutos, porém a banda manteve as músicas interessantes durante todo o tempo.
MY DYING BRIDE - 'The Angel And The Dark River'
Os primeiros álbuns do MY DYING BRIDE foram um aperitivo do que o grupo poderia criar como músicos, e o "The Angel And The Dark River" lançado em 1995 foi o primeiro álbum onde todas as partes se encaixaram em seus devidos lugares. O violino de Martin Powell é a parte principal da composição e o Aaron Stainthorpe poliu seus vocais, quase que eliminando os rugidos death metal, aprimorando os vocais limpos e sem brilho que estavam presentes em "Turn Loose The Swans". A música "The Cry Of Mankind’ que abre o álbum é perfeita para os dias atuais.
NOVEMBERS DOOM - 'Amid Its Hallowed Mirth'
Uma banda de doom metal americana que poderia competir com o resto da cena européia. O álbum "Amid Its Hallowed Mirth" primeiro do NOVEMBERS DOOM lançado em 1995 é uma fantástica coletânea de músicas que formam uma parede de som que submerge o ouvinte e os puxa até um buraco negro de tristeza. A produção não é das melhores, mas a maioria dos álbuns de doom metal dos anos 90 sofrem o mesmo problema. O fato de que a banda melhorou com o passar do tempo é uma façanha da qual a maioria das bandas não consegue nem chegar perto.
PAGAN ALTAR - 'Volume 1'
Se o álbum tivesse sido lançado no começo dos nos 80, como era para ter sido originalmente, ao invés de 1998, o PAGAN ALTAR poderia ter se tornado um nome consagrado. Ao invés disso, a banda é presenteada com uma posição "cult". O "Volume 1" mistura NWOBHM com uma vibração mais lenta de BLACK SABBATH, formando assim um som ameaçador e pesado.
SAINT VITUS - 'Saint Vitus'
Um dos primeiros álbuns de doom metal, o álbum do SAINT VITUS auto intitulado e lançado em 1984 é onde o gênero começou. Todos os elementos contidos nas cinco faixas que somam trinta e cinco minutos depois foram copiadas por centenas de outras bandas. A produção imprecisa, melodias que queimam lentamente, e estáveis, alta seção rítmica é tudo que faz o doom metal ser o que é, pelo menos no início da sua encarnação.
SOLITUDE AETURNUS - 'Beyond The Crimson Horizon'
O vocalista Robert Lowe agora é conhecido como o vocalista principal do CANDLEMASS, mas antes disso, ele era o vocalista do texano SOLITUDE AETURNUS. No que diz respeito a bandas de doom metal, eles são bastante subestimados e o álbum "Beyond The Crimson Horizon" de 1992 é uma prova disso. Enquanto não era o momento definitivo do gênero, o álbum foi uma amostra de músicos talentosos e sólidas composições de rock. Lowe, em particular, está no topo deste jogo, atingindo notas altas que deixa bocas abertas de espanto.
SOLSTICE - 'Lamentations'
Uma zebra na lista, o SOLSTICE possui apenas dois álbuns de estúdio. Isso não ofuscou o fato de que seu primeiro álbum "Lamentations", lançado em 1994, ser um doom metal fantástico pois é épico em seu âmbito. As músicas são longas, algumas atingindo a marca dos nove minutos, e a filosofia da banda é "paciência é uma virtude". Moldado na veia do CANDLEMASS, o SOLSTICE não é original, mas são realmente ótimos no que fazem, e isso os ajudou a ganhar alguns discípulos cult.
TROUBLE - 'Psalm 9'
Juntamente com o "Saint Vitus", o álbum "Psalm 9" é recomendável para qualquer fã de doom metal. O álbum esmaga tudo em seu caminho, com solos que tendem a seguir tendências melódicas, ao invés de retalhar e tocar de forma rápida. A banda foi capaz de unir compassos, números significativos e velocidade com músicas diretas, fazendo um álbum completo e interessante. O cover de "Tales of Brave Ulysses" do CREAM também deu um toque legal.
TYPE O NEGATIVE - 'October Rust'
O TYPE O NEGATIVE sucedidamente misturou gothic com doom metal, formando um som depressivo e oprimido que atraiu fãs de ambos os gêneros. O "October Rust" lançado em 1996 é o primeiro grande trabalho da banda, onde a atmosfera sombria era um dos elementos principais definindo o legado do TYPE O NEGATIVE. A banda trabalhou com uma unidade, com o "todo" sendo mais importante que alguma parte.
WITCHFINDER GENERAL - 'Death Penalty'
Relativamente desconhecidos no gênero devido ao seu breve tempo juntos como uma banda, o WITCHFINDER GENERAL deu seu salto inicial nos primários palcos do doom metal com seu álbum "Death Penalty" lançado em 1982. Curto, doce e no ponto, o álbum foi notado pela arte de sua capa, composta por uma mulher com o seio de fora sendo atacada do lado de fora de uma igreja.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Regis Tadeu esclarece por que Elton John aceitou tocar no Rock in Rio 2026
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
O disco do Dream Theater que Felipe Andreoli levava para ouvir até na escola
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
James Hetfield deu o "sinal verde" para vocalista do Paradise Lost cortar o cabelo nos anos 90
Mantas convidou Cronos para reunião da formação clássica do Venom
As 3 bandas de rock que deveriam ter feito mais sucesso, segundo Sérgio Martins
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026
Com nova turnê, Guns N' Roses quebrará marca de 50 apresentações no Brasil
Queen considera retornar aos palcos com show de hologramas no estilo "ABBA Voyage"
O baterista que ameaçou encher Ronnie James Dio de porrada caso ele lhe dirigisse a palavra
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
Bruce Dickinson não sabe se o Iron Maiden seria tão grande se ele não tivesse voltado à banda
Ian Astbury, do The Cult, cita nominalmente times do Brasil e fala da paixão pelo futebol
A pior década musical segundo Jeff Beck: "Até os lojistas cheiravam e te diziam como tocar"
Como Bon Jovi ajudou o jovem Sebastian Bach, mas virou seu grande inimigo

Vocalista do Candlemass não sentiu ciúmes da reunião da banda com Messiah Marcolin
Após show de reunião, Messiah Marcolin gostaria de seguir com o Candlemass
Ex-vocalista do Candlemass perdeu oportunidade de cantar no Ghost por não ver mensagem no MySpace
Os melhores discos de todos os tempos, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
Os 50 melhores álbuns ao vivo de todos os tempos, em lista da Classic Rock



