Lista: bandas de metal que nunca decepcionaram seus fãs - Parte 2
Por Mateus Ribeiro
Postado em 31 de outubro de 2020
O universo do metal é formado por uma infinidade de bandas, que desde o final dos anos 1960, vem fazendo a alegria dos fãs de música pesada. Ao longo do tempo, não só o metal, mas também as bandas do estilo passaram por várias transformações, o que causou e ainda causa opiniões divergentes entre seus apreciadores.
Apesar de todas as mudanças, existem algumas bandas que nunca pisaram na bola com seus seguidores, como é possível ver na matéria a seguir, publicada no Whiplash.net dia 16de outubro.
Para a nossa sorte, essa lista não acabou. Confira a seguir mais algumas bandas de metal que nunca decepcionaram seus fãs.
JUDAS PRIEST
O primeiro disco do JUDAS PRIEST, "Rocka Rolla", foi lançado há 46 anos. Desde então, o grupo passou por trocas de formação e foi tornando o seu som cada vez mais pesado e letal, afiado como a lâmina que aparece na capa de "British Steel".
Mesmo com todas as turbulências, o JUDAS sempre se manteve fiel ao metal e ao seu número enorme de fãs. Não há nenhuma outra banda que resuma tão bem o espírito do metal, o que ficou evidente no maior clássico do grupo, o agressivo "Painkiller", lançado em 1990. Após a tour de divulgação, o lendário Rob Halford saiu da banda e Tim "Ripper" Owens assumiu os vocais. "Ripper" encarou a difícil missão e gravou dois grandes discos ("Jugulator" e "Demolition"), que figuram entre os mais pesados da longa discografia do JUDAS.
Em 2003, Halford voltou ao seu posto e o JUDAS continua no trono do heavy metal, como pode ser notado no maravilhoso "Firepower", lançado em 2018.
Disco para se conhecer a banda: "Painkiller" (1990)
ANTHRAX
O ANTHRAX é a banda mais subestimada do famigerado "Big Four" do thrash metal estadunidense, que conta com METALLICA, MEGADETH e SLAYER. Dentre os quatro grupos, o quinteto é o que mais tentou inovar durante a sua carreira. Por outro lado, passou por momentos complicados, sobretudo no final dos anos 1990.
Seja com Neil Turbin, seja com Joey Belladonna, seja com John Bush, o ANTHRAX sempre fez músicas com muito sangue no olho. Mesmo misturando o seu som com o hip-hop nas excelentes "Bring The Noise" e "I Am The Man" ou passeando pelo terreno do groove metal, em nenhum momento a banda de Scott Ian abandonou suas raízes ou se distanciou de sua identidade.
O disco mais recente do ANTHRAX é "For All Kings", de 2016, mostrando que a banda ainda tem MUITA lenha para queimar.
Disco(s) para se conhecer a banda: "Among The Living" (1987) e "Sounf Of White Noise" (1994)
DEATH
A trajetória do DEATH infelizmente foi muito curta, porém, durou tempo suficiente para apresentar ao mundo excelentes discos. Sempre sob a batuta do genial guitarrista/vocalista/compositor Chuck Schuldiner, o som do grupo passou por modificações chocantes de um álbum para o outro.
Se em "Scream Bloody Gore" (1987) o DEATH chocou o mundo com suas músicas extremamente pesadas e agressivas, de "Human" (1991) em diante, o som da banda se destacou pelas estruturas complexas e pelas melodias intrincadas e improváveis criadas pelo genial Chuck.
O DEATH rompeu barreiras durante os seus pouco mais de dez anos de carreira e se tornou quase uma unanimidade entre os fãs das mais variadas ramificações do metal.
Disco para se conhecer a banda: "Symbolic" (1995)
TESTAMENT
O TESTAMENT é uma das bandas mais queridas do thrash metal. Se por um lado, não tem a popularidade dos seus contemporâneos METALLICA e SLAYER, por outro, nunca lançou um disco controverso, como "Load" ou "Diabolus In Musica".
Até mesmo quando lançou um disco "contestável", o TESTAMENT fez coisa boa. O álbum em questão é "Demonic", lançado em 1997, durante um período conturbado. Este é o trabalho mais extremo da banda até os dias de hoje.
As coisas foram se ajeitando e pouco a pouco, o TESTAMENT foi recuperando seu lugar na cena, como uma das maiores e mais respeitadas bandas de thrash da história. O último trabalho do quinteto, "Titans Of Creation", é excelente e mantém o status alcançado pelo grupo.
Disco para se conhecer a banda: "The New Order" (1988)
OVERKILL
Em atividade desde o início dos anos 1980, o OVERKILL é um exemplo de resistência. A banda, que foi fundada em New Jersey (EUA), nunca se vendeu aos modismos e até hoje, faz o que fazia no início de sua carreira: thrash metal puro e sem espaço para invenções.
Seja em "Feel The Fire", "Taking Over", "Horrorscope", "Necroshine", "Ironbound" ou qualquer outro trabalho da banda, ao dar o play, você sempre vai encontrar guitarras afiadas, baixo presente, bateria veloz, o vocal característico de Bobby "Blitz" Ellsworth, além de muita honestidade e amor ao metal.
Em 2019, o OVERKILL lançou o seu décimo nono álbum de estúdio, "The Wings Of War", que como era de se esperar, é thrash do início ao fim.
Disco para se conhecer a banda: "Horrorscope" (1991)
SOILWORK
A Suécia é um país que apresentou várias bandas de metal a partir dos anos 1990. O SOILWORK é uma delas. O som do grupo era classificado como melodic death metal, mas conforme os anos foram passando, a sonoridade foi sendo lapidada, ao mesmo tempo que influências modernas foram dando as caras aqui e ali.
Colocar o som do SOILWORK em alguma vertente do metal é tarefa árdua, já que as influências vão desde o heavy até o death metal. A mistura, que é muito bem feita, resulta em músicas que são muito diferentes umas das outras, mas que apresentam características em comum: peso, melodia e muita técnica por parte dos músicos envolvidos.
[an error occurred while processing this directive]Apesar de não figurar entre as bandas mais conhecidas de sua geração, o SOILWORK é uma das melhores e mais originais.
Disco para se conhecer a banda: "Figure Number Five" (2003)
Em breve, a parte 3. Envie sua sugestão nos comentários!
Bandas de metal que nunca decepcionaram seus fãs
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps