Lista: bandas de metal que nunca decepcionaram seus fãs - Parte 2
Por Mateus Ribeiro
Postado em 31 de outubro de 2020
O universo do metal é formado por uma infinidade de bandas, que desde o final dos anos 1960, vem fazendo a alegria dos fãs de música pesada. Ao longo do tempo, não só o metal, mas também as bandas do estilo passaram por várias transformações, o que causou e ainda causa opiniões divergentes entre seus apreciadores.
Apesar de todas as mudanças, existem algumas bandas que nunca pisaram na bola com seus seguidores, como é possível ver na matéria a seguir, publicada no Whiplash.net dia 16de outubro.
Para a nossa sorte, essa lista não acabou. Confira a seguir mais algumas bandas de metal que nunca decepcionaram seus fãs.
JUDAS PRIEST
O primeiro disco do JUDAS PRIEST, "Rocka Rolla", foi lançado há 46 anos. Desde então, o grupo passou por trocas de formação e foi tornando o seu som cada vez mais pesado e letal, afiado como a lâmina que aparece na capa de "British Steel".
Mesmo com todas as turbulências, o JUDAS sempre se manteve fiel ao metal e ao seu número enorme de fãs. Não há nenhuma outra banda que resuma tão bem o espírito do metal, o que ficou evidente no maior clássico do grupo, o agressivo "Painkiller", lançado em 1990. Após a tour de divulgação, o lendário Rob Halford saiu da banda e Tim "Ripper" Owens assumiu os vocais. "Ripper" encarou a difícil missão e gravou dois grandes discos ("Jugulator" e "Demolition"), que figuram entre os mais pesados da longa discografia do JUDAS.
Em 2003, Halford voltou ao seu posto e o JUDAS continua no trono do heavy metal, como pode ser notado no maravilhoso "Firepower", lançado em 2018.
Disco para se conhecer a banda: "Painkiller" (1990)
ANTHRAX
O ANTHRAX é a banda mais subestimada do famigerado "Big Four" do thrash metal estadunidense, que conta com METALLICA, MEGADETH e SLAYER. Dentre os quatro grupos, o quinteto é o que mais tentou inovar durante a sua carreira. Por outro lado, passou por momentos complicados, sobretudo no final dos anos 1990.
Seja com Neil Turbin, seja com Joey Belladonna, seja com John Bush, o ANTHRAX sempre fez músicas com muito sangue no olho. Mesmo misturando o seu som com o hip-hop nas excelentes "Bring The Noise" e "I Am The Man" ou passeando pelo terreno do groove metal, em nenhum momento a banda de Scott Ian abandonou suas raízes ou se distanciou de sua identidade.
O disco mais recente do ANTHRAX é "For All Kings", de 2016, mostrando que a banda ainda tem MUITA lenha para queimar.
Disco(s) para se conhecer a banda: "Among The Living" (1987) e "Sounf Of White Noise" (1994)
DEATH
A trajetória do DEATH infelizmente foi muito curta, porém, durou tempo suficiente para apresentar ao mundo excelentes discos. Sempre sob a batuta do genial guitarrista/vocalista/compositor Chuck Schuldiner, o som do grupo passou por modificações chocantes de um álbum para o outro.
Se em "Scream Bloody Gore" (1987) o DEATH chocou o mundo com suas músicas extremamente pesadas e agressivas, de "Human" (1991) em diante, o som da banda se destacou pelas estruturas complexas e pelas melodias intrincadas e improváveis criadas pelo genial Chuck.
O DEATH rompeu barreiras durante os seus pouco mais de dez anos de carreira e se tornou quase uma unanimidade entre os fãs das mais variadas ramificações do metal.
Disco para se conhecer a banda: "Symbolic" (1995)
TESTAMENT
O TESTAMENT é uma das bandas mais queridas do thrash metal. Se por um lado, não tem a popularidade dos seus contemporâneos METALLICA e SLAYER, por outro, nunca lançou um disco controverso, como "Load" ou "Diabolus In Musica".
Até mesmo quando lançou um disco "contestável", o TESTAMENT fez coisa boa. O álbum em questão é "Demonic", lançado em 1997, durante um período conturbado. Este é o trabalho mais extremo da banda até os dias de hoje.
As coisas foram se ajeitando e pouco a pouco, o TESTAMENT foi recuperando seu lugar na cena, como uma das maiores e mais respeitadas bandas de thrash da história. O último trabalho do quinteto, "Titans Of Creation", é excelente e mantém o status alcançado pelo grupo.
Disco para se conhecer a banda: "The New Order" (1988)
OVERKILL
Em atividade desde o início dos anos 1980, o OVERKILL é um exemplo de resistência. A banda, que foi fundada em New Jersey (EUA), nunca se vendeu aos modismos e até hoje, faz o que fazia no início de sua carreira: thrash metal puro e sem espaço para invenções.
Seja em "Feel The Fire", "Taking Over", "Horrorscope", "Necroshine", "Ironbound" ou qualquer outro trabalho da banda, ao dar o play, você sempre vai encontrar guitarras afiadas, baixo presente, bateria veloz, o vocal característico de Bobby "Blitz" Ellsworth, além de muita honestidade e amor ao metal.
Em 2019, o OVERKILL lançou o seu décimo nono álbum de estúdio, "The Wings Of War", que como era de se esperar, é thrash do início ao fim.
Disco para se conhecer a banda: "Horrorscope" (1991)
SOILWORK
A Suécia é um país que apresentou várias bandas de metal a partir dos anos 1990. O SOILWORK é uma delas. O som do grupo era classificado como melodic death metal, mas conforme os anos foram passando, a sonoridade foi sendo lapidada, ao mesmo tempo que influências modernas foram dando as caras aqui e ali.
Colocar o som do SOILWORK em alguma vertente do metal é tarefa árdua, já que as influências vão desde o heavy até o death metal. A mistura, que é muito bem feita, resulta em músicas que são muito diferentes umas das outras, mas que apresentam características em comum: peso, melodia e muita técnica por parte dos músicos envolvidos.
Apesar de não figurar entre as bandas mais conhecidas de sua geração, o SOILWORK é uma das melhores e mais originais.
Disco para se conhecer a banda: "Figure Number Five" (2003)
Em breve, a parte 3. Envie sua sugestão nos comentários!
Bandas de metal que nunca decepcionaram seus fãs
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Para Mille Petrozza, humanidade vive retrocesso e caminha de volta à "era primitiva"
Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
Sepultura anuncia última tour norte-americana com Exodus e Biohazard abrindo
Os 11 maiores discos de onze bandas gigantes dos anos oitenta, segundo a Loudwire
Os discos do U2 que Max Cavalera considera obras-primas
O álbum que, segundo John Petrucci, representa a essência do Dream Theater
A banda que estava à frente do Aerosmith e se destruiu pelos excessos, segundo Steven Tyler
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
As 11 melhores baladas de rock alternativo dos anos 1990, segundo a Loudwire
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen

Bandas de metal que nunca decepcionaram seus fãs - Parte 1
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
"The Ballad of Judas Priest" documentário oficial do Judas Priest, ganha data de estreia
Cinco discos de heavy metal que são essenciais, segundo Prika Amaral
Por que criar um disco novo é como dar à luz, segundo Rob Halford
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 2000 a 2025
10 grandes álbuns de bandas dos anos 1980 lançados nos 1990s segundo o Metal Injection
Cinco obras-primas do Metal mundial, de acordo com Regis Tadeu
31 discos de rock e heavy metal que completam 40 anos em 2026
As bandas de heavy metal favoritas de Rob Halford do Judas Priest, segundo o próprio
Rob Halford, o Metal God, celebra 40 anos de sobriedade


